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Não existe crise da informação, mas dos modelos de negócio da mídia – Aloy Jupiara da minha coleção de frases;

Gente, parece que os suícidios nas fábricas da Apple na China estão deixando o Steve meio tonto!!!

Olha o que o moço nos diz:

As pessoas têm que pagar por conteúdo“.

E vai surtando:

“Não gostaria em nada ver nos que nos transformamos num país de blogueiros“, afirmou Jobs em entrevista organizada pelo Salão All Things Digital, dedicado as novsa tecnologias, em Rancho Palos Verdes (Califórnia).

O que eu sempre acho….

Não é o fato do cara ser tecnológico pós-moderno, que tem noção do mundo 2.0 que estamos entrando.

Uma coisa é o fato, a outra é a versão do mesmo.

Caro Steve,  vou te dizer, aqui de blogueiro para não blogueiro, que nunca paguei tanto por conteúdo em minha vida.

E isso não é mentira.

Hoje pago Tv a cabo (conteúdo), coisa que não pagava antes, pois tudo era de graça.

Todo final de mês sou debitado em quase R$ 244,00 por mês, com ponto adicional, alguns canais e ainda R$ 88,00 pela banda larga do Virtua.

Total: R$ 322,00 reais!!!!

É pouco?

De graça?

Sem falar, quando estou na rede pelo celular, ou ainda nos cibercafés pela cidade.

$$$$$$ dinheiro na rede é vendaval…é vendaval….

Estou despejando dinheiro na web e em conteúdo!!!

Dizem que o Google vem para o cabo….

Humm vou pagar também para o Google?

Steve, antes, vou te lembrar que não pagava para assistir tevê.

Era tudo de graça.

Dava um trabalho enorme para as emissoras, que se bancavam com anúncios, que eu aceitava (e ainda aceito) assistir enquanto estava ali esperando os programas.

O que mudou?

Nada.

  • Pago pelo que me gera valor e eu não tenho na minha mão preguiçosa.
  • Não pago pelo que tenho na minha mão preguiçosa, mesmo que me gere valor.

Acho que você tem que ler o Mário Quintana:

A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda.

É um novo modelo de negócio, que como um  iô-iô varia de ver de graça e ter anúncio.

Ou pagar e também ter anúncio. 🙂

Pois do jeito que você defende seria bom receber um jornal sem anúncio, ver tevê a cabo sem anúncio, já que estou pagando..certo?

Ou seja,  estou gastando pelo mesmo conteúdo, talvez até mais, mas de maneira diferente.

Ou não estou?

Ah, ainda vou ao cinema e vejo anúncio, até da Apple.

E assino o Globo.

E pago por exposições e peças de teatro, quando não estão na rua ou são de graça.

E acredito que tudo isso tem valor, que melhora de alguma forma minha vida.

Se não estou disposto a pagar pelo conteúdo básico, fofoca, que está na rede, estou disposto (muito aliás)  a colocar meus reais para estar on-line.

Ou seja, estou pagando, pois ninguém está nesse bingo de graça, está?

Que os cachorros grandes se entendam, arranjem patrocinadores, ganhem um percentual de quem me coloca na rede.

Ou tenham serviços que melhorem a minha vida, além do que já vou receber pelo Twitter, por exemplo.

Que realmente me ofereçam algo novo e de qualidade, que não está na rede de bobeira.

Bom, Steve, a sua outra afirmação é algo preocupante:

“Não gostaria em nada ver nos que nos transformamos num país de blogueiros”

Eu hein….

O blogueiro está tirando trabalho dos jornalista do Valor, da Revista Época Negócios, ou da HSM?

Acho que não.

Assino as três e sou blogueiro.

Aliás, para ser o blogueiro que preciso ser para gerar meus negócios,  preciso das três publicações.

Que têm o conteúdo fechado!!!

E pago para tê-los, pois me agrega valor.

Quem disse que é de graça?

Paga-se pelo que se tem a mais.

E não pelo que já se tem de graça.

O blogueiro é algo que fará uma ponte cada vez melhor entre a mídia de massa e a mídia de missa .

Uma se relacionando com a outra de forma cada vez mais embrionária.

Vide a reforma da Folha que chamou 29 novos colunistas, vários blogueiros.

O blog é uma ferramenta para apresentar novos líderes  ao mundo.

Nunca teremos só blogs, mas também nunca mais só grande imprensa.

Que maravilhoso isso!

Isso é ótimo para a democracia, para a sociedade.

Assim, não existe uma briga entre blogueiros e grande imprensa.

É falsa a questão.

Steve, Steve…

O problema é que a grande imprensa, assim como a Indústria da Música e outras, vivem da arrogância e do saudosismo de um tempo que não tinham que se mexer, mudar e inovar.

E isso dá um trabalho….Ou como diz Betânia:

  • Nada é mais frugal que o sucesso, e nada é mais perigoso que a anestesia da arrogância trazida pelo sucesso – Betânia Tanure;

Jobs, Jobs…

Tu tá precisando urgente de umas férias.

Que tal o litoral santista?

Traz um Ipad, um Iphone e relaxa, meu.

Uns dois pastél e uns chope…e tu de novo volta para a minha galeria de caras que admiro..valeu?

Que dizem?

