O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)
Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal260623
Frases de Divulgação do Artigo:
- O Sapiens 2.0 terá como grande desafio individual e coletivo o desenvolvimento de uma Mente Secundária mais sofisticada.
- E entender, de forma mais precisa, a atual Renascença Civilizacional que estamos passando e o papel que temos para criar a nova Civilização 2.0.
- Com a revisão do papel das mídias na história, vamos entender, de forma mais clara, as Renascenças Civilizacionais que ocorreram no passado.
- Não podemos mais falar sobre a sociedade humana sem que incorporamos, de forma mais adequada, o papel das mídias.
- Quando queremos ter vidas mais sábias, querendo ou não, estamos procurando desenvolver, de forma mais adequada, o uso da Mente Secundária sobre a Primária.
- Pessoas que levam vidas mais saudáveis são mais Padronistas do que Percepcionistas.
- Pessoas que levam vidas mais saudáveis são aquelas que conseguem usar mais a Mente Secundária.
- Do ponto de vista pessoal, percebemos que a Mente Secundária é uma escolha que cada pessoa faz para que possa melhorar a sua vida.
- Revoluções Midiáticas são, assim, também Revoluções da Mente Secundária, que se sofisticam mais e mais!
- As mídias mais sofisticadas permitem que possamos usar novas áreas da Mente Secundária que não estavam acessíveis antes.
- O Sapiens Escrito conseguiu usar a Mente Secundária de forma muito mais ativa do que o Sapiens Oral do ponto de vista da sobrevivência.
- A cada nova mídia mais sofisticada, o Sapiens se torna mais capaz de usar a Mente Secundária para lidar com um patamar de complexidade demograficamente maior.
- Do ponto de vista civilizacional, percebemos que a cada Revolução Midiática aprimoramos, de forma coletiva, a nossa capacidade de uso da Mente Secundária.
- Se temos uma atividade de repensamento sobre o que pensamos, parece óbvio, que não temos apenas uma mente, mas duas.
- Repenso, logo sou Sapiens.
- O Sapiens é o único animal do planeta que consegue repensar sobre o que ele pensa.
- Todos os animais, sendo o Sapiens ou não, tem uma Mente Primária para poder sobreviver.
- Na verdade, ao longo do tempo, o Sapiens, tanto coletiva quanto individualmente, tem o grande desafio de utilização melhor da Mente Secundária.
Vamos ao Artigo:
“Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você.” – Jean-Paul Sartre.
(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)
O primeiro objetivo da Bimodais foi o de entender o Mundo Digital e ajudar as pessoas a lidar melhor com ele.
Abraçamos a Essenciologia Primária da Escola de Pensamento de Toronto, que compreendeu, de forma mais adequada, o papel da mídia para o Motor da História do Sapiens.
Passamos a ser mais um dos vários grupos em todo o mundo que seguem a Essenciologia Canadense.
Isso, entretanto, foi o ponto de partida, porém para uma série de novos desafios foram surgindo, no desenvolvimento de nossa pesquisa.
Um dos braços de uma Escola de Pensamento, seja ela qual for, acaba por ter o seguinte desafio:
Aprimorar as bases iniciais;
Disseminar a Narrativa Conceitual que vai sendo criada;
Com a disseminação e interação com as pessoas, ir aprimorando mais e mais a Narrativa Conceitual.
Ao analisarmos a Macro-História com essa nova perspectiva do papel das mídias, acabamos por perceber:
- Que a Ciência Social precisa de um disruptivo ajuste, chegando ao ponto de ter que abordar a Ciência Social 2.0;
- A Ciência Social 2.0 parte de um novo Motor da História, que incorpora a mídia como o Gatilho Principal para a chegada de novas Eras Civilizacionais;
- A Mídia é o Gatilho Principal, a demografia a causa geradora da demanda pelo Gatilho e novas formas de cooperação são a consequência principal de todo o processo.
Nas Revoluções Civilizacionais, a partir da chegada de novas mídias, percebemos algumas etapas humanas dentro do que passamos a chamar de Espiral Civilizacional:
- Renascença Civilizacional – quando passamos a aprimorar nossa Mente Secundária, a partir das novas Tecnopossibilidades Midiáticas;
- Consolidação Civilizacional – quando criamos novos Paradigmas (novas formas de sentir, pensar e agir) mais sofisticadas;
- Crise Civilizacional – quando aumentamos a população, a partir das novas possibilidades e temos a demanda de uma nova Revolução Civilizacional.
