Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal081122
Novas Hashtags:
#Educação 2.0 – criando e/ou desenvolvendo este conceito.
Frases de Divulgação do Artigo:
- Os educadores estão imersos na Ciência Social 1.0, que ficou obsoleta.
- Pensar o futuro da Educação, passa, necessariamente, pelo Diagnóstico Futurista que cada educador está utilizando.
- O Diagnóstico Futurista Bimodal aponta para a demanda de uma Educação Curadora.
- A Curadoria é um Ambiente de Sobrevivência, que exige uma autonomia muito maior de cada Sapiens.
- O aumento da Taxa de Autonomia de cada pessoa passou a ser o grande desafio da Educação 2.0.
- A Educação Curadora tem como grande norte superar esta barreira de Ambientes Educacionais massivos com qualidade.
- Na Curadoria Digital, temos a necessidade de aumentar a Taxa de Autonomia do Sapiens e é esta, basicamente, a demanda da Educação 2.0: um Sapiens mais autônomo.
- Estamos diante de uma mudança filosófica na educação, pois o futuro pede a formatação de um Sapiens muito mais autônomo do que hoje.
Vamos ao Artigo:
“A principal inovação na educação neste novo século é superar o desafio da qualidade na quantidade e na quantidade com qualidade.” – Ronaldo Mota.
Quais são os passos para entender o futuro da educação na nova Civilização 2.0?
- Compreender que o Sapiens precisa de uma Formatação Básica Obrigatória para viver em sociedade;
- Que a Formatação Básica Obrigatória é direta e indiretamente estruturada pelas mídias de plantão;
- Que a Formatação Básica Obrigatória prepara o Sapiens para viver em um determinado tipo de Ambiente de Sobrevivência;
- Que os Ambientes de Sobrevivência se modificam no tempo, conforme as mídias de plantão e obrigam um alinhamento nos Ambientes Educacionais;
- e que os novos Ambientes Educacionais precisam estar alinhados com os novos Ambientes de Sobrevivência Curador.
O que é o novo Ambiente de Sobrevivência Curador?
Estamos criando com a Curadoria Digital organizações mais ágeis com maior participação das pessoas, através do uso intenso de Algoritmos.
Na Curadoria Digital, temos a necessidade de aumentar a Taxa de Autonomia do Sapiens e é esta, basicamente, a demanda da Educação 2.0: um Sapiens mais autônomo.
Hoje, na Formatação Básica Obrigatória 1.0, o Ambiente Educacional visa a formação de um Sapiens que opere em Ambientes de Sobrevivência mais Verticalizados.
A Gestão, o atual Ambiente de Sobrevivência Pré-Digital, precisa de Sapiens que obedeçam os atuais Gestores.
Na Curadoria, o Sapiens vai precisar operar e decidir muito mais do que hoje e isso exige que seja preparado para este desafio.
Assim, estamos diante de uma mudança filosófica na educação, pois o futuro pede a formatação de um Sapiens muito mais autônomo do que hoje.
Há diversos Conceituadores Educacionais, que sugerem mudanças educacionais, mas é preciso, antes de tudo, ter um Diagnóstico Futurista adequado.
E este é o principal problema para promover o ajuste nos Ambientes Educacionais: os educadores estão imersos na Ciência Social 1.0, que ficou obsoleta.
A Ciência Social 1.0 não consegue enxergar, de forma adequada, as alterações provocadas na sociedade pela demografia, mídias e os diferentes Ambientes de Sobrevivência.
Para se poder pensar de forma adequada na Educação 2.0 é preciso rever, antes de tudo, a Ciência Social 1.0.
A Ciência Social 2.0, aquela que promove os ajustes necessários na 1.0 e, por causa deles, consegue perceber a chegada da Curadoria, um novo Modelo de Sobrevivência do Sapiens.
A Educação 2.0, basicamente, visa preparar o Sapiens para viver dentro do Ambiente da Sobrevivência da Curadoria.
Portanto, discutir o futuro da Educação, passa, necessariamente, pelo Diagnóstico Futurista que cada educador está utilizando.
O Diagnóstico Futurista Bimodal aponta como a grande e disruptiva novidade a chegada da Curadoria.
A Curadoria Digital é um Ambiente de Sobrevivência, que exige uma autonomia muito maior de cada Sapiens.
É o aumento da Taxa de Autonomia de cada pessoa, que vai ser o grande desafio da Educação 2.0.
O Sapiens 2.0 precisa aumentar a lidar melhor com:
- a Felicidade Endógena (aquela que vem de dentro para fora);
- a Filtragem da Informação para separar o que é Mais Verdade e Mais Mentira;
- a trabalhar para sobreviver, de forma mais autônoma, tendo o cliente como referência e não um Gestor;
- a ter uma vida menos apegada ao tempo e lugar, a partir do aumento exponencial do trabalho a distância;
- aprender a lidar mais com problemas cada vez mais mutantes.
Se imaginarmos um Ambiente Educacional 2.0 teremos:
- menos conteúdo e mais ensinamentos de como lidar com a Filtragem da Informação;
- menos alguém ensinando e mais o estímulo do Aprendizado Mais Participativo;
- um aprendizado baseado mais em problemas do que em informações;
- um estímulo maior à educação voltada para a inovação, autonomia, criatividade e empreendedorismo.
Voltamos a frase de Ronaldo Mota:
“A principal inovação na educação neste novo século é superar o desafio da qualidade na quantidade e na quantidade com qualidade.” –
Aumentamos a população mundial em oito vezes nos últimos 220 anos e, por causa disso, os Ambientes Educacionais ficaram obsoletos.
Hoje, uma escola para ter qualidade precisa ter uma quantidade pequena de alunos, o que faz com que nem todo mundo tenha uma educação de qualidade.
A Educação Curadora tem como grande norte superar esta barreira de Ambientes Educacionais massivos e com qualidade.
É isso, que dizes?
Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Compre meu livro Administração 3.0, autografado: https://bit.ly/adm30autografado
GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS
GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO. PASSA A FAZER PARTE DO GLOSSÁRIO BIMODAL PROGRESSIVO, QUE OS ALUNOS DA ESCOLA TÊM ACESSO).
GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS, QUE ENTRAM PARA O GLOSSÁRIO DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.
GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.
GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.
GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.
GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.
GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS.