Começou o curso Gestão Estratégica de Marketing Digital. Fiz o meu já tradicional exercício coletivo “O que é a Internet?”.
Definição de Internet da turma, depois de frases individuais, duplas, quádruplas, grupos de oito, Fechamento dos três grupos:
“Ambiente digital em rede on-line, em constante evolução, que possibilita, de todos para todos, a interação, compartilhamento da informação, relacionamentos, negócios, em dimensão global, diminuindo distâncias físicas e aproximando culturas”.
O interessante foi que, apesar de ser um laboratório super-sofisticado, para a interação entre alunos, esse modelo arquitetônico é super inadequado. Veja que o pessoal teve que discutir em pé.
Ando inquieto sobre a presença do computador em sala de aula para assuntos que não são de operação, melhoria de habilidade. Fico na dúvida se mais ajudam ou mais atrapalham.
Ainda em aberta a questão.
Ou seja, muita tecnologia, nem sempre é sinal de colaboração presencial.
E acho a sala um espaço privilegiado para colocar aluno batendo papo com aluno, sob orientação de um professor.
É muito rico!
Seguem fotos.
Ufa, fritamos os miolos até chegar nessa frase final. Excelente trabalho de grupo 🙂 E hoje tem mais.
Opinião: que tal a aula no terraço um dia desses 😉
Juliana, acho a idéia boa…da aula no terraço, é só ter cadeira.
Oi professor, vim discutir esse assunto da aula que faltei.
Eu acho que eu seria mais sucinta em relação a definição de internet, eu diria “É um meio de comunicação (ponto).” O como ela exerce essa função, pra mim, seria outra questão.
Para mim quando penso em internet, penso logo informação, uma forma de interagir com o mundo, com várias pessoas, culturas. Dessa maneira que você descobre os lugares em que quer conhecer, e com quem você se identifica mais. A internet pode ser trabalho, pode ser interação, pode ser pesquisa…
A internet durante a aula por exemplo, nem sempre é bom,pois dispersa o alunos, mas as vezes é mais positivo do que se imagina. Podemos conversar e trocar opiniões com outros colegas de turma através de um blog, o Twitter.
Acho genial a definição da turma, pois sempre pensei na Internet como algo que vai muito além de um simples meio, mas sim um ambiente interativo (e interação aqui é uma palavra-chave) que vem colaborar para que as informações sejam compartilhadas e discutidas constantemente. Assim, é possível criar novas informações a todo momento, desde que a comunicação de “todos para todos” ocorra, permitindo que o processo do conhecimento esteja sempre ativo.
[…] Veja o mesmo feito na Facha. […]