Feed on
Posts
Comments

Uma nova metodologia social nos leva de “a” para “b” por algum motivo.

fproject_1_2

Uma nova metodologia vem mudar uma velha que por algum motivo deixou de funcionar a contento.

O motivo é a melhoria de aprimorar como estamos resolvendo um dado problema.

Uma nova metodologia, assim, traz uma promessa.

Tem que apresentar a que ela se propõe de forma clara e apontar quais são as aferições comparativas entre “a” (o agora) com “b” (o depois).

É quase uma campanha política.

mt

E aí podemos ter duas possibilidades:

A) resultados intangíveis – da ordem cognitiva e/ou afetiva, que levará a resultados de curto, médio e longo prazo;

B) resultados tangíveis – da ordem prática/operacional que levará a resultados de curto, médio e longo prazo.

metodologia

Assim, é preciso uma planilha que aponte em “a” e “b”:

  • Por que mudar?
  • Benefícios e riscos?
  • Que ações serão feitas?
  • Qual o custo?
  • O que se espera de resultados?
  • Quando?
  • Onde?
  • Como medir?
  • Quais são os índices?
  • Quais as datas de medição?
  • O que pode ser considerado um sucesso?
  • O que pode ser considerado um fracasso?

De maneira geral, novas metodologias atualmente são muito mais promessas ao vento.

  • São feitas para fingir mudanças.
  • Procura-se tapar o sol com a peneira para problemas contínuos.

Acredito que sem medição não estamos falando de metodologias, mas de falsas metodologias.

É isso, que dizes?

Leave a Reply