Muitas pessoas têm utilizado o recurso de aumentar a velocidade dos áudios e vídeos para receber informações mais rápidas.
Ou estão com pilhas e pilhas cada vez maiores de livros para ler.
Estão lendo cada vez mais, mas estão lendo bem?
Temos hoje uma explosão da informação, típica de revoluções midiáticas e estamos querendo ler agora com o mesmo paradigma de leitura do que antes.
Houve uma inversão depois do Digital:
- saímos da escassez da informação para a abundância;
- o que nos leva a passar da abundância para a escassez de foco.
O foco tem que ser na direção de um problema matriz.
Quem não tem um problema matriz, não tem uma bússola, que vai orientar na rota das leituras!
Cada problema na sociedade tem diferentes Escolas de Pensamento e Ação que você precisa conhecer, optar por uma, ou mixar algumas para que possa atuar melhor sobre ele.
Assim, o roteiro é:
- o foco num problema;
- conhecer as diferentes escolas de pensamento e ação;
- escolher uma escola, a partir do que você acha que é mais razoável, o que lhe dará acesso a autores destacados sobre o tema escolhido;
- o aprofundamento naquela escola, conhecendo as diferentes abordagens entre os autores;
- a integração com os seguidores daquela escola;
- e, se possível, a melhoria da escola, a partir da sua forma de pensar e agir.
Você terá muito que ler, mas com um foco.
É importante entender que você, ao ler, tem que desaprender algo, não só se informar, mas se reformatar diante das variações do problema escolhido – ainda mais agora que todas as Escolas de pensamento e ação precisam se repensar!
Digo ainda que cada Escola de Pensamento e Ação tem uma Hierarquia do Conhecimento nos aspectos:
- Filosóficos (existencial, jornada humana, epistemologia, ética, visão política);
- Teóricos (as leis que devem ser respeitadas para se lidar com o problema);
- Metodologia (as regras, respeitando as leis);
- Operação (a ação);
- A avaliação da ação (para rever toda a hierarquia).
Você lerá muito menos, mas ganhará muito mais em termos de eficácia.
Assim, se você ainda não definiu um problema, uma escola e não mergulhou nos autores da mesma – você é um cego analógico em tiroteio digital.
É isso, que dizes?
Quer ser um Futurista Competitivo Bimodal?
Venha tomar nossa pílula vermelha:
https://www.bimodais.com.br/pro
Um dos meus alunos me disse seguinte: