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Bom, fechamos nosso curso da facha com uma avaliação colaborativa.

DSCN3724

A foto não está tão boa, Cris manda a boa, mas aqui vai o time: (No alto, começando pela esquerda) Roberta, Beatriz, Natalie, Camila, Tatiana, Rodrigo, Vanessa, Edson, Carlos. (Segundo pelotão, também vindo da esquerda): Fernanda (com o rosto cortado), Lorena, Julia, Luci, Brida, Eu, Marcos, Juliana, Thiago. (Na penúltima fila mais abaixo) Juliana (de vinho), Patrícia (com a mão levantada), Carla, Rosane, Alexandre, Priscila, João, Rany, (pronucia-se como Rãni) o outro João de camisa listrada ficou cortado, mas aparece na foto lá debaixo do post. E no último escalão:Luiz (de camisa vermelha) e Cristina (fim de jogo.). Fim. E, aliás, cadê o Vitor na foto? Procura-se Wally.;)

(Primeiro, pela primeira vez, dei a nota em sala de aula com a participação dos alunos.

Quem foi às sete aulas – teve 7 pontos;

Que participou dos quatro  trabalhos em sala de aula – ganhou 1;

Depois, tivemos a avaliação de participação em sala de aula – mais 1;

E, por fim, a participação individual no meio digital (que precisavam justificar onde e quando) – mais 1.

(Não valeram as  participações digitais que a turma não tomou conhecimento, fortalecendo a idéia de uma turma o tempo todo convexa e não côncava.)

Expus o critério e cada aluno sugeriu a sua própria nota, através de um papel entregue ao professor.

Avaliei sozinho e devolvi com a nota que achei válida.

Aula final: turma discutindo no terraço, aviões passando e as viagens rolando...

Aula final: turma discutindo no terraço, aviões passando e as viagens rolando...Foto:by Cristina.

E quem se sentiu injustiçado, ficou de defender mais pontos por e-mail.

Alguns pontos positivos da avaliação:

1- tudo se resolve em sala de aula, algo útil para quem trabalha;

2- o aluno se auto-avalia, a maioria foi perfeita na avaliação, bem dentro do que eu achava;

3- o professor não sai da aula com a burocracia de ter que ver trabalhos, o que, a meu ver, burocratiza;

4- criamos um critério objetivo para valorizar cada aluno. Confesso que foi a forma mais justa, desde que dou aula;

5- valorizamos muito a presença, participação na aula e on-line, que é o fundamental nesse tipo de curso; quem venho, acabou, ficando com a nota  8.

Visual do terraço, onde rolou a última aula. O Rio é o Rio. Ponto.

Visual do terraço, onde rolou a última aula. O Rio é o Rio. Ponto. Foto by Cristina.

Se é preciso avaliar, que seja algo claro, transparente e coerente com o mundo da colaboração que tanto defendemos.

Na avaliação da turma, o pessoal achou bom, mas podem expressar a opinião por aqui também.

Bom, o curso foi ótimo, aprendi muito no processo, sentirei saudades do pessoal.

Sugiro ao Nino que na formatura todos os professores sejam chamados e seja promovida uma festinha bem 2.0, com todo mundo podendo conversar e se reencontrar.;)

Outra foto

Nela o João já aparece, mas o pessoal da esquerda some.

Mais fotos feitas pela Cristina. ]

E ainda as fotos da Brida:

27 Responses to “Notas 2.0 – o aluno se auto-avalia”

  1. experimento2ponto0 disse:

    Tô bombando nesse blog! Apareço pra caramba e o pior: dois dias diferentes com a mesma blusa! Tá na hora de aposentá-la antes que ela vá aos meus compromissos sozinha.

    Agora sem brincadeira, adorei a auto-avaliação. Achei muito mais justa e não deixei de sentir confiança no aprendizado por não ter sido avaliada da forma convencional (trabalhos e provas). Os trabalhos em aula serviram muito bem pra isso e acho que foi um novo jeito de dar aula muitíssimo interessante e que tem tudo pra se tornar modelo pros futuros professores 2.0.

    Bjs,

    Tati.

  2. Como eu “tuitei” ontem à noite, foram apenas 7 aulas, mas que entraram para a (nossa) história e vão deixar saudades. No fundo, é disso que estamos precisando: tempo para conversar, discutir ideias, expor opiniões, trocar informações. Estamos todos muito técnicos por n motivos que não cabem aqui. O tempo que tivemos para agir de maneira totalmente diferente do nosso dia a dia foi especial e com certeza vai refletir na nossa vida profissional. Talvez muitas vezes nem tenhamos a conciência de que o modo como iremos agir será fruto da transformação que suas aulas provocaram em nós, mas o fato é que, definitivamente, já não somos mais os mesmos alunos que iniciaram essa pós. Ou não!

