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Fica cada vez mais evidente que não podemos deixar de lado o tema da explosão demográfica, como vemos nessa declaração:

“O maior problema em 20 anos será o colapso da população. Não é explosão. Colapso.” – afirma o CEO da Tesla, Elon Musk, nesta palestra.

Podemos dizer que uma das grandes novidades das reflexões sobre o digital é justamente isso: entender a explosão demográfica como o FATOR CAUSANTE.

Estamos mudando tudo por que crescemos demais, ponto!

Nossa espécie cresce demograficamente e, POR CAUSA DISSO, nós somos OBRIGADOS a inventar um novo ambiente de Comunicação e Administração, de tempos em tempos, que consiga equilibrar oferta com demanda.

Mais gente, isso é matemático, gera naturalmente mais demandas e isso NOS OBRIGA a sofisticar as ofertas.

Quando falamos em sofisticar as ofertas temos que levar em conta dois fatores:

  • quantidade – para cada pessoa há que se ter um número específico de produtos e serviços;
  • qualidade – para cada pessoa há que haver uma taxa de personalização, preço e comodidade.

Talvez, possamos dizer que do ponto de vista quantitativo tenhamos, mal e porcamente, minimizado o problema no último século.

Houve um aumento exponencial de quantidade, pois hoje os 7 bilhões de Tecnosapiens conseguem sobreviver de uma forma ou outra.

Não temos assistido crises de mortandade de milhões de pessoas, apenas escassez.

Porém, para que o fenômeno da Quantidade Exponencial fosse possível, o ambiente produtivo FOI OBRIGADO a massificar os produtos e serviços e verticalizar o atendimento em grandes organizações.

O atual modelo de comunicação e administração tem uma limitação de personalização e de diálogo com os clientes.

A irritação das pessoas diante dos call centers é algo que marca esse ambiente, no qual se tem o produto e o serviço, mas sempre de forma precária, pois não há a personalização e nem a humanização do atendimento.

Assim, a grande tarefa da Revolução Civilizacional que estamos fazendo, introduzindo novas tecnologias midiáticas, nos permite resolver o problema da personalização, da qualidade.

No que podemos chamar de Qualidade Exponencial.

Isso se resume a uma ação: descentralização, retirando antigos intermediários que eram necessários e hoje, por causa das novas tecnologias, não são mais.

Permitindo a horizontalização dos negócios, a humanização dos mesmos, através do contato de micro fornecedores com micro consumidores, que vemos nos Ubers.

Se analisarmos todas as mudanças que temos e teremos nos mostra que estamos indo nessa direção em três etapas:

  • Digitalização – reintermediando os antigos operadores, eliminando barreiras de tempo e lugar;
  • Uberização – reintermediando os antigos gerentes, eliminando o controle de qualidade e do acervo central de produto, serviços e pessoas;
  • Blockchenização – reintermediando as atuais plataformas uberizadas, aumentando ainda mais o grau da descentralização e a independência dos micro fornecedores e consumidores.

Temos que entender, assim, que a nossa espécie tem na sua essência a demanda de sair de uma situação pior ontem para melhor hoje e amanhã.

Que nossa espécie é demográfica-midiática-administrativamente progressiva, que de tempos em tempos precisa, de forma espontânea e distribuída, dar um upgrade em todo o ambiente social, educacional, político e econômico.

O tradicional ambiente de comunicação e administração não consegue mais entregar a qualidade que a espécie deseja, ainda mais agora que ela se empoderou de mídia e está mais madura e mais reivindicativa.

Qualidade Exponencial é a grande demanda do novo século e o grande eixo da Revolução Civilizacional Digital – Fenômeno raro, mas Recorrentes.

Garantir a qualidade das ofertas dos produtos e serviços na nova quantidade, com cada vez mais personalização.

Que dizes?

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Um dos formandos da escola me disse  seguinte:


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