Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal270821
Introdução
O presente artigo tem az seguintes novas hashtags:
- #Zonas_de_Atração – detalharemos o conceito de Zonas de Atração.
O texto é um Artigo Bimodal Rompedor, pois é a primeira vez que abordamos tais questões dessa maneira.
É também um Artigo Bimodal Metodológico, pois trabalha NÃO com o fenômeno do Digital, mas com o Arcabouço Conceitual que antecede esta análise.
Este artigo é um complemento do que postamos aqui sobre Conheça o Futurismo: os diferentes perfis e atividades.
Resumo do artigo em tabela:
Vamos ao Artigo:
“Viver em nosso planeta, hoje, requer muito mais imaginação do que nos ensinaram a ter.” – Taleb.
Futurar NÃO é apontar fatos, mas tendências.
Um Futurista usa como “impressora” o Motor da História para “imprimir” tendências.
Vimos aqui que a BIMODAIS atua no Futurismo Competitivo procurando Futurar para profissionais e organizações.
Assim, o Futurismo Competitivo é voltado para ajudar os respectivos clientes a tomar decisões melhores para que possam se manter competitivos no amanhã.
Um Futurista não tem o papel de apresentar tendências que estão a “olho nu”, mas as que só podem ser vistas por “telescópios conceituais”.
Porém, temos algo muito importante quando pensamos na atividade de Futuração.
O futuro, como disse John Naisbitt (1929 – ) “não é temporal, mas regional“.
Como assim?
A humanidade não caminha como uma parada militar, todos juntos e de forma unida, mas vamos, ao contrário, ocupando “territórios” como em uma “guerrilha“.
Quando surgem – através de inovadores de todos os tipos – novos conceitos e tecnologias, vamos adotando-as para que possamos viver melhor.
Como disse Ludwig von Mises (1881 – 1973), o grande norte do ser humano “é viver amanhã, melhor do que hoje”.
O Sapiens é, portanto, sedento por novidades, que possam minimizar desconfortos cada vez mais complexos, devido ao Aumento Populacional Progressivo.
Temos, a todo momento, novas possibilidades conceituais e tecnológicas, que minimizam, de forma inovadora, os problemas das pessoas, que ontem eram menos e hoje são cada vez mais complexos.
O futuro, assim, avança de forma não uniforme, gerando Zonas de Atração.
Zonas de Atração são aquelas nas quais que as pessoas comuns – não os líderes – passam a querer aderir ou imitar (como consumidores ou empreendedores), pois permitem novas soluções, através de conceitos e/ou tecnologias inovadoras, que resolvem, de forma criativa, antigas demandas.
Obviamente, que o amanhã não é só formado por Zonas de Atração.
O ser humano não é uma espécie tão inteligente e esperta, assim, em que tudo que faz é sempre para melhor.
Há diversas barreiras psicológicas, interesses variados, que impedem que muitas vezes o que se mostra mais atrativo – a partir dos critérios das Ordens Espontâneas – possa se expandir.
(Note que estamos falando aqui – ao falar em atração – de períodos de tempos longos, pois muitas vezes o curto período de tempo é enganador.)
Mais ainda.
O movimento de Ordem Espontânea, na direção da aproximação ou afastamento, principalmente por longos períodos, é o que nos diz o que é uma Zona de Atração, uma Neutra e outra de Abandono. São números que demonstram o que teve adesão e o que não teve.
Zonas de Abandono são aquelas que ou não aceitam novidades, ou pior, insistem em se utilizar de possibilidades conceituais e tecnológicas, que se mostraram improdutivas e ficam cada vez mais obsoletas.
Não cabe a um Futurista de Excelência julgar o que é bom ou não, mas apenas o que vai atrair mais ou menos as pessoas, baseado no que funcionou no longo prazo.
Note, assim, que o trabalho dos Futuristas de Excelência é de:
- apontar as novas possibilidades conceituais e tecnológicas, que vão gerar mais valor no futuro;
- procurar explicar o motivo do por que geram mais valor;
- criar explicações lógicas dos motivos da passagem das antigas e atuais Zonas de Atração, que foram ficando obsoletas para as novas Zonas de Atração;
- quais são as mudanças filosóficas, teóricas e metodológicas necessárias para a compreensão e a atuação nas novas Zonas de Atração;
- e, por fim, as melhores formas migrar da atual para a nova.
O Futurismo Competitivo, assim, NÃO deve estar preocupado com o que ocorre nem na Zona Neutra e nem na Zona de Abandono, pois para isso existem outros tipos de profissionais.
O Futurismo Competitivo, assim, também NÃO está preocupado com o que ocorre nas antigas Zonas de Atração, apenas procura entender a dinâmica das novas.
O Futurismo Competitivo tem o papel de ajudar profissionais e organizações a lidar com mudanças menos explícitas e mais ocultas!
O Futurismo Competitivo é, portanto, em resumo, uma atividade voltada para mapear novas Zonas de Atração e ajudar clientes a caminhar na direção das mesmas.
É isso que dizes?
Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Ou: https://sun.eduzz.com/932565
Quer ser um parceiro da Bimodais e ganhar R$ 300,00 a cada aluno novo indicado? Entre por aqui: https://bit.ly/bimodalparceiro
GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS
GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).
GRIFOS EM NEGRITO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE NOVOS E ANTIGOS CONCEITOS BIMODAIS.
GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.
GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.
PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.
Os parágrafos que estão deslocados foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.
O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO/MAPA MENTAL BIMODAL:
(Entre para a Escola para ter acesso completo ao MAPA MENTAL BIMODAL com o roteiro da formação, no qual temos os links para todos os artigos e áudios sobre as nossas diversas Metodologias Futuristas. Aqui, você terá a possibilidade de dialogar sobre as metodologias com o Curador da Escola e com os outros Bimodais. Mande um Zap: 21-99608-6422.)