“O ser humano não tem um código automático de sobrevivência.” – Ayn Rand.
Hoje percebe-se uma demanda cada vez maior por filosofia. Por que será isso?
A explicação para o boom filosófico atual vem de Ayn Rand (1905-82), que nos legou a seguinte concepção: o Sapiens não tem uma sobrevivência automática, como as outras espécies, precisa fazer escolhas para sobreviver.
Todas as Tecnoespécies do Universo – só conhecemos, por enquanto, a nossa – precisam formular Respostas Filosóficas Progressivas a Perguntas Estruturantes.
O que chamamos de “Filosofia” é o conjunto OBRIGATÓRIO de Respostas Progressivas a Perguntas Estruturantes, que temos que formular de forma consciente ou inconsciente.
As Perguntas Filosóficas Estruturantes são estas:
- Quem somos?
- Como podemos criar sociedades menos problemáticas?
- Como ser mais feliz sem prejudicar a ninguém? (como pessoas, pais, profissionais, cidadãos, filhos, etc.)?
- O que é mais verdade e menos mentira?
A Filosofia (com caixa alta) é uma ferramenta conceitual de uma Tecnoespécie – que não tem a sobrevivência automática – para nos ajudar a sobreviver melhor.
Porém, há uma variação da taxa do uso consciente da Filosofia na sociedade humana. Aumentos populacionais nos levam à necessidade de massificação e a, por consequência, à redução da reflexão filosófica.
A reflexão filosófica tende a levar ao aumento da personalização, o que não combina com a massificação necessária para a sobrevivência após aumentos populacionais.
Revoluções Midiáticas Civilizacionais – como a que estamos passando agora – rompem com a necessidade de massificação, equilibrando o ambiente de sobrevivência, permitindo a personalização no novo patamar de complexidade.
Revoluções Midiáticas Civilizacionais surgem, de forma recorrente, para que se possa aumentar a taxa de personalização, de decisões individuais para que possamos lidar melhor com o novo Patamar de Complexidade Demográfica.
O aumento da taxa de personalização pós-Revoluções Midiáticas Civilizacionais, entretanto, precisa de um retorno ao debate filosófico para que possamos formular novas Respostas às antigas Perguntas.
A criação da nova Civilização 2.0 passa pelo mergulho filosófico para que possamos ter cada vez mais consciência das opções humanas. Isso é parte integrante do processo exponencial de aumento da taxa de personalização.
Sim, estamos vivendo o boom da Filosofia, mas a demanda é pela Filosofia (Caixa Alta) Aplicada, voltada para a busca da felicidade para guiar as nossas decisões num mundo com muito mais liberdade.
É isso, que dizes?
Venha ser um Futurista Bimodal, com a melhor formação sobre o futuro do Brasil. Nós somos a nave Nabucodonosor, aquela mesma que te tira e te deixa fora de Matrix. Bora?