- Não é por passar a sua vida interagindo que o homem se comunica – Dominique Wolton – da coleção;
Resumo:
A comunicação humana é feita de quatro pilares básicos: forma, plataforma, interação e mensagem, sendo esta última a razão de todo o processo apoiada pelos outras três. Repensar esse processo é fundamental para pensarmos projetos de comunicação no pós-Internet. Não devemos nos agarrar no que é secundário, mas principalmente no fundamental para que a comunicação possa existir, servindo como base para a sobrevivência humana e, se possível, pela melhora da qualidade de vida. |
Resumo Twittado:
|
Indo + fundo:
Muito do que temos discutido sobre o futuro de…(rádio, televisão, jornal, livro, cinema etc) pode ter um atalho. |
Se refletirmos, de novo, mais uma vez, sobre o fenômeno da comunicação, que ganha um outro cenário com a chegada da Internet e tecnologias afins, podemos reparar que os seus quatro pilares básicos não mudam.
Assim, como o seu papel fundamental: transmitir ideias para o ser humano sobreviver com ou sem qualidade, gerando mais ou tentando reduzir sofrimento, dependendo de quem a usa.
Vamos aos pilares:
- No centro, é bom que não se perca vem o fundamental, a mensagem, que transmite basicamente as ideias de alguém para alguém. Este é o objetivo central, a necessidade humana fundamental;
- Do outro lado temos a forma, a maneira que arrumamos a mensagem, o tom, a cor, o cheiro, o tato, formato, tudo aquilo que deve facilitar a comunicação, conforme a mensagem e o objetivo proposto;
- Por baixo de tudo, a plataforma o suporte que escolhemos para transmitir a ideia, que engloba ferramentas de áudio e/ou, imagem e/ou texto, através de ambientes digitais ou não;
- E, por fim, a interação pretendida, se permite o diálogo, se é unidirecional, se é coletiva, individual, de um para muitos, de muitos para muitos, um para um. Hoje, com a Internet é opcional, diante da tecnologia. Ex um blog sem comentário. Antes era impositiva, por falta de opção.
É nesse leque, sempre priorizando, a mensagem que temos o desafio da comunicação do século XXI.
Não temos mais suportes fixos, o que vale é o que se tem dos dois lados, o que se pode, com o tempo, o recurso e a velocidade exigida para se fazer o processo andar.
Não interessam os suportes, os meios, os canais, mas que se procure a forma de transmitir a mensagem adequada, que harmonize os quatro pilares, sempre colocando no centro a mensagem, pois é dela que sobrevivemos.
Concordas?
Boa tarde Nepo. Lendo seu post e concordando que existe sim um novo cenário com a chegada da internet e das novas tecnologias. E que mesmo com o advento dessa “revolução” os fenômenos de comunicação continuam os mesmos.
No texto, só senti falta de um fator que, em muitas vezes, prejudica os pilares da comunicação chamado “ruído”. Talvez, e se não interpretei erroneamente o texto, o desafio, mesmo com o advento da Internet e das novas tecnologias, seria conciliar a velocidade das transformações revolucionárias que vivemos com a tentativa histórica de reduzirmos o máximo possível os ruídos para que nossa comunicação se estabeleça de uma forma mais global. Será isso?
Já tentei inúmeras vezes estabelecer uma comunicação profunda e direta com menos ruídos possíveis, e tenho que confessar que é muito difícil… Será que falando em parábolas consiga uma maior abrangência? rsrs
Abraço
Ricardo
Ricardo, arriscaria dizer que os ruídos ocorrem quando não há equilíbrio entre os quatro pilares, dificultando a transmissão da mensagem, ou hoje em dia, a sincronização, ou o alinhamento….
O ruído seria o inverso de equilíbrio…de não adequado…
Concordas?
Valeu visita,
Nepô.
[…] Os 4 pilares da comunicação humana […]