Inovar seria trazer novidade (in-novar).
Novidade é mudar de algo para algo, assim, como transformar (trans-formar) é sair de uma formação para outra.
Se você quer trazer novidade, precisa ter uma estratégia.
Organizações querem ou (deveriam pensar em) competir – essa deveria ser a meta.
Assim, o que se está falando é melhorar a taxa de competição, através da inovação e da transformação.
Inovar é meio para se chegar a um fim e não um fim em si mesmo.
Assim:
- PASSO 1 – antes de inovar ou transformar é preciso ter um cenário que possa apontar o que realmente é a novidade e a nova formação que vai levar uma organização a ser mais competitiva;
- PASSO 2 – com um cenário definido, aí sim, inovar e transformar para competir melhor.
Assim, o mais importante nesse mundo da inovação e da transformação o mais importante é o cenário (onde estamos e para onde vamos) diante das mudanças que a Era Digital tem trazido.
Note, entretanto, que a Era Digital mudou o futuro. O que era certo passou a incerto e o que fará a grande diferença neste novo cenário É O DIAGNÓSTICO, O PROGNÓSTICO E O TRATAMENTO a ser adotado.
O mais importante no projeto de inovação, não é o método para todo mundo respirar melhor, para se abraçar com mais propósito ou se conhecer mais profundamente.
O que é mais importante?
Um cenário consistente, que começa com um futurista, focado na competição, mais eficaz que consiga pela ordem:
- explicar o digital;
- apresentar tendências com bases razoáveis e não filmes de passarinho;
- e apresentar um mapa de inovação para o que existe e o que precisa ser criado.
Os projetos de inovação e transformação, entretanto, estão preocupados em serem inovadores e transformadores para ganhar prêmio de final de ano das empresas que vendem prêmios de inovação e transformação.
É o rabo do cachorro correndo atrás do rabo do cachorro.
É como se vivêssemos hoje num campeonato de futebol maluco, no qual o mais importante não é ser campeão, mas que consegue fazer mais embaixadinha na lateral do campo.
Enquanto isso, as startups, que conseguem focar na inovação e transformação competitiva, principalmente entre os clientes mais jovens, vão tomando o mercado.
É isso, que dizes?
Quer ser um Futurista Competitivo Bimodal?
Venha tomar nossa pílula vermelha:
https://www.bimodais.com.br/pro
Um dos meus alunos me disse seguinte: