- A co-laboração é o trabalho conjunto.
- A participação é a ideia de fazer parte.
Qual a diferença quando analisamos a Revolução Cognitiva Digital.
O que se está procurando com os projetos digitais participativos não é aumentar a colaboração, que é um sub-produto de tudo, mas aumentar a participação da sociedade nas decisões.
Um projeto de implantação da nova Governança Digital, assim, não é medido pelo aumento de colaboração, mas de participação nas decisões.
Quando se fala decisões está se falando em resultados tanto de produtos, serviços, registros, onde se inclui leis e decisões públicas.
Assim, quando implantamos a nova Cultura de Participação 3.0 não estamos abrindo uma “caixa de sugestões digital” para as pessoas colaborarem, mas estamos criando um novo ambiente cultural em que se possa incorporar a participação das pessoas efetivamente.
Ou seja, ao votar na qualidade da tripulação da Gol, a empresa está transferindo A DECISÃO do pagamento variável daquela equipe para o consumidor.
Ou seja, não é colaboração, mas participação na decisão.
A empresa transfere a decisão para o consumidor, estabelecendo uma nova relação tripulação-consumidor mais meritocrática do que a anterior.
Claro, que há aí um conjunto enorme de metodologias e tecnologias, incluindo algorítimos para que tudo seja menos injusto e mais eficaz, porém se vê o que estamos falando de diferença entre participar (tomar parte da decisão ) e colaborar (ajudar a quem decide, mas que este não transfere a decisão).
Podemos talvez adjetivar a colaboração e chamar de colaboração com decisão e colaboração sem decisão, mas se estabelece que participar é tomar parte das decisões e avançamos nos conceitos.
É isso, que dizes?