Passei a primeira parte do filme Lutero.
É o melhor filme para compreender a passagem da Web 1.0 para a 2.0.
Depois do filme os alunos consideraram que hoje, algo parecido acontece da seguinte maneira:
Igreja = políticos – enganação
Lei Azeredo – controle
Google X Twitter
Microsoft x Apple
Jornal impresso x notícias on-line
Indústria fonográfica x MP3
União de pessoas x poder estabelecido
Pregar papel x discutirem (fórum)
Consultores malandrinhos x empresas ingênuas
Aberto o post para mais comentários.
Outras observações sobre o filme:
Toda reforma tem um custo;
O que fazer com novas informações – se perdem;
Informação para o bem e mal;
Má interpretação, agindo de forma contrária;
Grego – alemão gerando dúvidas;
Reação com a concorrência;
Reação igual a Indústria;
Governo querendo regular a Internet;
Saber questionar;
Instituiu uma mudança definitiva;
Economia, política, música;
Quebra de doutrina;
Mudança de forma de se relacionar com a Igreja;
Internet alterou a forma de nos relacionarmos.
Ainda pensando no filme… acredito que um fator muito importante para que as idéias de Lutero tenham ganho tal força, tenha sido o “momento certo na hora exata” para que a revolução pudesse ser colocada em prática. Suas idéias e o aparecimento da prensa viabilizaram o movimento de transformação. Da mesma maneira acontece com a internet, não basta apenas ter A idéia, mas também o momento exato para que elas tenham campo fértil e assim tomarem forma para inovar.
Isso, eu complementaria:
E a tecnologia de espalhá-la com eficiência.
Concorda?
Sem dúvida, o impacto da ação da tecnologia para o sucesso da informação ser compartilhada e disseminada.
Fechou.;)
Na era Lutero, as vozes não aceitas por quem detinha o poder, eram silenciadas. Lutero teve a sorte de ter a sua idéia aceita e propagada pelo povo.
No mundo de hoje, temos vários “Luteros” que, conseguem expor suas idéias, a um ou vários povos. A dificuldade agora é filtrar essas idéias e fazer com que consigam uma maioria absoluta de adesão.
[…] lança uma ponte ao impossível, com ideias ou produtos, desde uma revolução social, como Lutero com a Reforma Religiosa, ou tecnológica, como a Internet ou mesmo um I-pod, que muda a forma de se pensar e, por sua vez, […]
[…] http://nepo.com.br/2009/04/29/facha-aula-do-lutero/ […]