Um debate intenso aqui na Escola dos Bimodais: Futurismo Competitivo é se a Curadoria – novo modelo administrativo da espécie – será hegemônica ou apenas periférica?
Como imaginar a Uberização de uma Vale do Rio Doce ou da Petrobras? Ou de uma empresa de aviação?
É preciso separar, entretanto, o debate em dois níveis:
1 – estamos diante de novo modelo administrativo?
2- caso sim, será hegemônico, sim ou não?
Muita gente gostar de chamar os Ubers (onde se inclui o Youtube) de novo modelo de negócio.
Isso faz parte da visão analógica que temos sobre as teorias da administração, que ficaram obsoletas depois da Era Digital.
Hoje, para nós, é evidente que as Tecnologias Midiáticas são a placa-mãe da sociedade e todas as organizações sociais “rodam” os respectivos sistema operacional sobre elas.
A educação, a administração, a política, a economia, tudo está no momento de passagem de uma placa-mãe com as linguagens oral e escrita para uma nova digital, que tem a linguagem dos rastros.
Mudou a placa-mãe se alteram os sistemas operacionais de toda a sociedade, ao longo do tempo.
Vejamos a diferença em termos macros:
- Os Ubers não têm gerentes;
- Não têm carteira assinada;
- Não têm controle de qualidade sobre os produtos e serviços, que são feitos pelos consumidores, direta ou indiretamente.
Os Ubers só são possíveis, pois com as novas Tecnologias Midiáticas Digitais criamos a nova Linguagem Midiática dos Rastros (curtições, estrelas, cliques, comentários, compartilhamentos, indicações, etc).
Os Ubers não são, assim, um novo modelo de negócio, mas novo Modelo Administrativo, que tem diferentes modelos de negócio.
O Youtube é um modelo administrativo na área de conteúdo, que pode ter concorrentes que se utilizem também da Curadoria.
O AirBnb é um Uber na área de hospedagem, como o Uber é na de mobilidade.
Novos Ubers, que concorrem com os atuais, aí sim serão novos modelos de negócio na Curadoria.
A TV Globo é um modelo de negócio da Gestão, pois não se utiliza da Linguagem Midiática dos Rastros compete com o Netflix, que também é gestão – o que muda é apenas o canal de transmissão (do ar para o digital).
E aí você vai me perguntar: a Curadoria será hegemônica?
Na minha opinião, sim, pois o passado demonstra que os novos modelos administrativos mais sofisticados, como é a Curadoria, mais compatíveis com o novo Patamar de Complexidade Demográfica – acabam se disseminado cada vez mais.
Em alguns setores mais rapidamente e em outros mais lentamente.
Porém, o que é mais importante hoje no debate sobre Transformação Digital é que o grande desafio das organizações não é avaliar se vão ou não criar novos Modelos de Negócio.
Mas se vão, ou não, criar alguma iniciativa para se aventurar na Curadoria – novo Modelos Administrativo.
A Curadoria sim é exponencial comparada à gestão e, por causa disso, onde entra passa a liderar mercados.
É isso, que dizes?
Quer ser um Futurista Competitivo Bimodal?
Me mande um zap: 21-99608-6422
Conheça nosso Programa de Formação de Futuristas Bimodais.
Veja aqui o depoimento completo dos nossos formandos!
RESSALVA
Os Conceitos Estruturantes criados ou utilizados neste texto serão grafados com caixa alta no início da palavra, tal como Futurismo.
Ao final do texto do livro “Futurismo Competitivo Digital Bimodal – Teoria e Prática” temos o Glossário Completo com a definição de todos eles para que sirva de suporte aos que querem se aprofundar no tema.
E referência para que se possa entender com a máxima precisão o que estamos propondo aqui em termos de pensar e agir.
Veja abaixo o depoimento de um dos nossos participantes: