Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal160922b
Novas Hashtags:
#Felicidade 2.0 – criando e/ou desenvolvendo este conceito.
Quais são as questões do artigo?
- Reflexões sobre a Felicidade 2.0.
Os avanços que ocorreram na Narrativa Bimodal, a partir deste artigo:
- Criatividade no Tik Tok.
Frases de Divulgação do Artigo:
- Quanto mais gente tivermos no planeta, mais precisaremos nos Originalizar.
- Quem Zecapagoda, deixa a vida me levar, está praticando a Felicidade Menos Originalizada.
- A Felicidade Mais Originalizada dá mais trabalho, pois não há receita de bolo.
- O trabalho da Felicidade Mais Originalizada é solitário, pois ninguém consegue enxergar o que ocorre dentro de você.
- Quanto mais gente tivermos no planeta, mais criatividade será exigida do Sapiens.
- No futuro, o Sapiens 2.0 será muito mais diverso e originalizado do que o 1.0.
- A Verticalização do Ambiente de Sobrevivência gera o aumento da Taxa de Padronização e a redução da Taxa da Felicidade Mais Originalizada.
- A horizontalização de qualquer ambiente humano é detonadora do aumento da Originalização.
Vamos ao Artigo:
“Onde as necessidades do mundo e os seus talentos se cruzam, aí está a sua vocação.” – Aristóteles.
Iniciamos na Oitava Imersão dos Bimodais o desenvolvimento da emergente Ciência da Inovação.
A Ciência da Inovação procura analisar e estudar o fenômeno das mudanças da espécie tanto do ponto de vista pessoal, grupal, organizacional ou civilizacional.
(Comentário para os Bimodais: a partir deste artigo a Antropologia da Sobrevivência passa a ser incorporada na Ciência da Inovação, no que vou chamar de Inovação Civilizacional.)
Temos dois tipos de Inovação:
- A Inovação Mais Exógena – mudamos mais porque fatores externos nos obrigam a mudar do que por vontade própria;
- A Inovação Mais Endógena – mudamos mais porque fatores internos nos obrigam a mudar do que por algum tipo de mudança no ambiente.
Em todo o processo de Inovação sempre há Fatores Internos e Externos, o que varia é a taxa de influência para a mudança mais de dentro para fora ou mais de fora para dentro.
Na Inovação Mais Exógena, temos a sensação de que estamos sendo obrigados a mudar e isso gera mais resistência.
A Pandemia foi um exemplo típico das Inovações Mais Exógenas, quando fomos obrigados a mudar os hábitos e criar vacinas.
O tema do artigo se refere mais a Inovação Mais Endógena, que vem de dentro para fora.
Mais ainda.
O artigo procura abordar a Inovação Endógena Pessoal – aquela que as pessoas procuram mudar, a partir de demandas internas.
Todo o processo de Inovação Endógena Pessoal começa pelo aprofundamento da reflexão sobre o conceito de “felicidade”.
Toda mudança, seja ela qual for, é motivada, em última instância, por uma demanda de sair de uma situação pior para uma melhor. Ou de uma situação mais inviável para uma mais viável.
Inovações Endógenas Pessoal têm como foco o aumento da Taxa de Felicidade.
Podemos dizer que temos também duas escolhas ao definir felicidade:
- Felicidade Menos Originalizada – que é mais influenciada de de dentro para fora do que de fora para dentro;
- Felicidade Mais Originalizada – que é mais influenciada de fora para dentro do que de dentro para fora.
A Felicidade Menos Originalizada é a mais comum, pois as pessoas recebem a “receita de bolo” do que é ser mais feliz e a seguem.
Quem Zecapagoda, deixa a vida me levar, está praticando a Felicidade Menos Originalizada.
A Felicidade Menos Originalizada não exige muito esforço, pois basta atender as demandas do que é considerado “felicidade” pela sociedade.
Na Felicidade Menos Originalizada eu procuro adequar a minha vida aos que os outros definem como felicidade.
A Felicidade Mais Originalizada dá mais trabalho, pois não há receita de bolo.
O Sapiens é a espécie com mais diversidade entre seus membros e, por causa disso, o que traz felicidade para ciclano não é o mesmo que traz para beltrano.
Mais difícil ainda.
O trabalho da Felicidade Mais Originalizada é solitário, pois ninguém consegue enxergar o que ocorre dentro de você.
O problema principal da procura da Felicidade Mais Originalizada é o conflito que isso gera no ambiente que você vive.
A Felicidade Mais Originalizada esbarra, entretanto, na Taxa de Padronização do Ambiente.
A Taxa de Padronização do Ambiente envolve:
- escolhas políticas e econômicas do ponto de vista conjuntural de cada região;
- o momento civilizacional, conforme o Estágio do Uso das Mídias (Inicial, Consolidado e Final).
E aí temos uma regra:
Quanto mais verticalizado for o Ambiente de Sobrevivência, maior será a dificuldade para o exercício da Felicidade Mais Originalizada.
A Verticalização do Ambiente de Sobrevivência gera o aumento da Taxa de Padronização e a redução da Taxa da Felicidade Mais Originalizada.
Vivemos hoje o Estágio Civilizacional Inicial de Novas Mídias, no qual novas mídias mais descentralizadas chegaram e estão sendo disseminadas.
Novas Mídias Mais Descentralizadas provocam um movimento de aumento exponencial da horizontalização do Ambiente de Sobrevivência.
O aumento exponencial da horizontalização do Ambiente de Sobrevivência gera naturalmente um aumento da Taxa da Felicidade Mais Originalizada.
Podemos dizer que a horizontalização de qualquer ambiente humano é detonadora do aumento da Originalização.
A Originalização é uma demanda da espécie para que possa inovar e resolver os problemas gerados pela Complexidade Demográfica Progressiva.
Mais ainda.
As novas Mídias Mais Descentralizadas permitem e tornam sustentáveis os Projetos de Originalização das pessoas.
Quanto mais gente tivermos no planeta, mais criatividade será exigida do Sapiens.
Quanto mais gente tivermos no planeta, mais precisaremos nos Originalizar.
Vivemos hoje, assim, uma exponencial demanda pelo aumento da Taxa Felicidade Mais Originalizada.
No futuro, o Sapiens 2.0 será muito mais diverso e originalizado do que o 1.0.
Precisamos nos preparar, a partir da Civilização 2.0, para essa migração do Sapiens 2.0 na seguinte direção:
- a redução da Taxa de Padronização;
- o aumento da Taxa de Originalização;
- a redução da Taxa da Felicidade Exógena;
- o aumento da Taxa da Felicidade Endógena.
Tudo isso é o que podemos chamar de Felicidade 2.0.
É isso, que dizes?
Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Compre meu livro Administração 3.0, autografado: https://bit.ly/adm30autografado
GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS
GRIFOS EM NEGRITO E AZUL:NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).
GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.
GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.
GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.
GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.
GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.
GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS.