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O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)

Os Mapas Mentais do Artigo:

Síntese do Artigo:

Resumo feito pelo Tio Bard:

A morte dos intermediadores é um fenômeno recorrente na história humana. Ela é impulsionada pelo aumento populacional, que gera a necessidade de modelos mais descentralizados e eficientes.

As novas tecnologias, como o blockchain, podem levar à morte de intermediários tradicionais, como Uber e 99.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Os Ubers atuais darão lugar aos Uberchains, que se utilizarão das novas Tecnopossibilidades do Blockchain, que vai oferecer, novamente, redução de custo e melhor qualidade, matando, novamente, os atuais intermediadores.
  2. Toda a estrutura de poder de qualquer sociedade é baseada por sobre uma determinada mídia, que quando se altera, permite que tudo seja revisto e alterado.
  3. Mudou a mídia, mudou a estrutura de poder!
  4. A história da 99, como de várias outras startups digitais, é passar a fazer alguma atividade, a partir das novas Tecnopossibilidades, substituindo antigos intermediadores.
  5. A Reintermediação Progressiva ocorre paulatinamente ao longo da história, mas ganha muito em velocidade quando temos Revoluções de Mídia.
  6. Os antigos intermediadores, com o aumento populacional, vão ficando obsoletos e precisam ser substituídos por outros mais descentralizadores.
  7. O Sapiens vive sob a égide da Complexidade Demográfica Progressiva, que nos leva a ter que praticar a Reintermediação Progressiva sempre na direção de menos para mais descentralização.
  8. Revoluções de Mídia criam novas Intermediações Mais Descentralizadas e o que vemos na sequência, em todas as áreas, é o conflito entre a nova e a velha ordem.
  9. A 99, como todas as outras startups digitais, tiveram como missão “matar” os antigos intermediadores.
  10. A regra do Motor da História Humana é simples: quanto mais gente no mundo, mais as pessoas vão ter que aprender a operar e decidir por conta própria!

O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?

Vamos ao Artigo:

“A grande sacada da tecnologia era justamente eliminar o intermediário, a central — ou seja, a própria cooperativa .”  –  Paulo Veras.

Passei o fim de semana lendo o livro “Unicórnio verde-amarelo” de Paulo Veras, que conta a interessante história da 99, startup de mobilidade, que foi vendida para uma firma chinesa.

Tive alguns insights que vou comentar neste texto:

  • A demanda de voltar no assunto da morte dos intermediadores como uma obrigação humana para que possa superar determinados limites de sobrevivência;
  • Passar a usar conceitos e metodologias das startups, que trata das novidades da Inovação Grupal, para os Projetos de Felicidade dentro da Inovação Pessoal, o que nos leva até a chamar a Felicidade 2.0 de Felicidade Startup (tema de um próximo artigo).

Vamos por partes.

A 99, como todas as outras startups digitais, tiveram como missão “matar” os antigos intermediadores.

A substituição de antigos intermediadores por novos, entretanto, é um fenômeno recorrente na jornada do Sapiens.

O Sapiens vive sob a égide da Complexidade Demográfica Progressiva, que nos leva a ter que praticar a Reintermediação Progressiva sempre na direção de menos para mais descentralização.

Os antigos intermediadores, com o aumento populacional, vão ficando obsoletos e precisam ser substituídos por outros mais descentralizadores.

A Reintermediação Progressiva ocorre paulatinamente ao longo da história, mas ganha muito em velocidade quando temos Revoluções de Mídia.

Os restaurantes a quilo são um exemplo vivo deste processo de Reintermediação Progressiva:

  • Muito mais gente para comer, num prazo curto;
  • Gerou a demanda pela retirada do garçom e do cardápio.

A regra do Motor da História Humana é simples: quanto mais gente no mundo, mais as pessoas vão ter que aprender a operar e decidir por conta própria!

A história da 99, como de várias outras startups digitais, é passar a fazer alguma atividade, a partir das novas Tecnopossibilidades, substituindo antigos intermediadores.

As Tecnopossibilidades Digitais, no caso da mobilidade urbana, permitiu:

  • Através do GPS, aproximar motoristas dos passageiros;
  • Permitir, via celular, que qualquer pessoa pudesse passar a operar neste novo mercado;
  • E, via rastros, permitir que se pudesse estabelecer uma fiscalização tanto sobre os motoristas, quanto dos passageiros.

Com o aumento populacional, o antigo modelo de intermediação de mobilidade urbana, que operava dentro dos limites analógicos, se tornou cada vez mais fraco.

