Ontem, assisti no Netflix o filme sobre o Wikileaks, chamado no Brasil de “O Quinto Poder”.
Se aplicarmos os conceitos do Futurismo Competitivo que estamos desenvolvendo por aqui, podemos dizer que o Wikileaks é resultado de duas forças que alteraram aquele cenário:
- Tecnologias Midiáticas Descentralizadoras (Válvula da Mudança) – que permite que determinadas demandas reprimidas “saiam do armário”;
- Wikileaks (Conceitos Radicais) – que concebem novas formas de testar os limites do status quo, a partir da nova Válvula da Mudança disponível.
Note que Revoluções Midiáticas Descentralizadoras – Fenômeno Social Recorrente do Sapiens – provocam a passagem de Ambiente de Escassez para Abundância de Informação. E que determinadas práticas das Organizações Analógicas Tradicionais eram estruturadas por causa do Ambiente de Escassez Informacional.
A relação do Patamar de Complexidade Demográfica versus Tecnologias Midiáticas disponíveis define um tipo de Patamar de Transparência Informacional, que por sua vez, influencia a relação das organizações com a sociedade.
A Internet foi a Válvula da Mudança, que alterou o status quo, pois as Tecnologias Midiáticas Descentralizadoras passaram a permitir a difusão de informações com outro Macro Modelo Informacional de controle mais aberto e horizontal, se comparado com o anterior.
Assim, há uma crise entre a prática estabelecida pelo status quo versus o novo Patamar de Transparência Informacional.
O Wikileaks radicaliza esta possibilidade, através de um Fenômeno Social Recorrente, que é o surgimento de grupos políticos, que tem como demanda desestruturar o antigo regime e testar os novos limites.
Há, no filme, algumas questões interessantes:
- O status quo tendo que se readequar ao novo Patamar de Transparência Informacional;
- A procura de leis para enquadrar o grupo radical;
- E os limites éticos dentro do próprio grupo, daquilo que deve e não deve ser divulgado, que acabou gerando racha interno.
O novo Patamar de Transparência Informacional tem forte impacto na sociedade, pois um conjunto enorme da relação organizações de plantão-sociedade era feito em patamares pré-digital.
Muito do que vimos na recente eleição brasileira e das alterações no quadro política mundial, bem como nas mudanças da relação das organizações produtivas com os consumidores são resultado direto destas mudanças de cenário.
O Wikileaks é um dos “surfistas” que radicalizou esta macro onda do aumento da Taxa de Transparência, que tem vem corroendo os antigos modelos organizacionais.
Recomendo o filme.
Quer ser um Futurista Profissional?
Me mande um zap: 21-99608-6422
Conheça nosso Programa de Formação de Futuristas Bimodais.
Veja aqui o depoimento completo dos nossos formandos!
RESSALVA
Os Conceitos Estruturantes criados ou utilizados neste texto serão grafados com caixa alta no início da palavra, tal como Futurismo. E no blog destacados em negrito.
Ao final do texto do livro “Futurismo Competitivo – Teoria e Prática” – (sendo escrito em Grupo de Estudos Avançados sobre o tema) temos o Glossário Completo com a definição de todos eles para que sirva de suporte aos que querem se aprofundar no tema.
E referência para que se possa entender com a máxima precisão o que estamos propondo aqui em termos de pensar e agir.
O Grupo de Estudos Avançados sobre Futurismo Competitivo é uma das opções dos formandos, que já foram certificados no Módulo Introdutório e Intermediário.
Veja abaixo o depoimento de um dos nossos participantes: