Feed on
Posts
Comments

Vou chamar a filosofia para ajudar na área de negócios.

  • Essência – é aquilo que se é por natureza;
  • Consequência da Essência – é aquilo que ocorre por causa da natureza.

Vejamos o caso do McDonald, bem retratado no filme, que tem no Netflix, Fome de Poder.

O McDonald resolveu adotar o que hoje chamamos de modelo de negócios das franquias:

Franquia, franchising ou franchise é estratégia utilizada em administração que tem, como propósito, sistema de venda de licença na qual o franqueador (detentor da marca) cede, ao franqueado (o autorizado a explorar a marca), o direito de uso da marca, patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços.

O McDonald era mais exponencial do que uma loja de hambúrguer da esquina por que utilizava do modelo da franquia.

O McDonald não era uma empresa exponencial, mas adotou o modelo da franquia que, por sua maneira de descentralizar os negócios, conseguiu resultados melhores do que os concorrentes (melhores resultados/com menor esforço).

O McDonald não era e não é uma Organização Exponencial.

É a franquia que é mais exponencial do que uma loja isolada, que não adota o modelo.

Modelos administrativos que conseguem melhores resultados de custo/benefícios são exponenciais e não organizações em sim.

Assim, não existem Organizações Exponenciais, mas modelos de negócios, quando adotados, mais exponenciais do que outros.

Quando falamos do Digital, conseguimos diagnosticar o surgimento de um novo modelo de negócios, só possível por cauda da nova mídia, que chamamos de Curadoria, que seria:

Curadoria é novo modelo de administração que se utiliza da nova Linguagem Digital dos Ícones (curtições, estrelas) para que se possa aferir a qualidade de pessoas, produtos e serviços, sem a necessidade de gestores centrais ou de vínculos empregatícios formais, substituindo-os por algorítimos, que gerenciam a avaliação feita dentro e pela própria Comunidade de Consumo dentro de Plataformas.

Note, assim, que o Uber é mais exponencial do que uma cooperativa de táxi, não por que é o Uber, mas por que se utiliza da Curadoria.

Uma organização tradicional na área de mobilidade NÃO SERÁ mais exponencial, a não ser que adote o mesmo modelo administrativo do Uber – a Curadoria, na qual se tem uma relação muito baixa entre back office x operação.

É esta relação melhor do custo/benefício que faz com que o Youtube tenha 2,2 bilhões de usuários, de forma muito mais exponencial do que o Netflix, que tem 200 milhões e a TV Globo, que tem 20 milhões.

É a adoção da Curadoria que o faz como que uma organização passe a não ter mais os antigos limites de usuários por falta de estrutura operacional.

O conceito “Organização Exponencial” muito badalado é vazio e leva ao erro estratégico. Nossa sugestão: evite!

Quer ser um Futurista Competitivo Bimodal?

Venha tomar nossa pílula vermelha:
https://www.bimodais.com.br/pro

Um dos meus alunos me disse  seguinte:


Leave a Reply