Os pensadores educacionais, de maneira geral, refletiram sobre o desafio do aprendizado sem levar em conta algumas forças vitais para o estudo do problema.
Quanto mais gente houver no planeta (ou numa região em particular), mais complexo se torna o desafio de se criar uma educação de qualidade na quantidade. Certo?
Os pensadores educacionais, de maneira geral, refletiram sobre o desafio do aprendizado sem levar em conta o aumento demográfico que tem sido cada vez maior.
Os pensadores educacionais, de maneira geral, refletiram sobre o desafio do aprendizado sem levar em conta o efeito de mudanças de mídia na sociedade.
Os pensadores educacionais, de maneira geral, refletiram sobre o desafio do aprendizado sem levar em conta o efeito das mudanças no ambiente profissional na sociedade, a partir das novas mídias.
As bases filosóficas da pedagogia atual, de maneira geral, não enxerga a educação como mais uma das ferramentas humanas para ajudar o sapiens na sobrevivência, como é a economia ou o direito.
As bases filosóficas da pedagogia atual, de maneira geral, não enxerga que tão importante quanto o conteúdo é a forma como a escola é concebida.
A escola hoje simula uma organização de trabalho com um gerente/professor, turma/equipe, prova/metodologia, horário de entrar e sair/jornada de trabalho e local para todos se encontrarem.
A educação do futuro terá que simular, na forma e no conteúdo, a formação para uma sociedade sem emprego, sem gerente, com muito mais autonomia e capacidade de reaprendizado constante.
Na verdade, o que não se enxerga é que o atual modelo educacional é conjuntural, que estava imerso num macro ambiente de sobrevivência, que está se alterando. Não se consegue entender a parte se não se tem noção do todo.
O macro ambiente de sobrevivência do sapiens está se alterando, pois aumentamos a população, que gerou a demanda de nova mídia e esta nos permite criar novos ambientes produtivos. A educação terá que se esforçar para atender a esse novo contexto.
Vivemos hoje profunda crise filosófica na pedagogia, pois três forças fundamentais para as mudanças no macro modelo educacional foram ignoradas: aumento demográfico, novas mídias e novos modelos organizacionais.
É preciso fazer um profundo ajuste filosófico para poder começar a dialogar sobre o Futuro da Educação.
As mudanças que estamos passando são profundas, pois será necessário criar uma educação que atenda com qualidade a um mundo de oito bilhões de sapiens. O que exige cada vez mais criatividade e desapego.
É isso, que dizes?
A crise filosófica da pedagogia faz parte do curso Futuro da Educação, que estou promovendo em parceria com a Agência Azul e o ResumoCast.
As inscrições estão abertas.
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