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Quando falamos em especialização, pensamos sempre especialização de assuntos e não de problemas.

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O mundo que estamos saindo é um mundo de ideias e inovação controlados pelo limite das tecnologias, da linguagem, que se tornaram incapazes de lidar com o novo patamar da Complexidade Demográfica.

Quando isso ocorre a tendência é massificar, apostar na repetição, na baixa inovação, no controle e caminhamos para o fortalecimento do agir e pensar em torno dos assuntos.

A educação caminha toda nessa direção.

Assuntos, que podemos chamar de dados dispersos, são ferramentas pré-problemas.

Não podemos incentivar o estudo e prática em torno de problemas em sociedades que não podem inovar.

Vamos estudar em torno de dados dispersos, desarticulados, sem coerência entre si e deixar que os problemas sejam resolvidos por uma parcela pequena da sociedade.

Isso não é maligno, mas a resposta que encontramos para momentos em que a taxa de Complexidade Demográfica aumenta sem o respectivo upgrade nas tecnologias de mídia e na linguagem,

Especialistas de assuntos, ou de dados, são apenas pessoas que quanto mais estudam mais se isolam no mundo.

O estudo de assuntos nos leva sempre a becos sem saída.

Quando recomeçamos nova Era Civilizacional, com novas tecnologias de mídia e nova linguagem podemos, de novo, nos dedicar ao estudo de problemas, pois a taxa de inovação volta a crescer.

O estudo de problemas, ao contrário do de assuntos, é integrador.

Todo o estudioso de problemas vai lidar com os mesmos problemas fundamentais:

  • superar sofrimentos latentes de quem sofre com o problema;
  • dificuldade de que as pessoas encarem novas metodologias para antigos problemas;
  • articulação de diferentes campos de assuntos para lidar com o mesmo problemas, quebrando barreiras disciplinares;
  • questões filosóficas, teóricas e metodológicas.

Assim, o estudo dos problemas por especialistas, ao contrário do de assuntos, não leva pessoas a ruas sem saídas, mas para cruzamentos.

É isso, que dizes?

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