O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)
Link encurtado: https://encurtador.com.br/iyHPZ
Os Mapas Mentais do Artigo:
Síntese do Artigo:
Resumo feito pelo Tio Bard:
O Sapiens é a única espécie viva do planeta que pode alterar a forma como se administra para sobreviver. Essa capacidade de cooperação progressiva é o que nos permitiu desenvolver tecnologias e criar civilizações cada vez mais sofisticadas.
A cooperação progressiva é um processo contínuo de adaptação e inovação. À medida que a população cresce, os modelos de comunicação e cooperação existentes tornam-se obsoletos. Essa necessidade de inovação é o que impulsiona as revoluções midiáticas, que são momentos de ruptura no paradigma de comunicação e cooperação.
Frases de Divulgação do Artigo:
- O Sapiens 2.0 tem como desafio ser muito mais autônomo e responsável do que o 1.0.
- O Sapiens é a única espécie viva do planeta que pode alterar a forma como se administra para sobreviver.
- As outras espécies vivas são instintivas e nós reflexivos.
- O Sapiens, por ser uma Tecnoespécie Reflexiva, pode mudar a sua forma de sobrevivência de forma mais disruptiva e acelerada do que as demais espécies.
- O aumento demográfico torna obsoleto, com o tempo, nossos modelos de comunicação e cooperação, que precisam OBRIGATORIAMENTE serem reinventados.
- A Descentralização Progressiva é a única forma sustentável de uma Tecnoespécie.
- Novas mídias, que não geram descentralização, não são revolucionárias, mas evolucionárias.
- Quanto mais Sapiens temos no planeta, mais e mais cada um deles precisa colaborar com a administração da sobrevivência.
- Estamos vivendo, com a chegada do Digital, assim, uma Personalização de Massa, um aumento exponencial da capacidade das pessoas viverem de forma mais sustentável a sua subjetividade.
O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?
Vamos ao Artigo:
“A cooperação é a força mais poderosa da natureza.” – Charles Darwin.
(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)
O Sapiens é a única espécie viva do planeta que pode alterar a forma como se administra para sobreviver.
Vivemos sob a égide da Cooperação Progressiva, pois o que era adequado antes, passa a ficar obsoleto depois.
As outras espécies vivas são instintivas e nós reflexivos.
Nossa capacidade de reflexão nos permitiu criar tecnologias para que pudessem nos auxiliar no nosso processo progressivo de sobrevivência.
O Sapiens, por ser uma Tecnoespécie, pode mudar a sua forma de sobrevivência de forma mais disruptiva e acelerada do que as demais espécies.
Temos o único modelo tecno de sobrevivência do planeta.
Nosso modelo de sobrevivência nos permite viver sob a égide da Complexidade Demográfica Progressiva.
O aumento demográfico torna obsoleto, com o tempo, nossos modelos de comunicação e cooperação, que precisam OBRIGATORIAMENTE serem reinventados.
Temos, dentro da jornada humana, três momentos distintos, no Espiral Civilizacional Progressivo:
- Revolução Midiática – momento que surge uma nova mídia, que nos permite criar um novo modelo de cooperação mais descentralizado. (Novas mídias, que não geram descentralização, não são revolucionárias, mas evolucionárias);
- Consolidação Da Nova Civilização – quando o novo modelo de cooperação passa a ser utilizado largamente;
- Crise Civilizacional – quando a nova complexidade demográfica fica incompatível com os modelos de cooperação existentes, demandando uma nova mídia.
Logo após as Revoluções Midiáticas passamos a ter um período de Renascença Civilizacional.
A Renascença Civilizacional é o momento em que há um processo de ajuste dos antigos paradigmas para novos, tanto na nossa forma de sentir, pensar e agir.
Apesar de haver momentos de centralização, ao longo deste Espiral Civilizacional Progressivo, o que prevalece no longo prazo é a tendência à descentralização.
Por que isso?
O aumento da Complexidade Demográfica gera problemas cada vez mais sofisticados, que demandam uma participação maior das pessoas nas decisões e nos processos.
A Descentralização Progressiva é uma característica estrutural de uma Tecnoespécie que aumenta progressivamente a população.
Quanto mais Sapiens temos no planeta, mais e mais cada um deles precisa colaborar com a administração da sobrevivência.
A Descentralização Progressiva é a única forma sustentável de uma Tecnoespécie.
Assim, logo após as Revoluções Midiáticas, passamos a viver um exponencial movimento de passagem de um Sapiens menos para um mais responsável.
O Sapiens 2.0 tem como desafio ser muito mais autônomo e responsável do que o 1.0.
A Personalização Em Larga Escala é o principal – e ainda pouco explorado – desafio do Sapiens 2.0.
A Personalização Em Larga Escala na Civilização 2.0 tem os seguintes problemas particulares:
- Tivemos nos últimos séculos o maior aumento populacional já vivido pelo Sapiens;
- O aumento populacional gera, naturalmente, no período de crise, uma exponencial centralização, que precisa ser agora modificada;
- Temos a Revolução Midiática mais Disruptiva e Acelerada da história do Sapiens, o que faz com o que o ajuste seja muito maior em muito menos tempo.
É isso, que dizes?
“Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.” – Leo Almeida.
“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.
“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.
Tenho duas sugestões para que você possa apoiar e participar do nosso projeto:
a) entrar para a escola na décima primeira imersão batizada de Felicidade 2.0. O valor é de R$ 715,00, ficando até o final de junho de 2024.
Terá com isso: áudios de 18 minutos todos os dias, acesso ao novo livro “Sapiens 2.0: como viver melhor em um mundo muito mais descentralizado, dinâmico e inovador?”, participação nas lives mensais lives.
Basta depositar no pix / cnepomu@gmail.com
b) caso esteja sem tempo para entrar para a escola, mas gosta muito do nosso projeto, peço que colabore com um PIX para mantê-lo vivo, pode depositar qualquer valor no seguinte e-mail: cnepomu@gmail.com
Quem depositar qualquer valor, poderá fazer os cursos avulsos que faremos ao longo do semestre.
Agradeço à adesão à escola ou a colaboração via PIX para o nosso projeto.
Forte abraço,
Nepô.
Com prazer informo que meu novo livro foi este mês para as livrarias. Já está à venda na Amazon: https://a.co/d/3r3rGJ0