O conhecimento sobre a sociedade humana é estruturado sobre um determinado pilar filosófico que responde a seguinte pergunta: “Quem somos?”.
A resposta da pergunta “Quem somos?” define a essência da espécie e, a partir dela, se desenvolve todas as outras teorias sobre o Sapiens.
A chegada das novas tecnologias midiáticas tem provocado profundas mudanças na sociedade, o que nos obriga a refletir se a resposta ao “Quem Somos?” que tínhamos era tão adequada.
Não somos só uma espécie cultural e racional, diferente das demais. Mas uma tecnoespécie que consegue modificar no tempo os modelos de comunicação e, por causa disso, os de administração.
A revisão da resposta do “Quem Somos?” tem um efeito dominó sobre todas as outras ciências sociais. Muito do que achávamos sobre a sociedade precisa ser revisto.
Podemos dizer que o DNA da compreensão filosófica sobre o Sapiens está em mutação. E enquanto este ajuste não for feito as teorias sociais de plantão não vão “rimar” com os fatos.
Os grandes pensadores sobre a sociedade humana não refletiram sobre as causas e efeitos de um salto demográfico como o atual de um para 8 bilhões em 220 anos.
Os grandes pensadores sobre a sociedade humana não refletiram sobre as causas e efeitos que uma mudança midiática causa na sociedade.
Os grandes pensadores sobre a sociedade humana não refletiram sobre as causas e efeitos que uma mudança midiática causa nos modelos administrativos.
Quando tentamos enxergar o futuro da espécie no geral e nas diversas áreas específicas, temos OBRIGATORIAMENTE proceder estes ajustes na resposta do “Quem Somos?”.
E aí está o impasse da compreensão do novo século. As pessoas estão tentando “achar o Wally” no lugar errado.
É isso, que dizes?
A Bimodais – melhor escola de futurismo do Brasil – tem se esforçado para desenvolver uma narrativa, que consiga explicar o que está ocorrendo e sugerir caminhos para pessoas, profissionais e organizações.
Quem tem feito nossos cursos tem aprovado, como vemos no depoimento abaixo:
Quer sair do “tiroteio de cego” que o mercado se transformou?
Venha ser Bimodal:
https://www.bimodais.com.br/assinatura
Conheça a última versão da nossa narrativa, no livro do Nepomuceno:
Se quiser o PDF é por aqui:
Se quiser impresso, na sua casa, por aqui: