Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo

Os Mapas Mentais do Artigo:

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Não é possível ter sucesso projetos de Inovação Pessoal se a pessoa não faz, de forma adequada um diagnóstico dos seus problemas emocionais.
  2. A Formatação Básica Obrigatória que todos temos que passar gera diversos tipos de traumas em todos nós.
  3. Viver é, assim, aprender a lidar com os nossos Transtornos.
  4. É preciso entender que TODOS os Sapiens foram, em alguma medida, traumatizados para poder ser Sapiens.
  5. Falsas facilidades são criadas e resolvem o problema financeiro de quem vende, mas quase nunca de quem compra.
  6. Vende-se por aí a ideia de que todos somos iguais e, por causa disso, o ter sucesso é apenas ter uma boa metodologia.
  7. Existe uma pasteurização de muitos autores da Inovação Pessoal que tenta vender para as pessoas que “ter sucesso” é apenas uma questão de esforço.
  8. Viver é, em alguma medida, aprender a nos relacionar com nossos traumas.

Vamos ao Artigo:

“Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você.” – Jean Paul Sartre.

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

Quando resolvemos estudar a Inovação, criamos três camadas, que definem o número de pessoas envolvidas nos processos de mudança. São elas:

  • Civilizacional – boa parte dos Sapiens;
  • Organizacional – que envolve um Ambiente Organizacional específico;
  • Pessoal – apenas uma pessoa.

Ao estudarmos a Inovação Pessoal, mergulhamos na literatura sobre o tema e percebemos que:

Existe uma pasteurização de muitos autores da Inovação Pessoal que tenta vender para as pessoas que “ter sucesso” é apenas uma questão de esforço.

Vende-se por aí a ideia de que todos somos iguais e, por causa disso, o ter sucesso é apenas ter uma boa metodologia.

Regra Bimodal:

Falsas facilidades são criadas e resolvem o problema financeiro de quem vende, mas quase nunca de quem compra.

Pessoas são muito diferentes uma das outras, pois:

  • têm uma Formatação Básica Obrigatória diferente, gerando traumas distintos;
  • bem como Potenciais Primários diferentes.

Potencial Primário – características que temos que são diferentes de outras pessoas, que variam no tipo de inteligência, temperamento.

O presente artigo pretende se dedicar aos traumas gerados pela Formatação Básica Obrigatória.

O Sapiens precisa ser fortemente formatado para que possa se socializar.

A Formatação Básica Obrigatória que todos temos que passar gera diversos tipos de traumas em todos nós.

Trauma na psicologia, segundo o Dr. Google, é um acontecimento emocionalmente doloroso que torna o sujeito particularmente sensível em situações similares.

Assim, viver é, em alguma medida, aprender a nos relacionar com nossos traumas.

Por isso, a frase de Sartre é tão poderosa:

“Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você.” – Jean Paul Sartre.

A mensagem de Sartre é de que algo foi feito com você, pois isso faz parte estrutural de todos os Sapiens.

Não adianta chorar sobre o leite derramado.

É preciso entender que TODOS os Sapiens foram, em alguma medida, traumatizados para poder ser Sapiens.

Mais por experiência própria do que pela literatura, observo que há diferentes graus de traumas emocionais.

Podemos dividir os traumas emocionais em dois:

  • Traumas Emocionais Mais Estruturais – relacionados à falta de carinho, atenção e afeto que tivemos na infância, que são mais profundos;
  • Traumas Emocionais Mais Conjunturais – relacionados a outros problemas de formatação mais superficiais.

Quando usamos o termo “terapia” relacionamos diretamente à demanda por um processo psicanalítico.

Vejamos as definições.

Terapia é um termo usado para designar algum tipo de tratamento para uma doença.

Podemos dizer que terapia é uma metodologia para resolver um problema, que vai desde um problema corporal (fisio-terapia) ou à psicanálise.

Vejamos o que diz o Dr.Google:

A Psicanálise é o campo de estudo preocupado em explicar o funcionamento da subjetividade humana, auxiliando no tratamento de transtornos mentais.

O que quer dizer Transtorno?

Os transtornos são condições de ordem psicológica e/ou mental que geram comprometimento na vida normal de uma pessoa. Essas alterações mentais são tratadas, geralmente, por psicólogos e psiquiatras.