    (O “Ou não” do final não é uma dúvida, apenas uma brincadeira com a frase que também entrou para a nossa história)

  3. Bia disse:

    Cara! Adorei essa aula!!! Como disse antes, depois de estudar informática, ter uma aula onde o professor não diz “é isso e pronto” e te põe pra refletir, foi sensacional!

  4. Juliana disse:

    Agora o conceito de ser 2.0 está mais nítido na minha cabeça. Caramba!! E eu assisti Lutero. Lembro que torci o nariz pra idéia, mas no final vi que a proposta foi MARA (rs).

    Adorei a aula e embora a minha nota não tenha sido um primor (rs), tudo o que aprendi vai ser super aproveitado. Aliás já está sendo! Essa cosia de sair mais confuso de cada aula me tirou da zona de conforto e deixei de lado a preguiça de pensar. Foi show!!!

  5. cnepomuceno disse:

    Pat, Bia, Juliana (não sei exatamente qual das duas) e Tati…realmente nossos encontros foram especiais. Como disse ontem só existe aprendizado quando todos aprendem, incluindo o professor. Foi o caso.

    beijos
    Nepô.

  6. Vitor disse:

    Oi, eu sou o Vitor, aquele que não aparece na foto (rs), o que, neste caso, é ótimo, pois além de eu não ser nem um pouco fotogênico, não gosto de aparecer em fotos.

    Como eu disse, a ideia de a avaliação ter sido realizada em sala de aula foi, na minha opinião, ótima. Ou seja, o processo é iniciado, realizado e finalizado ali mesmo, naquele tempo que estamos disponíveis para tal, embora não seja contra outros métodos de avaliação tradicionais. A questão da auto-avaliação foi interessante tb e, particularmente, concordei com a correção feita pelo professor.

    Parabéns, Nepô!

  7. Carlos N. Andrade disse:

    Boa, este sistema da autoavaliação me lembrou um restaurante em Londres que fez uma experiência de não fixar os preços de seus pratos durante um período, pedindo aos clientes que pagassem o que achassem justo. Verificou-se depois, que na maioria das vezes, principalmente por ser um restaurante de boa qualidade, o cliente pagou até um preço maior que o cobrado habitualmente.

    http://www.viajandaunblog.com/categoria/restaurantes/record/10

    Queria deixar uma dica de um livro importante para o perfeito entendimento de como algumas empresas estão se utilizando de um mundo 2.0, um mundo principalmente mais colaborativo, este livro é Wikinomics.

    http://www.wikinomics.com/book/

    http://www.submarino.com.br/produto/1/1955787

    http://www.estantevirtual.com.br/mod_perl/busca.cgi?pchave=wikinomics&tipo=simples&estante=%28todas+estantes%29&alvo=autor+ou+titulo

    Abraços a todos.

  8. Nino Carvalho disse:

    Excelente iniciativa, muito bacana.
    Parabens a todos!

  9. mattoso disse:

    parabéns pelo curso, pela nota colaborativa e para os alunos!

  10. cristinadissat disse:

    Foram excelentes momentos e agradeço o carinho com que a DIG 3 me recebeu. As aulas aconteceram em um importante momento da minha vida profissional e esse apoio está sendo fundamental. Obrigado por tudo Nepo e DIG3.

    As fotos estão em dois locais – resolução boa viu – http://www.flickr.com/photos/cristinadissat/ ou http://picasaweb.google.com.br/dissat/TurmaDaPosModuloCarlosNepomuceno#

    Bjos, Cris (Fim de Jogo)

  11. Edson disse:

    Como já tinha dito anteriormente (no bar), eu adorei essa aula, achei sensacional desconstruirmos alguns conceitos (inclusive nossa avaliação) e debatermos sobre temas do presente. Acho importante e válido analisarmos o passado, comparando-o com o presente e projetando o futuro. Quero ver o Nino manter o nível do curso. Abraços Nepo até o proximo esbarrão.

  12. cnepomuceno disse:

    Onde está Wally, Vitor? cadê você na foto?
    (mexi na legenda.)
    Valeu Nino, Edson, Mattoso.
    abraços,
    Nepô,

  13. cnepomuceno disse:

    Cris, as fotos ficaram bem legais, tks.

  14. cnepomuceno disse:

    Carlos, eu concordei com 70% das notas, fiz pequenos ajustes para mais ou para menos em algumas, o que prova que o bom senso da maioria funciona.

    valeu a dica,
    Nepô.

  15. Rosane disse:

    As fotos ficaram muito legais. A importância desta aula tb teve destaque no sentido de ter aproximado mais a turma… foi bem válido. Até o final do curso quem sabe não sairão dali grandes amizades? Ontem refleti muito a respeito de algumas palavras q o professor disse na última aula e com certeza ontem não saí mais a mesma. EU QUERO SER!!!