11 Responses to “Steve Jobs tá precisando de férias!”

  1. E isso, Nepô, por que vc não falou que temos a segunda maior tarifa de celular do mundo, só perdendo pra um lugarzinho desconhecido na África, que só se tornou conhecido por isso. Também, acrecento, imaginem se o jobs não fosse o cara que está entre os que mais movimenta o setor, não só em novidades e tecnologia, mas financeiramente falando. É isso amigo, os caras vão ganhando dinheiro e esquecendo de onde vieram, vão perdendo a humildade, se é que já tiveram, o Jobs nunca teve, diga-se de passagem. Por isso Nepô suplico a você, deixe-me ter o teu conteúdo aqui, de grça, por que adoro te ler, ler tua “alma”. Abraços.

  2. Carlos Nepomuceno disse:

    João, valeu….

    Eu blogo por necessidade cognitiva/afetiva e também como ferramenta de marketing para ampliar meus clientes. É um jogo de ganha-ganha com meus clientes.

    Não escrevo por encomenda para ninguém.
    Não faço palestra de graça.
    Não dou consultoria de graça.

    Mas dou de graça aquilo que acho que me ajuda como pessoa e me promove como profissional.

    É isso.

    abraços,

    Nepô.

  3. Pedro disse:

    Nunca tinha pensado nisso.Como sou burro.Sou assinante da revista Rolling Stone e assino velox.Posso me enganar, mas acho que minha irma continua assinando a Você/S.A e eu comprei a Época da semana passada.

    Como assim, nao consumimos conteúdo ??

  4. Pedro disse:

    Esqueci de falar dos filmes na locadora. rss

  5. Mônica Couto disse:

    E isso sem falar que há muita maneiras de “pagar”. É só observar o que você disse:
    “Eu blogo por necessidade cognitiva/afetiva e também como ferramenta de marketing para ampliar meus clientes. É um jogo de ganha-ganha com meus clientes.”
    Assim, deduzo que você “paga” com o conteúdo que disponibiliza aqui: a atenção dos seus leitores, os comentários que dinamizam o seu blog, a divulgação de seu trabalho em uma rede que se multiplica infinitamente ( quantas pessoas eu já indiquei e , consequentemente, re-indicaram o seu blog e estão lendo? inimaginável…), a construcão coletiva do blog, já que é dessa interação que ele vai ganhando contornos cada vez mais interessantes e tenho certeza de que você acredita nisso…Enfim, “pagar”, só vale se for com dinheiro?

  6. Carlos Nepomuceno disse:

    Pedro, pois é..como incorporamos o preço da Internet, vamos esquecendo…

    Mônica, é justamente isso..

    Há a rede e o que ela te dá antes, durante e depois do contato…

    Eu vendo minhas personal hora, todo o resto é troca…

    Me perguntam muito nas palestras, nas aulas, pode gravar? Pode colocar em rede?

    Claro que pode, pois eu mudo sempre.

    O que eu vendo é pensar problemas de cada cliente.

    E isso não pode ser copiado, justamente o valor que crio.

    O resto é free.

    Essa visão do Jobs é interessante, pois achamos que alguém cabeça da tecnologia é também um pensador mais amplo e se vê que não.

    beijos e abraços,

    Nepô.

  7. GanguedoBlog disse:

    Esse Steve Jobs não entende nada…
    Fala uma besteira dessa:
    “Não gostaria em nada ver nos que nos transformamos num país de blogueiros”
    O blog só ajuda as pessoas a se comunicar e compartilhar de tudo (futebol, econômia, etc).
    Te apoio totalmente Nepô.
    Vamos nos reunir (todos os blogueiros) e ir na casa desse cara.
    Talvez ele mude sua opinião……

  8. Nepô, vc falou e disse… quem quer criar uma vez e ganhar dinheiro o resto da vida não tem mais espaço não… tem que gerar valor sempre e justamente pela capacidade de gerar ese valor… Adorei!

  9. Carlos Nepomuceno disse:

    Pessoal, saiu no globo hoje outra discussão parecida…

    http://oglobo.globo.com/economia/mat/2010/06/08/kevin-roberts-autor-de-best-seller-sobre-marketing-diz-que-conteudo-gratuito-nao-sustentavel-916822256.asp

    Kevin Roberts diz que “Conteúdo gratuito não é sustentável”….

    Volto a dizer, não aprenderam nada com a TV aberta?

    Mas a discussão dele é mais abrangente, pois toca em outros pontos bem legais.

    Destaco as seguintes frases:

    Estamos passando da economia da informação para a da participação – Kevin Roberts;

    As marcas hoje são de possessão das pessoas – Kevin Roberts;
    Você não está junto só porque congia e tem respeito, mas porque ama – Kevin Roberts;

    Quero que o jornal me diga o que significa para mim, o que eu tenho que fazer – Kevin Roberts;

    Para os garotos de 23 anos, você tem de ter garotos de 28 anos escrevendo – Kevin Roberts;

    As marcas têm de estar preocupadas com o retorno emocional e não o financeiro – Kevin Roberts;

  10. Excelente Carlos. O Jobs foi infeliz nessa, existe muitas maneiras de ganhar dinheiro com a informação, cobrar por ela é a mais fácil. O mais fácil, raramente traz os melhores resultados.

  11. Otavio disse:

    BLOG é BLOG e sempre vai ser BLOG e nunca uma verdadeira imprensa.
    Uma coisa é liberdade imprensa outra coisa é anarquismo (o que 99% dos blogs são).

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