Quando se discute educação o papo é aprendizado a distância. Isso é o primeiro passo, mas o futuro aponta para outra direção!
O que vai mudar RADICALMENTE o aprendizado é a chegada da Validação Distribuída, o BlockEdu.
Hoje, o que temos é a Validação Centralizada do aprendizado. No Brasil, o MEC valida escolas, que validam professores. Isso vai acabar!
O que virá no lugar é a Validação Distribuída (BlockEdu) que é a passagem da validação do MEC/Escolas para os aprendizes.
Como vemos na figura abaixo:
O Futuro da Educação será dominado pelo modelo Waze: quem está na frente aprendendo dá a dica do que é bom para quem vem depois.
O critério do que é qualidade educacional não será mais definido por um centro, mas pela interação permanente entre professores e aprendizes.
O debate hoje no Brasil sobre currículo mínimo, máximo, isso ou aquilo, não fará o menor sentido para nossos netos.
Educadores 2.0 vão criar Ecossistemas, ao estilo Blockchain, para garantir a qualidade do auto-gerenciamento, não da Educação.
O grande objetivo do Aprendizado 2.0 é garantir qualidade distribuída na quantidade distribuída e vice-versa.
Temos duas fortes razões para não debater o tema do futuro do aprendizado adequadamente: muito dogmatismo e medo atroz de perda de poder.
É isso, que dizes?
O tema “Aprendizado na Civilização 2.0” faz parte do livro que estou escrevendo, junto com meus alunos “Civilização 2.0: por que estamos sendo obrigados a imitar as formigas”.
Te convido para participar do projeto, veja detalhes abaixo:
O LINK PARA PARTICIPAR DO GRUPO QUE VAI AJUDAR NA SEGUNDA EDIÇÃO É ESTE:
https://sun.eduzz.com/340117
Quer ser um Futurista Competitivo Bimodal?
Me mande um zap: 21996086422″Nepô, quero ser bimodal!”
Veja todos os detalhes aqui:
bimodais.com.br