Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)

Os Mapas Mentais do Artigo:

Síntese do Artigo:

Resumo feito pelo Tio Bard:

O texto discute a importância de aprender a gerenciar problemas de forma eficaz. O autor afirma que existem duas áreas de problemas: aqueles que temos controle e podemos resolver, e aqueles que não temos controle e não podemos resolver.

O autor afirma que qualquer terapia na direção de uma vida melhor, passa OBRIGATORIAMENTE por tirar a pessoa da Onipotência ou da Impotência, procurando aumentar a Taxa da Potência. O autor conclui que o segredo de uma vida melhor, está na qualidade do gerenciamento dos problemas: em quais podemos e devemos nos dedicar, em que ordem e como.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. – Uma pessoa que procura resolver problemas demais dentro da sua Zona de Atuação, está vivendo também uma espécie de Onipotência.
  2. – Na verdade, o segredo de uma vida melhor, está na qualidade do gerenciamento dos problemas: em quais podemos e devemos nos dedicar, em que ordem e como.
  3. – Sabedoria significa aprender a resolver problemas de forma mais reflexiva e menos automática.
  4. – Viver é aprender a gerenciar problemas.
  5. – A resolução de problemas de forma mais reflexiva e menos automática nos permite aprender não só com os nossos erros, mas com os dos outros e com o apoio do aprendizado mais forte dos nossos antepassados.
  6. – Qualquer terapia na direção de uma vida melhor, passa OBRIGATORIAMENTE por tirar a pessoa da Onipotência ou da Impotência, procurando aumentar a Taxa da Potência.
  7. – A potência é a capacidade que temos de escolher os problemas que temos controle e agir, de forma assertiva e inteligente sobre eles.
  8. – Saber escolher quais são os problemas que podemos resolver e atuar sobre eles é algo fundamental para um Bem Estar Continuado.
  9. – A Onipotência Psicológica é uma forma de não encarar de frente a sua potência, ficando em uma ilusória impotência com muita fumaça onipotente.
  10. – O onipotente, do ponto de vista de problema psicológico, significa colocar energia em uma zona de não controle e não focar nas áreas que tem controle.
  11. – O Sapiens é uma espécie progressiva. Por isso, mudar o tempo todo não é uma opção, mas uma obrigação.
  12. – A Sabedoria é a capacidade que temos de tomar decisões melhores na vida, mais usando a Mente Secundária do que a Primária.
  13. – “E sabedoria para perceber a diferença.” é a atividade humana do gerenciamento das Zonas da Onipotência e Impotência com a da Potência, através do uso intenso da Mente Secundária.
  14. – ”Coragem para as que posso” é uma sugestão de nos concentrarmos nos problemas que temos mais chance de resolver, que estão mais ao nosso alcance.
  15. – ”Serenidade para o que não posso modificar” é uma sugestão para sair da Zona da Onipotência, dos problemas que tenho pouco ou nenhum controle.
  16. – Uma pessoa que tem uma Taxa de Baixa Proatividade na sua vida é aquela que se preocupa demais com os problemas que não pode resolver e de menos com os que pode.

O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?

Vamos ao Artigo:

“O segredo para uma vida melhor não é precisar de mais coisas, mas se importar com menos e apenas com o que é verdadeiro, imediato e importante.”- Mark Manson.

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

O Sapiens é uma espécie progressiva. Por isso, mudar o tempo todo não é uma opção, mas uma obrigação.

Viver é aprender a gerenciar problemas.

Porém, podemos dizer que existem formas melhores e piores de gerenciar os problemas nas nossas vidas.

Quando falamos em gerenciar problemas podemos dizer que temos duas áreas:

  • A de não atuação – aqueles problemas que não temos nenhum controle ou capacidade de alterar quase nada ou muito pouco;
  • A de atuação – aqueles problemas que temos controle e podemos resolver ou minimizá-los. 

Certa vez, fui convidado para ministrar aulas de futurismo para adolescentes e passei um exercício. Eles tinham que apontar um problema na sociedade a ser resolvido.

Um deles queria resolver o problema EUA-China, algo completamente distante e fora da sua zona de atuação.

Aquele jovem estava vivendo um problema de Onipotência, pois queria resolver algo que estava fora de seu alcance.

Tio Bard me responde o que seria a onipotência na Psicologia:

“Dentro da psicologia, uma pessoa onipotente é aquela que acredita ter controle absoluto sobre si mesma e sobre o mundo ao seu redor. Essa crença pode ser expressa de várias maneiras, como: a pessoa pode acreditar que tem o poder de controlar o clima, as ações dos outros ou até mesmo os eventos do mundo.”

O onipotente, do ponto de vista de problema psicológico, significa colocar energia em uma zona de não controle e não focar nas áreas que tem controle.

A Onipotência Psicológica é uma forma de não encarar de frente a sua potência, ficando em uma ilusória impotência com muita fumaça onipotente.

Saber escolher quais são os problemas que podemos resolver e atuar sobre eles é algo fundamental para um Bem Estar Continuado.

A potência é a capacidade que temos de escolher os problemas que temos controle e agir, de forma assertiva e inteligente sobre eles. 

