Existe uma proposta feita em uma reunião do Fórum Econômico Mundial (FEM), na qual líderes globais das Nações Unidas, Reino Unido, Estados Unidos, Fundo Monetário Internacional (FMI) e corporações multinacionais discutirão e anunciarão um plano para reiniciar toda humanidade incluindo a economia mundial. Esse plano é conhecido como “O Grande Reinício” ou, em inglês, The Great Reset.
Isso não vai funcionar.
Uma tecnoespécie como a nossa tem uma “coisa” que se chama Complexidade Demográfica Progressiva. Podemos aumentar a população, de forma integrada, como nenhuma outra.
Os estudos que começaram com Adam Smith demonstram que a única forma de lidar com o aumento da Complexidade Demográfica é aumentar as decisões das pontas.
Um dos motivos de termos conseguido chegar a inusitada marca de oito bilhões de sapiens foi o processo radical da descentralização progressiva, ocorrido desde 1450.
A república é um modelo mais “bottom up´” (de baixo para cima) do que a monarquia absolutista. Assim com o sistema de livre mercado se comparado ao feudalismo.
O modelo trabalhista da carteira assinada, ou similares, é muito mais de baixo para cima do que a escravidão.
A única forma sustentável para lidar com o aumento da Complexidade Demográfica Progressiva é justamente criar ambientes para que se pratique a Descentralização Progressiva.
Temos que resgatar o ensinamento de Friedrich Hayek (1899 – 1922), que nos diz: “Quanto mais complexo o todo, mais dependemos da divisão de conhecimentos entre indivíduos”.
Decisões centralizadas têm efeitos em cascatas inesperados, pois vêm de cima para baixo nas relações entre as pessoas, o que acabam gerando muito mais desordem do que ordem.
Vivemos hoje, no início da Civilização 2.0, com a demanda de permitir que novas ondas de Ordem Espontâneas ocorram para que se permita resolver problemas antes insolúveis.
A tendência de resolver os problemas da espécie humana, via centralização, é recorrente sempre com resultados trágicos.
Por trás do grande reset, é claro, têm muitos ingênuos bem intencionados, mas há também o forte interesse daqueles que não querem as mudanças de baixo para cima que estão brotando pelo mundo.
Se existe algo que sempre ocorrerá em todos os tempos é a eterna luta entre duas formas de pensar e agir dos centralizadores (top down) e os descentralizadores (bottom up).
O grande reset é um movimento dos centralizadores para tentar resolver de cima para baixo, algo que pede DESESPERAMENTAMENTE novas soluções de baixo para cima.
É isso, que dizes?
Aproveite a promoção de final de ano. Entre na escola agora, pegue ainda o final da quarta imersão e fique conosco até o final de junho de 2021:
Pelo mesmo caminho, entre na Eduzz e peça para ser afiliado da quinta imersão e ganhe R$ 200,00 reais por cada novo aluno que trouxer. O nome do curso para pesquisa é: “ASSINATURA DA BIMODAIS – QUINTA TEMPORADA (NOVEMBRO 2020 A JULHO DE 2021”
O caminho de afiliação é este:
https://orbita.eduzz.com/affiliate/invite/377798
Caso tenha problema para se afiliar, peça ajuda ao Cássio, Bimodal Master, pelo zap 31-995128751 ou pelos e-mails: cmmmidia@gmail.com – cmmcassio@gmail.com
Really informative blog article. Thanks Again. Keep writing. Marcie Reider Lurlene