Uma Intermediação Mais Fraca é aquela que promove a intermediação com:

  • Qualidade mais baixa;
  • Custo mais alto; 
  • Cercada de proteções burocráticas contra novas concorrências.

No caso da Mobilidade Urbana, houve, ao longo do tempo, um monopolização do mercado, através das:

  • Licenças oferecidas pela prefeitura, que limitava a quantidade de motoristas;
  • Bem como a criação de cooperativas de táxi, que também passaram a intermediar a relação motorista-passageiro.

Veja o que Veras diz sobre isso:


“Antes da Uber, as corridas tinham um preço artificial, determinado pela escassez de oferta e pela regulamentação: a prefeitura só colocava  mil licenças de táxi na rua em São Paulo e ainda ditava o preço do serviço, mas havia centenas de milhares de pessoas que topariam receber menos trabalhando como motoristas.”

O que aprendemos com a história é que as sociedades, com o tempo, criam modelos de intermediação, que vão gerando regras e leis para que possam se perpetuar no poder.

Revoluções de Mídia criam novas Intermediações Mais Descentralizadas e o que vemos na sequência, em todas as áreas, é o conflito entre a nova e a velha ordem.

Os modelos de intermediação, isso é a novidade que a Ciência Social 2.0 nos traz, é de que:

Toda a estrutura de poder de qualquer sociedade é baseada por sobre uma determinada mídia, que quando se altera, permite que tudo seja revisto e alterado.

Mudou a mídia, mudou a estrutura de poder!

As novas Tecnopossibilidades Digitais permitiram que mais gente pudesse entrar neste mercado e quebrar com os antigos intermediadores obsoletos.

O curioso é que, com o tempo, algumas grandes organizações, tal como o Uber e a 99 passaram a ser os principais intermediadores deste novo mercado e acreditam que ele agora está fechado para novos entrantes.

Estão enganados.

A tendência em todas as atividades humanas, conforme aprendemos na história, é o surgimento de novas tecnologias que vão, novamente, quebrar os atuais intermediadores e trazer novos modelos ainda mais descentralizados.

Hoje, a Uberização pratica a Curadoria 1.0 (Uberização), que enfrentará a concorrência da Curadoria 2.0 (Blockchenização). Vejamos a diferença do ponto de vista tecnológico:

Comparação entre a Curadoria 1.0 (Uberização)
e a Curadoria 2.0 (Blockchenização) do ponto de vista tecnológico:
Características Curadoria 1.0
(Uberização)
Curadoria 2.0
(Blockchenização)
Uso dos Rastros Digitais para permitir uma maior Taxa de Confiança entre os participantes Usa Usa
Plataforma Centralizada com maior controle central sobre as regras, códigos e o conteúdo Sim Não
Ecossistema Descentralizado (P2P) sem um controle central sobre as regras, códigos e o conteúdo Não Sim

 

 Vejamos a diferença do ponto de vista mercadológico:

Comparação entre a Curadoria 1.0 (Uberização)
e a Curadoria 2.0 (Blockchenização) do ponto de vista mercadológico:
Características Curadoria 1.0
(Uberização)
Curadoria 2.0
(Blockchenização)
Atuação  Uso global dos mesmos aplicativos ou similares; Uso global dos códigos do ecossistema, mas com aplicativos distintos;
Custo e qualidade para os participantes Menos personalização com maior custo Mais personalização com menor custo
Lucratividade Empresa Curadora Desenvolvedores de códigos e Mineradores

Os Ubers atuais darão lugar aos Uberchains, que se utilizarão das novas Tecnopossibilidades do Blockchain, que vai oferecer, novamente, redução de custo e melhor qualidade, matando, novamente, os atuais intermediadores.

É isso, que dizes?

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.

Tenho duas sugestões para que você possa apoiar e participar do nosso projeto:

a) entrar para a escola na décima primeira imersão batizada de Felicidade 2.0. O valor é de R$ 715,00, ficando até o final de junho de 2024.

Terá com isso: áudios de 18 minutos todos os dias, acesso ao novo livro “Sapiens 2.0: como viver melhor em um mundo muito mais descentralizado, dinâmico e inovador?”, participação nas lives mensais lives.

Basta depositar no pix / cnepomu@gmail.com

b) caso esteja sem tempo para entrar para a escola, mas gosta muito do nosso projeto, peço que colabore com um PIX para mantê-lo vivo, pode depositar qualquer valor no seguinte e-mail: cnepomu@gmail.com

Quem depositar qualquer valor, poderá fazer os cursos avulsos que faremos ao longo do semestre.

Agradeço à adesão à escola ou a colaboração via PIX para o nosso projeto.

Forte abraço,

Nepô.

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