Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)

Os Mapas Mentais do Artigo:

Síntese do Artigo:

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Quanto mais centralizada for a Topologia de Sobrevivência de um ambiente menos inovador ele será.
  2. Ambientes de Sobrevivência mais Centralizados adotarão os Paradigmas Estruturais Mais Limitantes impedindo que se aumente a Taxa de Inovação.
  3. Em função da Centralização Midiática do Século Passado, tivemos um exponencial aumento das Taxas dos Paradigmas Estruturais Mais Limitantes.
  4. Um dos problemas principais, quando pensamos em inovação, é a falta de consciência de que os Paradigmas que usamos para viver são muito mais dos outros do que os nossos.
  5. Os Paradigmas Estruturais que herdamos são, em geral, invisíveis.
  6. Como você vai questionar algo dentro de você ou na sociedade que você considera natural e normal. Algo que sempre foi assim?
  7. O Sapiens, por estar sempre aumentando a sua complexidade demográfica de sobrevivência, precisa descentralizar processos e decisões.
  8. Existem inovações, que trazem novidades para a espécie que sobrevivem ao tempo, justamente pela sua capacidade de atender a demanda de mais descentralização.
  9. Como você vai questionar algo dentro de você que você nem sabe exatamente o que é? De onde veio? E quem colocou aquilo ali?
  10. Quanto mais Sapiens temos no planeta, mais e mais aumentamos a diversidade e mais e mais precisamos oferecer produtos tangíveis e intangíveis personalizados.
  11. O que chamamos de pensamento mainstream é aquele que é repetido por todo mundo sem questionamento.
  12. Os Paradigmas Invisíveis são sombras que precisam receber luzes para que possamos modificar formas de sentir, pensar e agir que estão atrapalhando.
  13. Se a jornada do Sapiens é marcada pela Descentralização Progressiva, todo gesto inovador vai na mesma direção.
  14. Ao inovar, pessoas passam a questionar os Paradigmas, sejam nelas mesmas (inovação pessoal), seja na sociedade (inovação social) e procuram novas formas de resolver novos e velhos problemas.
  15. As inovações sempre são colocadas em uma espécie de bancada do restaurante a quilo da sociedade e as pessoas vão aderir mais a alguns pratos e deixar de lado outros.

O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?

Vamos ao Artigo:

“Os inovadores fazem constantemente perguntas que desafiam o comum.” Christensen.

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

Resumo feito pelo Tio Bard, revisado por mim:

O texto “Inovar é descentralizar” discute a relação entre a topologia de sobrevivência e a inovação. O autor, Carlos Nepomuceno, argumenta que ambientes mais descentralizados são mais inovadores do que ambientes mais centralizados.

O autor começa definindo os conceitos de topologia de rede e topologia de sobrevivência. Topologia de rede é a forma como os computadores e outros dispositivos são conectados uns aos outros. Topologia de sobrevivência é a forma mais ou menos descentralizada ou centralizada de um determinado espaço de vivência do Sapiens.

Em seguida, o autor afirma que ambientes de sobrevivência mais centralizados tendem a adotar paradigmas estruturais mais limitantes, que impedem o aumento da taxa de inovação.

Isso ocorre porque os paradigmas estruturais são crenças e valores que moldam o nosso pensamento e comportamento.

Em ambientes centralizados, esses paradigmas são geralmente impostos de cima para baixo, o que limita a criatividade e a inovação.

Ambientes de sobrevivência mais descentralizados, por outro lado, tendem a adotar paradigmas estruturais mais abertos ao novo, que incentivam a inovação.

Isso ocorre porque, em ambientes descentralizados, as pessoas têm mais liberdade para expressar suas ideias e experimentar novas coisas.

O autor também identifica três níveis de topologias de sobrevivência:

  • Familiar: restrita a determinadas famílias.
  • Regional: cidades, estados ou países.
  • Civilizacional: varia conforme o contexto midiático.

O autor argumenta que estamos vivendo uma transição de um contexto midiático civilizacional mais centralizado para outro mais descentralizado.

Essa transição está sendo impulsionada pelo desenvolvimento da internet, que permite que as pessoas se conectem e colaborem de forma mais descentralizada.

O autor conclui que a inovação é um processo natural da evolução do Sapiens.

Quanto mais descentralizada for a topologia de sobrevivência, maior será a taxa de inovação.

No longo prazo, as inovações que atenderem aos quesitos de participação, personalização, tranquilidade e motivação terão mais chance de sucesso.

Descentralizar, portanto, é inovar e inovar é descentralizar.

Mais detalhes dentro do novo livro do autor “A Arte Secreta da Inovação”, que está sendo escrito com a participação dos Bimodais.

Venha fazer parte dessa Tropa de Elite!

É isso, que dizes?

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Quer experimentar a Bimodais por um mês?

Inovação com Ciência
Zap: 21-996086422 (Nepô, chega de MIMIMI!)
Entre agora (de agosto a final de dezembro de 2023) – não perca! R$ 600,00 pelo Pix!

Se você gosta dos artigos do Nepô, que tal nos ajudar na nossa pesquisa fazendo um PIX no valor que achar melhor? Pix: cnepomu@gmail.com Te envio um e-book da safra de 2023.

GRIFOS COM LETRAS INICIAIS EM CAIXA ALTA: CONCEITOS BIMODAIS.

 

Leave a Reply