Muita gente fala que no futuro estaremos cercados de Inteligência Artificial. Porém, é preciso ter cuidado para separá-las em dois tipos: a IA 1.0 e a IA 2.0.
Hoje, grandes empresas têm procurado resolver o problema da complexidade dos processos, utilizando-se da IA 1.0. É o caso das atendentes digitais dos call center.
A IA 1.0 serve ao modelo administrativo da gestão, procurando resolver a complexidade de forma centralizada.
A IA 2.0 é a que vemos nas Plataformas Uberizadas e serve para que se possa ampliar o poder da Inteligência Coletiva distribuída.
O grande segredo das Plataformas Uberizadas de sucesso está no uso intenso da Linguagem dos Rastros, que permite a participação dos usuários e da IA 2.0, que organiza os dados.
Uma das grandes descobertas da Bimodais nos estudos que têm feito sobre a Civilização 2.0 é a macrotendência para a descentralização progressiva.
Quanto mais gente houver no planeta, mais as decisões tenderão a ser distribuídas por uma questão de sobrevivência.
E haverá um uso intenso da IA 2.0 justamente para ajudar que as decisões possam ser tomadas com mais qualidade por cada vez mais gente.
É isso, que dizes?