O Tecnosapiens é a única espécie do planeta que baseia seu modelo de comunicação em tecnologias.
Um bem-te-vi jovem quando canta chamando os pais, se utiliza do seu próprio corpo.
O modelo de comunicação dos bem-te-vis está baseada em sons.
Um bem-te-vi que viveu há 500 anos tem o mesmo modelo de comunicação do atual.
É uma espécie, do ponto de vista, do modelo de comunicação fixa.
Pode sofrer pequenas mutações ao longo de milênios, imperceptíveis a olho nu, mas NÃO VAI ALTERAR O SEU MODELO DE COMUNICAÇÃO.
O Tecnosapiens é diferente.
Nosso modelo de comunicação é tecno, baseado em tecnologias, que se alteram no tempo, por causa disso ELE É MUTANTE.
Já baseamos nosso Modelo de Comunicação nos gestos, na oralidade, na escrita manuscrita, na impressa e agora estamos migrando para o do mundo digital.
Novas tecnologias de comunicação, novos Modelos de Comunicação.
Assim, quando alteramos a forma como nos comunicamos, a base de qualquer espécie, toda a sociedade precisa se adaptar ao novo modelo.
Simples assim.
Mudou o Modelo de Comunicação, toda a sociedade precisa se adaptar a ele – principalmente o Modelo de Administração.
É, portanto, o Modelo de Comunicação com as suas tecnologias que define o Modelo de Comando e Controle Administrativo.
Em todas as passagens de um Modelo de Comunicação/Administrativo para outro, até aqui, nunca tivemos uma disrupção como agora.
Podemos dizer que até 7 bilhões de Tecnosapiens no planeta, mal e porcamente, pudemos trabalhar com o Modelo de Comunicação/Administração Sonoro/Líder-Alfa.
O digital nos permitiu criar o Modelo de Comunicação/Administração por Rastros/Líder Contextual – que é o que estamos assistindo largamente em todos os novos projetos administrativos: do Uber ao AirBnb, passando pelo Youtube e Mercado Livre.
O Modelo de Comunicação por Rastros/Líder Contextual (no popular Uberização) nos permite criar novo Modelo Administrativo muito mais próximo das formigas (lideranças contextuais) do que o dos lobos (líder-alfa fixo).
Neste mix de novo Modelo de Comunicação/Administração, pela primeira vez, podemos ter grande quantidade de pessoas trocando sem a necessidade de um líder-alfa – é o que aprendemos com as formigas.
É o início do fim de uma longa jornada do Tecnosapiens, adotando novo Modelo de Comunicação-Administração, nos permite resolver velhos e novos problemas de forma exponencial – se comparado com o passado.
Temos assim, por causa do tamanho da população, um novo ambiente de comunicação/administrativo INCOMPATÍVEL com o anterior.
Não é uma inovação incremental ou radical do modelo, como tivemos no passado, mas uma disrupção.
E é justamente por causa dessa disrupção, incompatibilidade, que vivemos a maior crise administrativa da história.
Organizações Tradicionais que estabeleceram seu Modelo de Comunicação/Administração pré-digital tem todo o modelo de comando e controle com líder alfa fixo – não conseguem entender e competir nesse novo cenário.
É uma mudança muito disruptiva com algo que já dura milênios, fortemente enraizado, muito rápida e que vai contra a compreensão dos principais gurus do mercado, que procuram entender o fenômeno sempre no curto (anos) e nunca no largo prazo (milênios).
É por isso que temos sugerido a criação de área separada para se poder criar o novo sem a intoxicação do velho modelo de comando e controle.
É isso, que dizes?
Quer ser um Futurista Competitivo Bimodal?
Venha tomar nossa pílula vermelha:
https://www.bimodais.com.br/pro
Um dos formandos da escola me disse seguinte: