Bom, fechamos nosso curso da facha com uma avaliação colaborativa.
(Primeiro, pela primeira vez, dei a nota em sala de aula com a participação dos alunos.
Quem foi às sete aulas – teve 7 pontos;
Que participou dos quatro trabalhos em sala de aula – ganhou 1;
Depois, tivemos a avaliação de participação em sala de aula – mais 1;
E, por fim, a participação individual no meio digital (que precisavam justificar onde e quando) – mais 1.
(Não valeram as participações digitais que a turma não tomou conhecimento, fortalecendo a idéia de uma turma o tempo todo convexa e não côncava.)
Expus o critério e cada aluno sugeriu a sua própria nota, através de um papel entregue ao professor.
Avaliei sozinho e devolvi com a nota que achei válida.
E quem se sentiu injustiçado, ficou de defender mais pontos por e-mail.
Alguns pontos positivos da avaliação:
1- tudo se resolve em sala de aula, algo útil para quem trabalha;
2- o aluno se auto-avalia, a maioria foi perfeita na avaliação, bem dentro do que eu achava;
3- o professor não sai da aula com a burocracia de ter que ver trabalhos, o que, a meu ver, burocratiza;
4- criamos um critério objetivo para valorizar cada aluno. Confesso que foi a forma mais justa, desde que dou aula;
5- valorizamos muito a presença, participação na aula e on-line, que é o fundamental nesse tipo de curso; quem venho, acabou, ficando com a nota 8.
Se é preciso avaliar, que seja algo claro, transparente e coerente com o mundo da colaboração que tanto defendemos.
Na avaliação da turma, o pessoal achou bom, mas podem expressar a opinião por aqui também.
Bom, o curso foi ótimo, aprendi muito no processo, sentirei saudades do pessoal.
Sugiro ao Nino que na formatura todos os professores sejam chamados e seja promovida uma festinha bem 2.0, com todo mundo podendo conversar e se reencontrar.;)
Mais fotos feitas pela Cristina. ]
E ainda as fotos da Brida:
Tô bombando nesse blog! Apareço pra caramba e o pior: dois dias diferentes com a mesma blusa! Tá na hora de aposentá-la antes que ela vá aos meus compromissos sozinha.
Agora sem brincadeira, adorei a auto-avaliação. Achei muito mais justa e não deixei de sentir confiança no aprendizado por não ter sido avaliada da forma convencional (trabalhos e provas). Os trabalhos em aula serviram muito bem pra isso e acho que foi um novo jeito de dar aula muitíssimo interessante e que tem tudo pra se tornar modelo pros futuros professores 2.0.
Bjs,
Tati.
Como eu “tuitei” ontem à noite, foram apenas 7 aulas, mas que entraram para a (nossa) história e vão deixar saudades. No fundo, é disso que estamos precisando: tempo para conversar, discutir ideias, expor opiniões, trocar informações. Estamos todos muito técnicos por n motivos que não cabem aqui. O tempo que tivemos para agir de maneira totalmente diferente do nosso dia a dia foi especial e com certeza vai refletir na nossa vida profissional. Talvez muitas vezes nem tenhamos a conciência de que o modo como iremos agir será fruto da transformação que suas aulas provocaram em nós, mas o fato é que, definitivamente, já não somos mais os mesmos alunos que iniciaram essa pós. Ou não!
(O “Ou não” do final não é uma dúvida, apenas uma brincadeira com a frase que também entrou para a nossa história)
Cara! Adorei essa aula!!! Como disse antes, depois de estudar informática, ter uma aula onde o professor não diz “é isso e pronto” e te põe pra refletir, foi sensacional!
Agora o conceito de ser 2.0 está mais nítido na minha cabeça. Caramba!! E eu assisti Lutero. Lembro que torci o nariz pra idéia, mas no final vi que a proposta foi MARA (rs).
Adorei a aula e embora a minha nota não tenha sido um primor (rs), tudo o que aprendi vai ser super aproveitado. Aliás já está sendo! Essa cosia de sair mais confuso de cada aula me tirou da zona de conforto e deixei de lado a preguiça de pensar. Foi show!!!
