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Tenho defendido que,  por crescer demograficamente sem limites, o  Sapiens precisa criar linguagens e modelos de administração cada vez mais sofisticados.

Nossa espécie vive sob a égide da Complexidade Demográfica Progressiva.

Mudanças na comunicação e na administração, assim, não são opcionais, mas obrigatórias.

O processo irá surgir naturalmente, após saltos demográficos, primeiro com a chegada e massificação de novas mídias e depois com mudanças administrativas, na direção da descentralização das decisões – única forma viável no tempo de lidar com o aumento progressivo da complexidade.

Nessa trajetória, podemos dizer que tivemos as seguintes Linguagens de Comunicação na Macro-História: os gestos, a oralidade, a escrita e agora os cliques (linguagem binária).

Demorei bastante tempo para considerar, como faço agora, os cliques como nova linguagem humana de comunicação.

Linguagens de Comunicação são ferramentas produtoras de cultura que permitem trocas de todos os tipos e, respectiva, tomada de decisão.

Os cliques, quando olhamos a sua aplicação, permitem que decisões sejam tomadas por cada vez mais gente, tal como a criação da reputação de pessoas, objetos, registros informacionais e lugares.

Deixa-se rastro dos cliques passados que é utilizado por todos que vem a seguir, permitindo que se tenha processo de tomada de decisões mais eficaz, barato e meritocrático.

A novidade da Linguagem da Comunicação dos Cliques, diferente das passadas, é que nunca tivemos um mix tão intenso entre a linguagem de comunicação social (responsável pelas trocas humanas) e a matemática (responsável pela medição e cálculo).

Eram dua categorias de linguagens distintas que andaram separadas por milênios –  cada uma com função específica – que agora se juntam para criar a Civilização 3.0.

Algoritmos em processos de Comunicação Social passam a fazer parte da interação entre as pessoas, que se comunicam cada vez mais por telas e plataformas participativas.

São os algoritmos que já estão definindo os artigos que você recebe, quais amigos verás com mais intensidade no Facebook e que tipo de resultado de busca terá no Google.

Muitos dirão que preferiam que nada disso ocorresse.

Têm vontade de voltar para o mato, mas isso é o que chamo de pensamento melancólico em ação.

A complexidade de 7 bilhões de Sapiens está dada e respectivas demandas, agora é resolver o problema da oferta, através destas novas alternativas de comunicação e administração.

Como?

  • Assumir que teremos novos modelos de comunicação e administração obrigatórios para resolver problemas e que não há saída nos modelos antigos;
  • Que estes novos modelos serão cada vez mais matemáticos para resolver os problemas cada vez mais complexos;
  • Que será preciso compreender melhor o papel dos algoritmos, torná-los cada vez mais transparentes e passíveis de edição;
  • E, por fim, a possibilidade, via concorrência, para que se aperfeiçoem sempre a favor dos consumidores e cidadãos.

É neste novo ambiente comunicacional-matemático que o Sapiens 3.0 terá que saber conviver e modificar – da melhor forma possível – neste novo milênio.

É isso, que dizes?

 

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