O futuro já está aqui. Ele só é mal distribuído – William Gibson – da minha coleção de frases.
Li em meia hora o ótimo livro de 61 páginas de Antonio Graeff.
Não é para Dummies, é alto nível, cita o pessoal de peso. Útil para quem pensa web 2.0 e, principalmente, quem vai meter a mão na massa em campanhas ano que vem.
É daquela safra dos livros a R$ 10,00 reais da Submarino, que comprei e estão chegando em partes, acredite se quiser.
Pego emprestado do Blog Social News este trecho sobre o livro:
O autor Antonio Graeff, especialista em tecnologia, mostra em seu novo livro, Eleições 2.0, lançado pela Publifolha, como a mudança nos meios de comunicação não está relacionada apenas ao uso feito pelos candidatos e, sim, pelo uso do cidadão, que utiliza meios como YouTube, Wikipédia e Orkut, para descentralizar a informação.
“Esta eleição (do Obama) vai marcar o nascimento de uma nova força política irresistível que vai dominar e transformar os EUA. E, 2015, quando todos eles tiverem idade para votar, serão um terço do eleitorado”.
O que aprendi, evoluí e destaco do livro:
- Ele fala de uma rede Meetup americana que promove encontros da rede para o presencial. O pessoal esteve presente nos dois Web 2.0 Expo, já tinha até colocado um adesivo deles no meu laptop, mas tinha esquecido da boa ideia que eles promovem. Já vi que o pessoal está se reunindo para falar em inglês, aqui no Rio, achei bem legal, veja o próximo encontro aqui. Vou passar a monitorar e vou nos próximos, me aguardem!
- Frase, que foi para minha coleção: ” A primeira coisa que aprendi foi que a internet é uma comunidade, não apenas uma ferramenta” – Howard Dean;
- Outra novidade foi saber que antes da campanha do Obama, Howard Dean, que disputou indicação na campanha dos democratas nas eleições de 2004, um pré-Obama 2.0. Sobre ele, o autor indica para ler uma entrevista sobre a campanha fortemente baseada em conceitos 2.0, isso não circulou muito por aqui;
- Outra frase boa: “(Num blog) o truque é transformar o ouvinte em orador. Um blog bem-estruturado inspira tanto a leitura quanto a escrita – Lawrence Lessig – também foi para minha coleção“;
- A ideia de que em uma campanha deve prevalecer o conceito da rede descentralizada,para agir sem precisar consultar o comando da campanha constantemente, com as pontas conectadas uma às outras. No fundo, como em todas as partes do livro, as mesmas regras que valem para uma campanha ou qualquer movimento de rede social eletrônica;
- Indicação de livro, The Revolution Will Not Be Televised: Democracy, the Internet, and the Overthrow of Everything by Joe Trippique já coloquei na minha lista de compras futuras na Amazon:
- Da campanha do Obama, o destaque da frase do Tapscott no livro dele “Crescendo na era digital“, que diz:
(Isso vale também para as empresas, que vêm cada vez mais os novos funcionários, querendo redes sociais internas.)
Outra boa frase que coletei para a coleção:
A possibilidade de publicar comentários em um site vale muito pouco se as pessoas sentirem que ninguém faz nada com base nesses comentários. É preciso criar um canal de retorno real pelo qual as discussões, dúvidas e sugestões de cada comunidade cheguem à campanha – Antonio Graeff; (Esta, aliás, vale para toda a Web colaborativa, movimentos fakes não vão adiante…);
Frase que já estava na coleta: “O Futuro já chegou, só não está distribuído uniformemente” – William Gibson. Por fim, fala-se das restrições das leis brasileiras, de algumas experiências, do Kassab e Serra. Faltou a do Gabeira que acho que foi também interessante. Dicas para candidatos e eleitores. E algumas ONGs brasileiras que lutam para melhorar nosso ambiente político, entre elas:
É isso. Que dizes?
“A primeira coisa que aprendi foi que a internet é uma comunidade, não apenas uma ferramenta” – Howard Dean;
Apostaria 5 mil reais como não foi.
:-p
Leandro, teria que ser em dólar a sua aposta 😉
Detalhe, please…