Muito se fala e almeja o mercado de palestras.
Mas é necessário criar certa classificação.
Vejamos:
Motivadores:
Que mexem com os indivíduos:
- Motivadores superficiais – os que animam e/ou mudam as pessoas conjunturalmente;
- Motivadores estruturais – os que animam e/ou mudam as pessoas estruturalmente.
Cenaristas:
Que mexem com as organizações:
- Cenaristas de curto prazo – que arriscam na apresentação de cenários de curto prazo;
- Cenaristas de longo prazo – que arriscam na apresentação de cenários de médio e longo prazo.
Especialistas:
Que mexem com especialidades dentro das organizações:
- Especialistas metodológicos – que são mais pragmáticos, mas ligados às metodologias;
- Especialistas filosóficos/teóricos – que procuram situar o problema em determinado contexto mais geral, mais filosóficos e teóricos.
Cada um destes palestrantes segue determinada linha, que tem um propósito e é bem ou mal sucedido, conforme a demanda do cliente.
Nas mudanças ou crises incrementais os primeiros ajudam mais. Nas mudanças e crises disruptivas os segundos são mais adequados.
É isso, que dizes?