Conversei com o Ricardo Zago, sócio e diretor de projetos da Bomesp.
Minha curiosidade é sempre na demanda dos clientes e nem tanto nas ofertas.
Criar uma empresa de Consultoria em Blockchain, ICO (inicial coin offering) e Criptomoedas – como faz a Bomesp é fácil, quero ver mesmo é vender algo para alguém.
Assim, o que me interessa é a demanda dos clientes.
Batemos um papo pelo zap.
Ele me falou aqui neste áudio:
No exemplo do Atum, qual é a vantagem para o pessoal usar a cripto moela e não as tradicionais?
Zago – Acabamos de sair da reunião de projeto nesse momento com eles. Eles vão fazer um ICO da Tunacoin, essa moeda vai ser uma stablecoin ou seja vai valer 1 real.
No ICO as pessoas vão poder comprar mais barato (ainda estão definindo o preço). Mas após o ICO eles vão aceitar para compras de Atum por 1 real.
Há diversas classificações de Atum, classificações mais altas de qualidades vão direto para exportação. No Brasil quem tiver essa moeda vai poder comprar esse atum para o seu restaurante ou indústria.
Vai existir o Tuna Alliance, que até o momento já tem 4 empresas de pesca de Atum que também vai aceitar essa moeda na compra e em toda sua cadeia.
Outra vantagem são taxas bancárias, essas transações não vão passar pelas instituições financeiras. Podemos assimilar essa moeda a um voucher para compra de Atum. Todo um ecossistema está sendo gerada em torno dela.
Qual a vantagem, pergunto eu?
Zago – desburocratizar, mas há outros players que serão inseridos no projeto também, como pescadores (grande parte desbancarizados), ONG´s, associações etc. O projeto ainda não está 100% fechado. Estamos avançando para ter todos os pontos, utilidades, associados até o final de setembro para fazer o lançamento do projeto
Que tipo de projeto de blochchain uma empresa tradicional encomenda para vcs?
Zago – Rastreabilidade é um item que está em alta entre as mais tradicionais. Tem um projeto bem interessante também de uma industria farmacêutica, que é a troca da amostra grátis por um token. Ao invês da industria entregar a amostra grátis para o médico, ela vai entregar o token que por sua vez entrega esse token para o paciente ir até a farmácia e resgatar a amostra que no caso não será a amostra e sim o produto final.
O que destaco aqui em termos de demanda:
Reintermediação dos bancos, inclusive o central.
Mais liberdade, menor custo e menos burocracia.
É isso, que dizem?
Venha participar dos debates da Finanças do Futuro, basta fazer o módulo “Digital para Especialistas” para conhecer os conceitos da Escola Bimodal e depois entrar no grupo “Finanças Bimodal”.
https://www.bimodais.com.br/pagina-de-produto/digital-para-especialistas