Frases de Divulgação do Artigo:
- Quando falamos no norte do sucesso, estamos falando em métrica.
- Uma vida mais feliz e significativa será resultado do gerenciamento diário da nossa motivação.
- Assim, a ideia de que ter sucesso é chegar a algum lugar é TOTALMENTE falsa e enganosa.
- A cada lugar que chegamos, temos a demanda de ir para outro no momento seguinte.
- As pessoas, no final das contas, querem estar motivadas quando acordam.
- Quando apostamos nossa felicidade só em coisas, temos tudo para nos decepcionar, conforme vamos chegando a nossa finitude.
- Bens Tangíveis devem ser um meio para que possamos atingir nossas metas de Bens Intangíveis, que devem ser o fim.
- A motivação não é uma estátua que se pode colocar na praça. O que me motiva hoje, pode não me motivar mais amanhã.
Vamos ao Artigo:
“Se você planeja ser qualquer coisa menos do que aquilo que você é capaz, provavelmente você será infeliz todos os dias de sua vida.” – Maslow.
(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)
Quando falamos no norte do sucesso, estamos falando em métrica.
Métrica significa, conforme o Dr. Google:
Conjunto de medidas que você utiliza para orientar o seu projeto.
Eu diria mais.
Métrica é a referência que você escolhe para definir se você está indo bem ou mal dentro de um projeto.
Porém, não podemos confundir o que é a Métrica utilizada dentro da Inovação Organizacional com a Pessoal.
Em ambos os casos, é preciso que tenha um lado tangível, pois um projeto, seja ele qual for, precisa ser sustentável.
É preciso ter um cliente que se sente satisfeito e financia pessoas e organizações.
Porém, isso não é o suficiente.
Aqui, podemos chamar Abraham Maslow para nos ajudar.
Pirâmide de Maslow – Hierarquia de Necessidades:
- Necessidades Fisiológicas: são relacionadas às necessidades do organismo, e são a principal prioridade do ser humano. Entre elas estão respirar e se alimentar. Sem estas necessidades supridas, as pessoas sentirão dor e desconforto e ficarão doentes;
- Necessidades de Segurança: envolve a estabilidade básica que o ser humano deseja ter. Por exemplo, segurança física (contra a violência), segurança de recursos financeiros, segurança da família e de saúde;
- Necessidades Sociais: com as duas primeiras categorias supridas, passa-se a ter necessidades relacionadas à atividade social, como amizades, aceitação social, suporte familiar e amor;
- Necessidades de Status e Estima: todos gostam de ser respeitados e bem vistos. Este é o passo seguinte na hierarquia de necessidades: ser reconhecido como uma pessoa competente e respeitada;
- Necessidade de Auto Realização: é uma necessidade instintiva do ser humano. Todos gostam de sentir que estão fazendo o melhor com suas habilidades e superando desafios. As pessoas neste nível de necessidades gostam de resolver problemas, possuem um senso de moralidade e gostam de ajudar os outros. Suprir esta necessidade equivale a atingir o mais alto potencial da pessoa.
O que nos diz Maslow?
Que existe uma hierarquia das nossas demandas e que você pode, ou não, chegar no que ele chama de “topo da pirâmide”.
Quando se procura a Métrica da Inovação Pessoal podemos nos perguntar até onde você quer ir na Pirâmide de Maslow?
Na minha experiência de vida, de maneira geral, os Incrementadores se satisfazem até o quarto andar da Pirâmide de Maslow. Os Disruptores já têm uma demanda pelo quinto andar.
De maneira geral, o que acaba ocorrendo sem uma discussão mais profunda é que as pessoas criam uma métrica de uma vida mais significativa, mais tangível, que para no quarto andar.
O norte de uma vida melhor passa, quase sempre, a se chegar até o quarto andar da Pirâmide de Maslow.
Assim, a métrica do sucesso passa a ser o que eu comprei, adquiri, uma família, um casamento, o número de seguidores que eu tenho.
Passo a ter uma Métrica Mais Exógena na Inovação Pessoal.