Pat, Bia, Juliana (não sei exatamente qual das duas) e Tati…realmente nossos encontros foram especiais. Como disse ontem só existe aprendizado quando todos aprendem, incluindo o professor. Foi o caso.
beijos
Nepô.
Oi, eu sou o Vitor, aquele que não aparece na foto (rs), o que, neste caso, é ótimo, pois além de eu não ser nem um pouco fotogênico, não gosto de aparecer em fotos.
Como eu disse, a ideia de a avaliação ter sido realizada em sala de aula foi, na minha opinião, ótima. Ou seja, o processo é iniciado, realizado e finalizado ali mesmo, naquele tempo que estamos disponíveis para tal, embora não seja contra outros métodos de avaliação tradicionais. A questão da auto-avaliação foi interessante tb e, particularmente, concordei com a correção feita pelo professor.
Parabéns, Nepô!
Boa, este sistema da autoavaliação me lembrou um restaurante em Londres que fez uma experiência de não fixar os preços de seus pratos durante um período, pedindo aos clientes que pagassem o que achassem justo. Verificou-se depois, que na maioria das vezes, principalmente por ser um restaurante de boa qualidade, o cliente pagou até um preço maior que o cobrado habitualmente.
http://www.viajandaunblog.com/categoria/restaurantes/record/10
Queria deixar uma dica de um livro importante para o perfeito entendimento de como algumas empresas estão se utilizando de um mundo 2.0, um mundo principalmente mais colaborativo, este livro é Wikinomics.
http://www.wikinomics.com/book/
http://www.submarino.com.br/produto/1/1955787
http://www.estantevirtual.com.br/mod_perl/busca.cgi?pchave=wikinomics&tipo=simples&estante=%28todas+estantes%29&alvo=autor+ou+titulo
Abraços a todos.
Excelente iniciativa, muito bacana.
Parabens a todos!
parabéns pelo curso, pela nota colaborativa e para os alunos!
Foram excelentes momentos e agradeço o carinho com que a DIG 3 me recebeu. As aulas aconteceram em um importante momento da minha vida profissional e esse apoio está sendo fundamental. Obrigado por tudo Nepo e DIG3.
As fotos estão em dois locais – resolução boa viu – http://www.flickr.com/photos/cristinadissat/ ou http://picasaweb.google.com.br/dissat/TurmaDaPosModuloCarlosNepomuceno#
Bjos, Cris (Fim de Jogo)
Como já tinha dito anteriormente (no bar), eu adorei essa aula, achei sensacional desconstruirmos alguns conceitos (inclusive nossa avaliação) e debatermos sobre temas do presente. Acho importante e válido analisarmos o passado, comparando-o com o presente e projetando o futuro. Quero ver o Nino manter o nível do curso. Abraços Nepo até o proximo esbarrão.
Onde está Wally, Vitor? cadê você na foto?
(mexi na legenda.)
Valeu Nino, Edson, Mattoso.
abraços,
Nepô,
Cris, as fotos ficaram bem legais, tks.
Carlos, eu concordei com 70% das notas, fiz pequenos ajustes para mais ou para menos em algumas, o que prova que o bom senso da maioria funciona.
valeu a dica,
Nepô.
As fotos ficaram muito legais. A importância desta aula tb teve destaque no sentido de ter aproximado mais a turma… foi bem válido. Até o final do curso quem sabe não sairão dali grandes amizades? Ontem refleti muito a respeito de algumas palavras q o professor disse na última aula e com certeza ontem não saí mais a mesma. EU QUERO SER!!!
Valeu Rosane, estou preparando um post sobre o ser ou não ser, ou sai amanhã, ou semana que vem, veremos.
grato pelos comentários,
Nepô.
Eu confesso que essa metodologia de aula 2.0 tbm foi super nova pra mim e muito positiva. Acho que serviu pra abrir nossas cabeças em relação a tudo na nossa vida, tanto profissional quano pessoal, pontos que não enxergávamos antes e agora nos forçamos a interpretar de outra forma. Aprendemos que a soma das forças é muito mais importante do que a opinião ditadora, e que sempre podemos aprender mais com o outro.