Podemos separar o momento das pessoas ou mesmo um perfil mais geral em três tipos de condutas:

  • Perfil Onipotente – sempre pensando em algo que não pode resolver, evitando assim praticar a sua potência;
  • Perfil Potente – atuando sobre os problemas que tem controle e agindo da melhor forma possível sobre eles;
  • Perfil Impotente – também não atua sobre os problemas, mas não procura resolver problema nenhum, aceita uma passividade.

Uma pessoa que tem uma Taxa de Baixa Proatividade ou se preocupa:

  • Demais com os problemas que não pode resolver, praticando a Onipotência;
  • Ou de Menos com todos os tipos de problema, praticando a Potência. 

Qualquer terapia na direção de uma vida melhor, passa OBRIGATORIAMENTE por tirar a pessoa da Onipotência ou da Impotência, procurando aumentar a Taxa da Potência.

Os grupos de mútuo ajuda, um exemplo de Curadoria sem computadores, aponta na direção do aumento da Taxa de Potência.

Os Grupos de Mútuo Ajuda tem três grandes guias de conduta:

  • Os Doze Passos – as recomendações para se afastar das variadas compulsões;
  • As Doze Tradições – as recomendações de como os grupos devem ser organizar de forma descentralizada;
  • A Oração da Serenidade – uma recomendação geral para que a pessoa viva o seu dia a dia.

Não é à toa que os grupos de mútuo ajuda, mais conhecidos pelas atividades do AA (Alcoólicos Anônimos) começam e terminam suas reuniões com a Oração da Serenidade:

  • Serenidade para o que não posso modificar.
  • Coragem para aquelas que posso.
  • E sabedoria para perceber a diferença.

Analisemos as recomendações.

“Serenidade para o que não posso modificar” é uma sugestão para sair da Zona da Onipotência, dos problemas que tenho pouco ou nenhum controle.

“Coragem para as que posso” é uma sugestão de nos concentrarmos nos problemas que temos mais chance de resolver, que estão mais ao nosso alcance.

A coragem sugere que devemos sair da covardia da impotência, deixando a vida nos levar sem que tenhamos uma atuação mais ativa.

“E sabedoria para perceber a diferença.” é a atividade humana do gerenciamento das Zonas da Onipotência e Impotência com a da Potência, através do uso intenso da Mente Secundária.

A Sabedoria é a capacidade que temos de tomar decisões melhores na vida, mais usando a Mente Secundária do que a Primária.

Sabedoria, no fundo, significa aprender a resolver problemas de forma mais reflexiva e menos automática.

A resolução de problemas de forma mais reflexiva e menos automática nos permite aprender não só com os nossos erros, mas com os dos outros e com o apoio do aprendizado mais forte dos nossos antepassados.

Lendo o livro “Introdução à Gestão da Motivação” de Akira Nakano, consigo melhorar ainda mais esta narrativa.

Akira Nakano sugere que dentro da Zona da Potência, podemos ter duas áreas:

  • Zona do Desafio – aquela que você está disposto a resolver determinados problemas mais urgentes;
  • Zona do Conforto – aquela que você coloca determinados problemas para resolver depois.

Quando vim para Teresópolis, por exemplo, coloquei um conjunto de problemas como prioritários, na minha Zona do Desafio, mas não estava, entre eles, a da Reeducação Alimentar.

Minimizados e incorporados na rotina, portanto na Mente Primária, uma série de problemas que tive logo depois que me mudei, chegou o momento, depois de três anos por aqui, de colocar a Reeducação Alimentar na Zona do Desafio.

O que eu fiz?

Transformei um problema (ter engordado além da conta) em um projeto a ser desenvolvido pela Mente Secundária, que passou a exigir energia e tempo. Depois de oito meses perdi nove quilos.

Repare que no gerenciamento da Zona da Potência temos:

  • Problemas menos urgentes – que podemos adiar sem que isso comprometa nossa qualidade de vida;
  • Problemas mais urgentes – que NÃO podemos adiar sem que isso comprometa nossa qualidade de vida.

Na verdade, o segredo de uma vida melhor, está na qualidade do gerenciamento dos problemas: em quais podemos e devemos nos dedicar, em que ordem e como.

Vejamos um detalhamento deste gerenciamento pessoal de problemas:

  • Uma pessoa que procura resolver problemas demais dentro da sua Zona de Atuação, está vivendo também uma espécie de Onipotência;
  • Uma pessoa que procura resolver problemas de menos dentro da sua Zona de Atuação, está vivendo também uma espécie de Impotência;
  • Uma pessoa que prioriza determinados problemas mais urgentes na sua Zona de Desafio e gerencia bem a sua Zona de Conforto, está praticando uma boa Taxa de Potência.

É isso, que dizes?

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Quer experimentar a Bimodais por um mês?

Inovação com Ciência
Zap: 21-996086422 (Nepô, chega de MIMIMI!)
Entre agora (de agosto a final de dezembro de 2023) – não perca! R$ 600,00 pelo Pix!

Se você gosta dos artigos do Nepô, que tal nos ajudar na nossa pesquisa fazendo um PIX no valor que achar melhor? Pix: cnepomu@gmail.com Te envio um e-book da safra de 2023.

GRIFOS COM LETRAS INICIAIS EM CAIXA ALTA: CONCEITOS BIMODAIS.

 

Leave a Reply