A educação já se alterou no tempo. Não começou do jeito que é. E cabe perguntar: quais fatores gerais de mudanças da sociedade que colaboraram para as alterações educacionais?
Quais foram os fatores específicos de mudança na própria educação que colaboraram para as mudanças?
Podemos dizer, assim, que temos dois fatores distintos para analisar as prováveis mudanças na educação exógenos (da sociedade para a educação) e endógenos (da educação para a própria educação).
Os Fatores Exógenos são aqueles que ao se alterarem na sociedade influenciam as mudanças na educação, tais como mudanças demográficas, tecnológicas gerais e políticas.
Os Fatores Endógenos são aqueles internos da própria educação, tais como novos métodos educacionais, ou tecnologias específicas, como o quadro negro e o giz.
De maneira geral, a discussão sobre o futuro da educação no Brasil e no mundo tem sido feita APENAS como se a mudança não estivesse sendo feita de fora para dentro, mas apenas de dentro para dentro.
Portanto, o principal erro no atual diálogo sobre o futuro da educação é a Endogenia não rever determinados fatores externos que alteram o rumo da educação em todo o mundo.
Aumento demográfico, novas mídias (novos canais e linguagens) são fatores exógenos que têm forte impacto sobre a educação, mas que, infelizmente, não estão sendo avaliados pelos futuristas de plantão.
Assim, enquanto o diálogo sobre o futuro da educação continuar apenas endógeno (considerando apenas fatores internos) e não passar a exógeno (considerar fatores externos) não vai conseguir sair do atual atoleiro.
É isso, que dizes?
A revisão Ciência Geral sobre a História Humana faz parte do curso Futuro da Educação, que estou promovendo em parceria com a Agência Azul e o ResumoCast.
As inscrições estão abertas.
Comprando hoje você ainda vai ter um desconto super especial de pre-lançamento. Ao invés de R$ 439,00 você vai pagar apenas 10x de R$ 17,90!
Inscreva-se agora!
https://cursoofuturodaeducacao.com.br/