O papel de um cenarista é reduzir a imprevisibilidade do futuro.
Analisando, inicialmente, o que é mais previsível para começar a fazer os cálculos de futuro.kkk Juh
Podemos dizer que em qualqjuer futuro teremos cada sapiens comendo, bebendo, indo ao banheiro, etc e tal todos os dias.
Isso é previsível?
Se não houver mudanças genéticas, sim.
Isso é a base de todos os cenários, pois demandas geram ofertas. Ofertas criam a necessidade de organizações.
Assim, teremos mercado de trocas.
O que é preciso analisar, assim, é o que muda nos mercados.
Quais são os fatores que não são fixos.
Podemos dizer que organizações e consumidores mudam no tempo.
E quais são os fatores que alteram o mercado, tanto organizações como consumidores?
No macro-cenário, podemos apontar dois bem negligenciados e com forte impacto: demografia e dessacralização de mídia.
A demografia aumenta à complexidade das demandas, o que obriga a sofisticação das ofertas.
Organizações precisam crescer, inovar, mudar.Descentralização de mídia altera o amadurecimento afetivo-cognitivo do conumidor, aumenta a demanda por personalização, o que gera ainda mais impacto na complexidade.
Além disso, novas mídias permitem o surgimento de novas formas administrativas, criando espaço para novas organizações outsiders.
Não existe, assim