“É claro que não se poderia esperar que o cortador de gelo inventasse o refrigerador.“ –Thomas Kuhn.
Nem todo mundo tem a mesma dificuldade ou facilidade para mudar.
Podemos dividir as pessoas diante das mudanças em dois grandes grupos: os “mudançofóbicos” (que detestam) e os “mudancistas” (que adoram).
Os mudançofóbicos são aqueles que apreciam mais a estabilidade, a normalidade e as rotinas repetidas. Os mudancistas são aqueles que apreciam mais a instabilidade, a anormalidade e as rotinas criativas.
Obviamente, que existem vários tipos de mudança. Tem gente que pode não gostar de NENHUMA mudança na rotina do trabalho, mas adorar viajar para lugares diferentes e vice-versa.
Um dos principais problemas de projetos de inovação é justamente este: a escolha inadequada dos perfis em relação às mudanças para “tocar” o projeto.
Quanto mais disruptivo for um projeto de inovação, menos pode haver mudançofobia e mais tem que estar presente o espírito mudancista.
Mudançofóbicos são um verdadeiro “remédio” para rotinas repetitivas, que exigem que a pessoa faça todos os dias as mesmas coisas sem grandes invenções.
Mudançofóbicos são um verdadeiro “veneno” para projetos ou rotinas, que exigem que a pessoa modifique algo todos os dias.
Porém, vivemos hoje uma mudança no ritmo das mudanças. Mais gente no planeta demanda mais tecnologias. E quanto mais tecnologias houver na sociedade, mais instável será o ambiente social.
Hoje, com a chegada do Digital estamos vivendo uma mudança estrutural no ritmo das mudanças. Mesmo os Mudançofóbicos precisam aprender a mudar.
Apaixonados por mudanças têm tido mais facilidade nesse novo cenário e, por sua vez, o Mudançofóbicos mais dificuldade. Porém, ambos têm que se acostumar com o novo ritmo.
É preciso um esforço em várias áreas e de diferentes profissionais para dar apoio às pessoas para se adaptar a nova taxa de adaptabilidade.
É isso, que dizes?
Venha ser um Futurista Bimodal, com a melhor formação sobre o futuro do Brasil. Nós somos a nave Nabucodonosor, aquela mesma que te tira e te deixa fora de Matrix. Bora?