Feed on
Posts
Comments

Versão 1.1 – 09.02.10 (sujeito sempre à alteração)

Parte do novo livro: “A Internet não é um disco voador!”

Podemos notar que é comum na história humana mudanças de mídia.

Mas existem mudanças e mudanças.

  • A passagem do livro manuscrito para o livro impresso, foi uma mudança radical.
  • A passagem do livro impresso para os jornais, rádio e tevê, foram mudanças incrementais.

Quais as diferenças?

A passagem do livro manuscrito para o impresso abriu as comportas para novos autores publicarem suas ideias, era uma mídia bem mais barata que a anterior, o controle era impossível, ou seja, houve um descontrole informacional daqueles que detinham o poder e, portanto, controlavam as mídias da época;

A chegada dos jornais, do rádio e da televisão, apesar de tecnologicamente terem sido saltos quânticos, em relação ao livro impresso, entretanto, foram mídias de reforço da estrutura de poder. Quem controlava a mídia, ampliou o seu poder, utilizando os novos meios. Eram meios caros, de difícil acesso e fácil controle.

Note que a Internet se assemelha enquanto mudança muito mais a passagem do livro manuscrito para o impresso, do que deste para o rádio e a televisão.

Assim, podemos classificar as mudanças de mídia de duas maneiras:

  • – aquelas que por sua característica reforçam a estrutura de poder vigente;
  • – e aquelas que por sua característica criam um descontrole da estrutura de poder vigente, que chamarei de mídias de oxigenação social;

A web está neste segundo bloco, que tem como características:

  • – fácil acesso;
  • – fácil divulgação independente, a baixo custo;
  • – dificuldade de controle.

Como vimos antes, estas novas mídias surgem para desestruturar poderes vigentes, que passam a ser incompatíveis com o volume das demandas humanas, que crescem com o aumento da população.

O que o passado nos mostra, assim, é que quando estamos diante de mudanças de mídias de oxigenação social, que cria um novo ambiente informacional, que permite a troca de ideias de novos atores e o espaço para visionários e revolucionários a utilizarem para reformar as instituições vigentes.

Não seria pretensioso dizer que Chris Anderson tem razão: vivemos uma mudança de época, no qual as instituições farão uma revisão com o passado e iniciaremos um novo ciclo civilizacional em que um conjunto de novos valores sairão do mundo alternativo para a hegemonia, passando a constituir a base de uma nova sociedade.

Reafirmo: não por causa da tecnologia da rede, mas pela troca de ideias que ela viabiliza!

Veja o roteiro.

One Response to “Quais os fatores similares a outras mudanças parecidas no passado?”

Leave a Reply