Achei essa aula do Nepo verdadeiramente SENSACIONAL, estou muito orgulhoso de estar participando desse curso, dessa turma e poder compartilhar informações junto com vcs.
Aproveitando para parabenizar o Nepo pelas excelentes aulas e o Nino pela qualidade do curso.
Valeu, abraços.
Thiago.
Valeu Thiago!
Fala Nepô, quem comentou foi a Juliana Martins (a alta rs).
As aulas foram 10 e a turma é show!!
Segunda-feira tem mais.
Nepô, parabéns pela aula e Nino por organizar tão bem o curso. Está superando todas as minhas expectativas!
A frase do Nepô que mais gostei foi a que disse que o aprendizado é mútuo. O sistema 1.0 de despejar matéria “goela abaixo” dos alunos me cansa um pouco e odeio fazer prova e ser testado o tempo inteiro, pois a pressão, dependendo do dia, de acordo com a nossa faixa de tolerância, faz com que as notas não sejam de acordo com o que realmente somos nos dias comuns.
Esse sistema de notas 2.0, embora o Nepô só tenha concordado com 70% delas (vide post anterior) foi SENSACIONAL (como já mencionado).
Me senti capaz de contribuir, com muitas besteiras e piadas (concordo), mas principalmente de poder exercitar o ato de pensar, discutir e formular idéias. Quando você constrói junto, aprende de uma forma que o tempo não apaga o registro do conhecimento.
Parabéns Nepô, pela iniciativa.
Além de tudo isso houve uma integração muito maior com os integrantes da turma, nos aproximando mais e isso também é muito importante, quebrando o “gelo” de alguns nos trabalhos em grupo e de discussões.
Tá, Nepô…vou me calar…vou deixar os outros falarem…kkkk
Abraços….
Alexandre Calladinni
P.S. (adorei poder usar o P.S.) – Me amarrei na foto da turma junta!!!
Juliana, Alexandre…bacana os depoimentos, isso reforça não só a nossa aula, mas serve de exemplo a ser experimentado por outros professores na própria Facha e fora dela.
Abraços,
Nepô.
Agora quem fala é a Juliana ( a que só fala de comida). A proposta 2.0 desta aula foi fundamental para refletir sobre o trabalho que pretendo realizar. Discutir conceitos a partir da linguagem da comida (a aula da batata) e do cinema (Lutero) foi certeiro para desconstruir informações a respeito desse universo 2.0.
Também me fez pensar que a cozinha é um lugar colaborativo, totalmente 2.0, onde o alimento é oferecido e compartilhado. Da mesma maneira, a internet oferece e compartilha informação. A aula me estimulou a integrar esses dois ambientes e pensar de forma 2.0 no mundo offline e online.
Entre as anotações da aula, gostaria de destacar:
– Mentira não funciona na web 2.0 ;
– A web 2.0 é para quem quer ser Lutero. Quem quer bancar discussão, diálogo e mudança;
– Se quiser trabalhar com a verdade, tem que estar disposto a corrigir erros. Não é facil;
– Tudo o que está acontecendo na internet ja aconteceu no passado, inclusive o que está por vir no futuro;
– Compartilhamento de poder;
– Só por prazer (exemplo do nerd que criou o linux e de Lutero. Aqui lembro da última aula, onde o Nepô falou que a maior revolução é fazer o que gosta)
– Batatas também serve para pensar na web 2.0.
Bjs
Juliana, ótimo resumo.
Foi sintética e profunda.
Continuemos juntos, através da rede.
abraços,
Nepô.
Saudades! Estou colocando alguns posts em dia, não resisti e acabei entrando neste! A frase ‘para escrever tem que ser’ agora me acompanha diariamente. Bjs
Camila,
comprou o livro Redação Inquieta?
É a sua cara, verás que vais dar um upgrade na sua vida de escritora.
Me diga,
Nepô.
[…] http://nepo.com.br/2009/05/14/notas-2-0-o-aluno-se-auto-avalia/ […]
[…] Sobre a avaliação, vejam a experiência passada. […]