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(Aviso: não acho que os conceitos do Espinoza possam ser usados de forma integral hoje em dia, o exercício aqui é apenas para fazer a ponte entre a discussão atual sobre inovação e ideias tão antigas, que, com ajustes, se mantêm completamente atuais.)

Spinoza zw_tcm97-205991

Bento Espinoza

 

 

Achei bem interessante este vídeo para pensarmos a inovação.

Note que os três níveis de consciência de Espinoza marcam bem o que vejo em sala de aula.

Geralmente, os alunos estão na primeira ou na segunda consciência e a expansão cognitiva atual pede o esforço do terceiro nível. que está ligado à inovação radical, que é para onde temos que ir para criar um novo mundo, veja abaixo um resumo dos gêneros:

consciência_espinoza

Sugiro para os mais curiosos dar uma olhada também na parte I do vídeo do Cláudio Ulpiano.

Tem mais este aqui para aprofundar o tema:

Versão 1.0 – 29/10/2013 – Colabore revisando, criticando e sugerindo novos caminhos para a minha pesquisa. Pode usar o texto à vontade, desde que aponte para a sua origem, pois é um texto líquido, sujeito às alterações, a partir da interação. 

2 Responses to “Inovação radical e os gêneros do conhecimento em Espinoza”

  1. […] Já disse aqui que projetos incrementais, exigem um trabalho de um tipo de consciência, de lado do cérebro ligado às emoções, aos sentidos, pois observa-se, critica-se para mudar. […]

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