O mercado é muito mais irracional do que supõe nossa vã filosofia.
O mercado adora uma dupla de palavras para fingir que está na moda: sai gestão de conhecimento e entra transformação digital.
Tudo será agora transformação digital, desde colocar capa nova no celular, até abrir o cadeado da bicicleta com uma aplicativo.
Temos organizações especializadas em modismo, que vivem de gerar buzz no mercado para que todos se sintam “na moda”.
São empresas de administração, que se especializaram em modismo que vendem para aqueles gestores que, no fundo, não querem mudar.
No modismo administrativo, compra-se de tudo para não se mudar nada.
Isso no passado era algo que podia ser praticado, pois servia, ao final das contas, como fator motivacional e, de alguma forma, alguma coisa era modificada.
O mundo lá fora era mais ou menos igual, os concorrentes conhecidos e o consumidor era aquele cara que todo mundo dominava.
E cá para nós: e nada como bom novo modismo para sacudir a turma e dar aquela motivada.
O novo milênio será implacável com a brincadeira dos modismos administrativos.
Podemos dizer que a festa de adotar modismos administrativos para fingir que estamos mudando está com os dias contados.
O que está ocorrendo na sociedade hoje é uma Revolução Administrativa, vinda de fora para dentro, na qual surgem organizações muito mais competitivas do que as atuais.
São mais competitivas, não por que adotaram um novo modismo, mas por que temos novas tecnologias que alteram o modelo administrativo.
Não é uma brincadeira.
As organizações produtoras de modismo não estão ajudando, pois os métodos adotados até aqui foi sempre de ver o que o cliente queira comprar e vender.
O problema que o que está ocorrendo no mercado é que o cliente é obrigado a comprar algo que ele não quer comprar.
Faltam métodos para entender o que ocorre, para capacitar o cliente e, por fim, criar metodologias que realmente possam tornar os clientes mais competitivos.
com outras que os vendem.
Hoje, é preciso encarar seriamente uma mudança civilizacional, que vai exterminar toda uma geração de organizações que ainda praticar a Gestão.
A Gestão é baseada em decisões verticais por gestores/intermediadores de carne e osso, que foram ficando cada vez mais lentas, corporativas e incompatÃveis com a nova complexidade.
Uma organização 2.0 só vai sobreviver enquanto uma 3.0 não conseguir um jeito de invadir seu mercado.