  16. cnepomuceno disse:

    Valeu Rosane, estou preparando um post sobre o ser ou não ser, ou sai amanhã, ou semana que vem, veremos.

    grato pelos comentários,
    Nepô.

  17. Thiago Verly disse:

    Eu confesso que essa metodologia de aula 2.0 tbm foi super nova pra mim e muito positiva. Acho que serviu pra abrir nossas cabeças em relação a tudo na nossa vida, tanto profissional quano pessoal, pontos que não enxergávamos antes e agora nos forçamos a interpretar de outra forma. Aprendemos que a soma das forças é muito mais importante do que a opinião ditadora, e que sempre podemos aprender mais com o outro.

    Achei essa aula do Nepo verdadeiramente SENSACIONAL, estou muito orgulhoso de estar participando desse curso, dessa turma e poder compartilhar informações junto com vcs.

    Aproveitando para parabenizar o Nepo pelas excelentes aulas e o Nino pela qualidade do curso.

    Valeu, abraços.
    Thiago.

  18. Juliana disse:

    Fala Nepô, quem comentou foi a Juliana Martins (a alta rs).
    As aulas foram 10 e a turma é show!!
    Segunda-feira tem mais.
    Nepô, parabéns pela aula e Nino por organizar tão bem o curso. Está superando todas as minhas expectativas!

  19. Alexandre Calladinni disse:

    A frase do Nepô que mais gostei foi a que disse que o aprendizado é mútuo. O sistema 1.0 de despejar matéria “goela abaixo” dos alunos me cansa um pouco e odeio fazer prova e ser testado o tempo inteiro, pois a pressão, dependendo do dia, de acordo com a nossa faixa de tolerância, faz com que as notas não sejam de acordo com o que realmente somos nos dias comuns.
    Esse sistema de notas 2.0, embora o Nepô só tenha concordado com 70% delas (vide post anterior) foi SENSACIONAL (como já mencionado).
    Me senti capaz de contribuir, com muitas besteiras e piadas (concordo), mas principalmente de poder exercitar o ato de pensar, discutir e formular idéias. Quando você constrói junto, aprende de uma forma que o tempo não apaga o registro do conhecimento.
    Parabéns Nepô, pela iniciativa.
    Além de tudo isso houve uma integração muito maior com os integrantes da turma, nos aproximando mais e isso também é muito importante, quebrando o “gelo” de alguns nos trabalhos em grupo e de discussões.
    Tá, Nepô…vou me calar…vou deixar os outros falarem…kkkk
    Abraços….

    Alexandre Calladinni

    P.S. (adorei poder usar o P.S.) – Me amarrei na foto da turma junta!!!

  20. cnepomuceno disse:

    Juliana, Alexandre…bacana os depoimentos, isso reforça não só a nossa aula, mas serve de exemplo a ser experimentado por outros professores na própria Facha e fora dela.

    Abraços,
    Nepô.

  21. Juliana Dias disse:

    Agora quem fala é a Juliana ( a que só fala de comida). A proposta 2.0 desta aula foi fundamental para refletir sobre o trabalho que pretendo realizar. Discutir conceitos a partir da linguagem da comida (a aula da batata) e do cinema (Lutero) foi certeiro para desconstruir informações a respeito desse universo 2.0.

    Também me fez pensar que a cozinha é um lugar colaborativo, totalmente 2.0, onde o alimento é oferecido e compartilhado. Da mesma maneira, a internet oferece e compartilha informação. A aula me estimulou a integrar esses dois ambientes e pensar de forma 2.0 no mundo offline e online.

    Entre as anotações da aula, gostaria de destacar:

    – Mentira não funciona na web 2.0 ;

    – A web 2.0 é para quem quer ser Lutero. Quem quer bancar discussão, diálogo e mudança;

    – Se quiser trabalhar com a verdade, tem que estar disposto a corrigir erros. Não é facil;

    – Tudo o que está acontecendo na internet ja aconteceu no passado, inclusive o que está por vir no futuro;

    – Compartilhamento de poder;

    – Só por prazer (exemplo do nerd que criou o linux e de Lutero. Aqui lembro da última aula, onde o Nepô falou que a maior revolução é fazer o que gosta)

    – Batatas também serve para pensar na web 2.0.

    Bjs

  22. cnepomuceno disse:

    Juliana, ótimo resumo.

    Foi sintética e profunda.

    Continuemos juntos, através da rede.

    abraços,

    Nepô.

  23. Camila Ruback disse:

    Saudades! Estou colocando alguns posts em dia, não resisti e acabei entrando neste! A frase ‘para escrever tem que ser’ agora me acompanha diariamente. Bjs

  24. cnepomuceno disse:

    Camila,

    comprou o livro Redação Inquieta?

    É a sua cara, verás que vais dar um upgrade na sua vida de escritora.

    Me diga,

    Nepô.

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