Reportagem do Valor de hoje, ” Lojas Especializadas ganham confiança do consumidor ” dá vários dados relevantes sobre Redes Sociais e Comércio Eletrônico. (O conteúdo do valor é protegido, mas farei um resumo do que se diz sobre comércio eletrônico em geral, antes de entrar no tema em si.)
São eles:
Segundo o jornal, empresas de comércio eletrônico de menor porte representaram 10% das vendas dos 10 bilhões de faturamento previstos para este ano, uma alta de 28% sobre o volume de R$ 8,2 bilhões do ano passado para um público de 17 milhões de compradores, que apertaram 30 milhões de vezes o botão “Comprar” para produtos em média no valor de R$ 327,00.
O Brasil tem hoje 36,5 milhões de brasileiros que navegaram pelo menos uma vez na rede, seja no trabalho ou em casa. Desse total, 25,2 milhões de pessoas visitaram algum site de comércio eletrônico, o que significa 69% do total.
Frases:
“Todo o ecosistema de comércio eletrônico está acessível hoje aos pequenos”, diz Gerson Rolim, diretor da Câmera e-net.
“Pense numa árvore alta. Os grandes varejistas ficam com os frutos dos galhos mais baixos. Os sites especializados procuram os galhos mais altos, cujos frutos são mais difíceis de colher, mas estão lá para ser colhidos”, Marcelo Casarini, do Flores Online.
Dados Ibope redes sociais e comércio eletrônico:
- 83% das pessoas que navegam em sites de comércio eletrônico também visitam pelo menos uma vez o Orkut;
- 89%, o Twitter;
- 91% o Facebook;
- e 93% o My Space.
O que são dados, a meu ver, completamente discrepantes com o que eu vejo na rede, pois os usuários do pais do Facebook e do My Space não seriam tão grandes. A não ser que o fator classe social, seja determinante, o que faltou explicar na matéria, ou se aprofundar com alguém do Ibope.
Sites citados na reportagem que foram novidades para mim:
- Elo7 – rede social comercial, que reúne artesões do Brasil todo;
- Galochas online – curioso.
É isso!
[…] Valor, por exemplo, publicou matéria ontem “Lojas especializadas ganham confiança do consumidor” que aborda o tema empresas e redes […]