Não coloco a questão da auto realização como uma referência.
Vejamos a diferença entre as duas Métricas da Inovação Pessoal:
- Métrica Exógena da Inovação Pessoal – que vem de fora para dentro, baseada mais em bens tangíveis do que intangíveis;
- Métrica Endógena do Sucesso – que vem de dentro para fora, baseada mais em bens intangíveis do que tangíveis.
Note que quando Maslow aponta os diferentes andares da sua pirâmide, ele só vai colocar o item “auto realização” no quinto andar.
Porém, temos uma questão estrutural que atinge aos dois perfis inovadores, tanto o incremental quanto o disruptivo, que vai na seguinte direção:
- o Sapiens precisa estar motivado para enfrentar os problemas da vida;
- e a motivação não é estática, mas progressiva. O que te motiva hoje, pode não te motivar mais amanhã.
O sentimento de motivação e felicidade com o casamento de hoje pode não ser mais o mesmo amanhã, o mesmo ocorre com o emprego, o trabalho, a relação com os amigos.
A cada passo que damos, novas formas de sentir, pensar e agir vão nos tomando e temos a demanda de revisar o que hoje era bom.
Nunca saberemos onde queremos chegar, pois a cada chegada, temos a vontade de gerar uma nova partida.
Assim, a ideia de que ter sucesso é chegar a algum lugar é TOTALMENTE falsa e enganosa.
A cada lugar que chegamos, temos a demanda de ir para outro no momento seguinte.
Assim, acredito que a Métrica mais adequada para a Inovação Pessoal é a de se basear na motivação.
Você deve se perguntar todos os dias: estou motivado? O que está me tirando a motivação e como posso mudar algo para continuar motivado?
As pessoas, no final das contas, querem estar motivadas quando acordam.
E isso implica um gerenciamento de vários aspectos da vida, que envolve obviamente ter dinheiro para pagar as contas, ter relações saudáveis com amigos, parentes, namorados e namoradas.
Porém, isso tudo é progressivo.
A motivação não é uma estátua que se pode colocar na praça. O que me motiva hoje, pode não me motivar mais amanhã.
Uma pessoa mais inquieta, disruptiva, tem uma demanda interna por desafios constantes.
O que vai variar entre uma pessoa mais incremental para uma mais disruptiva é o ritmo.
Porém, em ambos os casos as pessoas vão precisar estar o tempo gerenciando a motivação.
Uma vida mais feliz e significativa será resultado do gerenciamento diário da nossa motivação.
É isso, que dizes?
Quer experimentar a Bimodais por um mês?
Paga R$ 100,00, se quiser ficar paga apenas mais R$ 300,00 e fica até o final de junho. Vai ter acesso ao novo livro em produção “Ciência da Inovação”. Me zapeia: 21-99608-6422
GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS
GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS, QUE JÁ CONSTAM NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.
GRIFOS EM ITÁLICO COM PARÁGRAFO RECUADO: FRASES QUE SERÃO USADAS NO NOVO LIVRO E/OU NA DIVULGAÇÃO DOS ARTIGOS.
GRIFOS EM NEGRITO COM AZUL E ROXO: SÃO PARÁGRAFOS, QUE CONTÊM CONCEITOS NOVOS E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.
GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: SÃO PARÁGRAFOS, QUE CONTÊM CONCEITOS ANTIGOS E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.MENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.
GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.
GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: ITENS QUE SERÃO INCLUÍDOS NO NOVO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE É A NARRATIVA PROGRESSIVA BIMODAL, QUE ESTÁ SENDO EDITADA NO GOOGLE DOCS.
GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO REGRAS DE CAUSA E EFEITO QUE VÃO SENDO DESCOBERTAS AO LONGO DO NOSSO PROCESSO DE TRABALHO E SÃO INCLUÍDAS NUMA ÁREA ESPECIAL DA NARRATIVA PROGRESSIVA BIMODAL.
GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS E VÃO SER INCORPORADOS EM ALGUM TÓPICO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.