De maneira geral, o que percebo no contato com meus alunos, é de que se lê muito livros profissionais e se absorve muito pouco.
Se você não tem um mapa para realizar a leitura profissional, acaba por se encaixar naquela velha parábola: não tem vento que ajude para aquele que não sabe para onde vai.
O principal desafio para melhorar a qualidade da leitura profissional é uma só: deixar de ser ver como um profissional de de um setor e passar a ser de um problema.
Você lê mal, pois tem visão equivocada da sua profissão. Você se formou para resolver problemas de alguém. E tem que se especializar em fazer isso cada vez melhor – o que inclui uma leitura nessa direção!
Toda a leitura profissional mais eficaz precisa ser feita para criar a melhor resposta possível para o problema escolhido. As leituras têm que agregar algo novo para a sua narrativa profissional.
Se você não tem uma estrutura, uma resposta sobre o problema, que você vai desenvolvendo, fica impossível saber o que vai trazer de bom de cada autor que você lê.
Numa leitura profissional mais eficaz, você lê para melhorar a resposta ao problema do seu cliente e testa para ver se você consegue resultado melhores.
Numa leitura profissional mais eficaz, você não lê para você, como se fosse uma série do Netflix, você lê para melhorar o atendimento que presta ao seu cliente.
Quem lê melhor, atende melhor. E quem atende melhor, compete melhor. Simples assim.
É isso, que dizes? Algum comentário?
O tema da melhoria da qualidade da leitura profissional faz parte da Quarta Imersão da Bimodais Futurismo Competitivo. Veja o que disse um dos nossos alunos sobre a formação Bimodal:
Quer sair de Matrix, tome a pílula vermelha:
https://www.bimodais.com.br/assinatura