Na verdade, ao longo do tempo, o Sapiens, tanto coletiva quanto individualmente, tem o grande desafio de utilização melhor da Mente Secundária.
Este é o tema central do artigo.
Todos os animais, sendo o Sapiens ou não, tem uma Mente Primária para poder sobreviver.
O Sapiens é o único animal do planeta que consegue repensar sobre o que ele pensa.
Repenso, logo sou Sapiens.
Mas quem repensa sobre o que pensamos?
Se temos uma atividade de repensamento sobre o que pensamos, parece óbvio, que não temos apenas uma mente, mas duas:
- A Mente Primária – é a mais automatizada, mas formatada de fora para dentro;
- A Mente Secundária – é a mais reflexiva e criativa, que reformata a Mente Primária mais de dentro para fora.
Podemos analisar a relação das duas Mentes (Primária e Secundária) tanto do ponto de vista Civilizacional quanto pessoal.
Mente Secundária e Civilização
Do ponto de vista civilizacional, percebemos que a cada Revolução Midiática aprimoramos, de forma coletiva, a nossa capacidade de uso da Mente Secundária.
A cada nova mídia mais sofisticada, o Sapiens se torna mais capaz de usar a Mente Secundária para lidar com um patamar de complexidade demograficamente maior.
O Sapiens Escrito conseguiu usar a Mente Secundária de forma muito mais ativa do que o Sapiens Oral do ponto de vista da sobrevivência.
As mídias mais sofisticadas permitem que possamos usar novas áreas da Mente Secundária que não estavam acessíveis antes.
Revoluções Midiáticas são, assim, também Revoluções da Mente Secundária, que se sofisticam mais e mais!
Falemos agora do aspecto pessoal da Mente Secundária.
Mente Secundária e cada pessoa
Do ponto de vista pessoal, percebemos que a Mente Secundária é uma escolha que cada pessoa faz para que possa melhorar a sua vida.
Pessoas que levam vidas mais saudáveis são aquelas que conseguem usar mais a Mente Secundária.
São pessoas que refletem mais sobre a Mente Primária, aprendem os melhores padrões do que funcionou para o Sapiens, e os adotam.
Pessoas que levam vidas mais saudáveis são aquelas que conseguem utilizar a Mente Secundária para:
- Optar por serem mais Padronistas do que Percepcionistas;
- Refletir mais sobre os impulsos, reduzindo a influência do ambiente sobre as suas atitudes;
- Conseguem aumentar a sua taxa de originalização, potencializando aquilo que tem de mais diferente dos demais.
Quando queremos ter vidas mais sábia, querendo ou não, estamos procurando desenvolver, de forma mais adequada, o uso da Mente Secundária sobre a Primária.
Conclusão
Não podemos mais falar sobre a sociedade humana sem que incorporamos, de forma mais adequada, o papel das mídias.
Com a revisão do papel das mídias na história, vamos entender, de forma mais clara, as Renascenças Civilizacionais que ocorreram no passado.
E entender, de forma mais precisa, a atual Renascença Civilizacional que estamos passando e o papel que temos para criar a nova Civilização 2.0.
O Sapiens 2.0 terá como grande desafio individual e coletivo o desenvolvimento de uma Mente Secundária mais sofisticada.
É isso, que dizes?
“A Bimodais me dá um background filosófico e psicológico sobre inovação, que me ajuda na minha vida e no meu trabalho.” – José Flávio Albernaz Mundim.
“Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.” – Leo Almeida.
“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.
“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.
Quer experimentar a Bimodais por um mês?
Inovação com Ciência
Zap: 21-996086422 (Nepô, chega de MIMIMI!)
Está começando a décima imersão (de junho a final de dezembro de 2023) – não perca! R$ 700,00 no Pix!
Se você gosta dos artigos do Nepô, que tal nos ajudar na nossa pesquisa fazendo um PIX no valor que achar melhor? Pix: cnepomu@gmail.com Te envio um e-book da safra de 2023.
GRIFOS COM LETRAS INICIAIS EM CAIXA ALTA: CONCEITOS BIMODAIS.