O aumento populacional de um para oito bilhões nos últimos 220 anos é o fenômeno social mais inusitado de todos os tempos da história do sapiens.
Ter conseguido chegar a histórica marca de oito bilhões de sapiens deve ser considerado um sucesso e não um fracasso da espécie humana.
A marca dos oito bilhões de sapiens é resultado direto de vários acertos que foram feitos nos campos social, político, tecnológico e econômico.
Os oito bilhões demandam uma produção de, no mínimo, 24 bilhões de pratos de comida todos os dias – sem falar em todo o resto: transporte, comunicação, habitação, etc.
Os pensadores sociais (incluindo os filósofos) não viveram esse tipo de fenômeno para poder refletir sobre ele: por que podemos crescer demograficamente e o que isso significa para nossa espécie?
Conseguimos crescer demograficamente, pois somos a única Tecnoespécie do planeta, que pode, conforme vão surgindo novos desafios, ir inventando novas tecnologias.
Um dos principais equívocos que temos hoje em dia é atribuir os problemas que vemos pelo mundo ao atual ambiente social, político e econômico majoritário.
O atual sistema nos trouxe até os oito bilhões e precisa ser aprimorado, aperfeiçoado e não substituído por outro, pois, se isso for feito, a crise civilizacional será cada vez mais aguda.
O DNA do atual sistema foi criado, a partir de 1450 com a chegada da prensa. Estamos fechando um ciclo civilizacional e iniciando outro com a massificação da Internet.
A principal mudança que precisa ser feita nas ciências sociais é a compreensão do papel das mídias para entender Ciclos Civilizacionais.
Estamos iniciando nova Civilização, que pode, a partir das novas tecnopossibilidades, resolver os problemas que eram impossíveis antes da Internet.
Temos que aprender que uma Tecnoespécie funciona da seguinte maneira: novas mídias, novo modelo social, aumento populacional, crise, novas mídias…
Precisamos nos desapegar do passado. Entender que estamos diante de um novo ciclo civilizacional e que as soluções para a atual crise têm que ser “tecnoinventadas”.
É isso, que dizes?
Aproveite a promoção de final de ano. Entre na escola agora, pegue ainda o final da quarta imersão e fique conosco até o final de junho de 2021:
Pelo mesmo caminho, entre na Eduzz e peça para ser afiliado da quinta imersão e ganhe R$ 200,00 reais por cada novo aluno que trouxer. O nome do curso para pesquisa é: “ASSINATURA DA BIMODAIS – QUINTA TEMPORADA (NOVEMBRO 2020 A JULHO DE 2021”