Feed on
Posts
Comments

Os pensadores educacionais, de maneira geral, refletiram sobre o desafio do aprendizado sem levar em conta algumas forças vitais para o estudo do problema.

Quanto mais gente houver no planeta (ou numa região em particular), mais complexo se torna o desafio de se criar uma educação de qualidade na quantidade. Certo?

Os pensadores educacionais, de maneira geral, refletiram sobre o desafio do aprendizado sem levar em conta o aumento demográfico que tem sido cada vez maior.

Os pensadores educacionais, de maneira geral, refletiram sobre o desafio do aprendizado sem levar em conta o efeito de mudanças de mídia na sociedade.

Os pensadores educacionais, de maneira geral, refletiram sobre o desafio do aprendizado sem levar em conta o efeito das mudanças no ambiente profissional na sociedade, a partir das novas mídias.

As bases filosóficas da pedagogia atual, de maneira geral, não enxerga a educação como mais uma das ferramentas humanas para ajudar o sapiens na sobrevivência, como é a economia ou o direito.

As bases filosóficas da pedagogia atual, de maneira geral, não enxerga que  tão importante quanto o conteúdo é a forma como a escola é concebida.

A escola hoje simula uma organização de trabalho com um gerente/professor, turma/equipe, prova/metodologia, horário de entrar e sair/jornada de trabalho e local para todos se encontrarem.

A educação do futuro terá que simular, na forma e no conteúdo, a formação para uma sociedade sem emprego, sem gerente, com muito mais autonomia e capacidade de reaprendizado constante.

Na verdade, o que não se enxerga é que o atual modelo educacional é conjuntural, que estava imerso num macro ambiente de sobrevivência, que está se alterando. Não se consegue entender a parte se não se tem noção do todo.

O macro ambiente de sobrevivência do sapiens está se alterando, pois aumentamos a população, que gerou a demanda de nova mídia e esta nos permite criar novos ambientes produtivos. A educação terá que se esforçar para atender a esse novo contexto.

Vivemos hoje profunda crise filosófica na pedagogia, pois três forças fundamentais para as mudanças no macro modelo educacional foram ignoradas: aumento demográfico, novas mídias e novos modelos organizacionais.

É preciso fazer um profundo ajuste filosófico para poder começar a dialogar sobre o Futuro da Educação.

As mudanças que estamos passando são profundas, pois será necessário criar uma educação que atenda com qualidade a um mundo de oito bilhões de sapiens. O que exige cada vez mais criatividade e desapego.

É isso, que dizes?

A crise filosófica da pedagogia faz parte do curso Futuro da Educação, que estou promovendo em parceria com a Agência Azul e o ResumoCast.

As inscrições estão abertas.

Comprando hoje você ainda vai ter um desconto super especial de pre-lançamento. Ao invés de R$ 439,00 você vai pagar apenas 10x de R$ 17,90!

Inscreva-se agora!

https://cursoofuturodaeducacao.com.br/

Leave a Reply