O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)
Síntese do Artigo:
Resumo feito pelo Tio Bard:
Inovação é um processo que deve ser estudado de forma integrada, incluindo a inovação civilizacional, grupal e pessoal. A Ciência da Inovação é mais adequada para esse estudo, pois permite analisar o Sapiens em movimento.
A inovação pessoal é o processo de transformação de si mesmo para melhorar a vida. Para ser bem-sucedida, é importante definir objetivos e indicadores de progresso.
Frases de Divulgação do Artigo:
- Boa parte do trabalho da Inovação Pessoal é justamente este: mudar a relação que temos com nossas emoções!
- Do nosso ponto de vista a Ciência da Inovação, que substitui a Ciência Social, passa a ser o epicentro das reflexões do fenômeno Sapiens.
- A Ciência Social pode nos induzir a analisar o Sapiens de forma estática e não em movimento, o que é impossível se estudarmos o Sapiens Inovador.
- A inovação pessoal é o processo contínuo e progressivo de melhorar a vida de cada Sapiens, através de novos conceitos e metodologias, para que se possa lidar com os antigos e novos problemas de forma diferente.
- Não se pode confundir as duas, pois a Métrica Estrutural é o objetivo final (o fim), aquela que guia tudo e a Métrica Conjuntural (o meio).
- Um dos principais erros em qualquer projeto – seja ele qual for – é confundir os meios com os fins e os fins com os meios.
- Se formos conversar sobre Inovação Pessoal, as diversas abordagens que teremos, estará na resposta: qual a Métrica Estrutural será utilizada?
- Qual é o objetivo de uma pessoa quando ela se propõe a melhorar de vida? Quais são as Métricas Estrutural e Conjunturais que ela vai escolher?
- As duas Métricas Objetiva e Subjetiva devem estar integradas, pois não adianta querer realizar sonhos sem dinheiro e nem ter dinheiro sem sonhos.
- A percepção é a tentativa, depois da reflexão, de dar “nome aos bois” das sensações e das emoções.
- Diria que o mais difícil na vida é lidar com as nossas emoções, pois elas são automáticas, vem de dentro para fora e dificultam nossa capacidade de percepção.
O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?
Vamos ao Artigo:
“As conexões verdadeiras são a base para construir algo notável no mundo.”- Seth Godin.
(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)
Já dissemos, mas vamos repetir, que não se deve abordar o tema da Inovação de forma isolada, mas sempre com algum tipo de integração entre o contexto geral (Inovação Civilizacional) e o trabalho de melhoria dos grupos (Inovação Grupal) e do Sapiens individualmente (Inovação Pessoal).
Do nosso ponto de vista a Ciência da Inovação, que substitui a Ciência Social, passa a ser o epicentro das reflexões do fenômeno Sapiens.
Por quê?
A Ciência Social pode nos induzir a analisar o Sapiens de forma estática e não em movimento, o que é impossível se estudarmos o Sapiens Inovador.
O que é Inovação Pessoal?
Resumo feito pelo Tio Bard, baseado em texto que escrevi no nosso novo livro “Sapiens 2.0: como viver em um mundo muito mais descentralizado e inovador?”:
A inovação pessoal é o processo de transformação de si mesmo, de forma a melhorar a sua vida. É a capacidade de sentir, pensar e agir de forma diferente para encontrar novas soluções para novos e antigos problemas. A inovação pessoal pode acontecer em qualquer área da vida, desde o trabalho até os relacionamentos.
Para que a inovação pessoal seja bem-sucedida, é importante definir métricas estruturais e conjunturais. As métricas estruturais são os objetivos finais da inovação pessoal, enquanto as métricas conjunturais são os indicadores que permitem monitorar o progresso ao longo do processo.
Papo de emoções e sentimentos
Sensação, emoção e percepção são três processos que nos permitem compreender e interagir com o mundo ao nosso redor.
A sensação é um processo físico, automático e mais rápido que ocorre no corpo em resposta a um estímulo externo ou interno.
A emoção é um processo físico, automático e mais lento que ocorre no corpo em resposta a um estímulo externo ou interno.
E a percepção é o processo pelo qual interpretamos nossas percepções e emoções para que possamos viver melhor.
É importante entender a diferença entre esses três processos para podermos lidar de forma saudável com nossos sentimentos e com o mundo ao nosso redor.
É isso, que dizes?
“Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.” – Leo Almeida.
“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.
“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.
Zap: 21-996086422 (Nepô, chega de MIMIMI!)
Se quiser pegar a parte final da décima imersão, aproveite a promoção: R$ 300,00 no pix.
https://a.co/d/3r3rGJ0
Se você gosta dos artigos do Nepô, que tal nos ajudar na nossa pesquisa fazendo um PIX no valor que achar melhor? Pix: cnepomu@gmail.com Te envio um e-book da safra de 2023.
GRIFOS COM LETRAS INICIAIS EM CAIXA ALTA: CONCEITOS BIMODAIS.