Mais ainda:

Transtorno é um substantivo masculino e também flexão do verbo transtornar (1ª pessoa do singular do Presente do Indicativo). O termo vem do Latim trans, que significa “através” mais tornare, que quer dizer “fazer dar voltas, arredondar”.

O significado de Transtorno quer expressar um efeito ou ato de transtornar, ou seja, frustrar, trazer problemas, dificuldades, empecilhos.

Viver é, assim, aprender a lidar com os nossos Transtornos. Aquilo que nos causa empecilhos, dificuldades de ter uma vida melhor.

Quando temos uma Taxa de Transtorno maior, gerado por um Trauma Mais Estrutural recomenda-se um tratamento mais especializado de um psicanalista.

Vejamos os dois tipos de terapias possíveis para diferentes tipos de traumas:

  • os psicanalistas, assim, seriam mais especializados em Traumas Emocionais Mais Estruturais, mais Profundos e mais difíceis de serem superados, que precisam de um tratamento mais demorado;
  • E outros tipos de profissionais, que hoje chamamos de coaches  seriam especializados em Traumas Emocionais Mais Conjunturais.

Um problema bem comum na Inovação Pessoal é justamente a pessoa não conseguir fazer um diagnóstico adequado do seus traumas.

Mais ainda.

Mesmo que perceba que tem um Trauma Mais Estrutural, que demanda um tratamento psicanalítico mais demorado e não algo mais superficial, é preciso escolher o terapeuta adequado.

Em ambos os casos, seja em Traumas Mais Estruturais ou Conjunturais, o Sapiens precisa criar um espaço interno de observação.

Podemos dividir o Espaço Interno de Observação em dois:

  • Bancada Inovadora da Mente – que se dedica mais a análise dos Paradigmas do Pensar;
  • Divã Inovador da Mente que se dedica mais a análise dos Paradigmas do Sentir e Agir.

Espaço Interno de Observação – capacidade que temos de analisar nossos Paradigmas (formas de sentir, pensar e agir) bem como os fatos externos para que possamos tomar decisões mais adequadas na direção de uma vida melhor.

Não é possível ter sucesso projetos de Inovação Pessoal se a pessoa não faz, de forma adequada um diagnóstico dos seus problemas emocionais.

Mais.

Feito o diagnóstico, em caso de demanda por ajuda, por terapias para superar transtornos, é preciso saber escolher não só o tipo de terapia mais adequada, mas o profissional daquela linha de terapia.

Acredito que todo o processo de melhoria da Inovação Pessoal Mais Forte e mais eficaz é aquele que:

  • compreende que existe dentro de nós um Espaço Interno de Observação;
  • que este Espaço Interno de Observação precisa ser tornado consciente;
  • e, em sendo consciente, precisa ser trabalhado todos os dias para que se torne cada vez mais atuante. 

É isso, que dizes?

Quer experimentar a Bimodais por um mês?

Paga R$ 100,00, se quiser ficar paga apenas mais R$ 300,00 e fica até o final de junho. Vai ter acesso ao novo livro em produção “Ciência da Inovação”. Me zapeia: 21-99608-6422

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS, QUE JÁ CONSTAM NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO COM PARÁGRAFO RECUADO: FRASES QUE SERÃO USADAS NO NOVO LIVRO E/OU NA DIVULGAÇÃO DOS ARTIGOS.

GRIFOS EM NEGRITO COM AZUL E ROXO: SÃO PARÁGRAFOS, QUE CONTÊM CONCEITOS NOVOS E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: SÃO PARÁGRAFOS, QUE CONTÊM CONCEITOS ANTIGOS E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: ITENS QUE SERÃO INCLUÍDOS NO NOVO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE É A NARRATIVA PROGRESSIVA BIMODAL, QUE ESTÁ SENDO EDITADA NO GOOGLE DOCS.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO REGRAS DE CAUSA E EFEITO QUE VÃO SENDO DESCOBERTAS AO LONGO DO NOSSO PROCESSO DE TRABALHO E SÃO INCLUÍDAS NUMA ÁREA ESPECIAL DA NARRATIVA PROGRESSIVA BIMODAL.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS E VÃO SER INCORPORADOS EM ALGUM TÓPICO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS. 

Leave a Reply