O Século XXI marca a chegada da Quarta Linguagem Humana – a dos cliques e ícones.
Novas linguagens são raras na Macro-História, tivemos os gestos, a oralidade e a escrita e suas variantes.
Novas Linguagens nos permitem resolver problemas objetivos e subjetivos, através da sofisticação da cultura.
Vejamos a figura:
Note que o aumento demográfico pressiona o Aparato de Trocas a se sofisticar. Em alguns momentos, como o atual, há o surgimento de nova linguagem, que nos permite recapacitar a cultura a solucionar de forma nova velhos problemas.
Há uma espécie de rompimento dos limites das linguagens que tínhamos, que impediam a cultura de se expandir.
Houve, por causa disso, um descontrole da sociedade sobre as organizações, gerando crise civilizacional de grandes proporções.
O problema não é da boa vontade de se resolver problemas, mas da impossibilidade de solucioná-los com o atual aparato de trocas, das linguagens existentes e do modelo cultural que temos hoje.
Fomos ao limite das possibilidades das atuais linguagens e da cultura, pois elas não permitem lidar com o atual patamar de complexidade.
Batemos numa espécie de parede cultural, na qual a forma como resolvemos problemas se tornou obsoleta.
Tais crises civilizacionais só são resolvidas com a chegada de nova linguagem que permite Macro-Descentralização, pulverizando a tomada de decisões para muito mais gente.
O que assistiremos de inovação no Século XXI é a expansão cada vez mais acelerada da implantação da Quarta Linguagem, que nos permitirá recriar toda a cultura do Sapiens.
É isso, que dizes?
Livro recomendado: