O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)
O que aprendi com este artigo?
Resumo feito por um Chatbox:
No presente texto, Nepô nos apresenta as inovações realizadas durante a semana Bimodal 11.5.4, destacando melhorias no processo de Leitura-Marcação-Bimodalização, a produção simplificada de Mapas Mentais, e insights obtidos a partir do livro “Inteligência Emocional” de Daniel Goleman. Ele introduz conceitos como Individualismo Tóxico e Saudável, Ikigai, e metodologias para realizar críticas mais saudáveis, além de aprofundar o conceito de “caráter” e a distinção entre livros de sala e de cozinha. Nepô também critica a abordagem de Goleman por ainda operar na Ciência Social 1.0 e propõe o desenvolvimento de projetos de Sabedoria em vez de Inteligência Emocional, enfatizando a importância da Mente Secundária em sociedades cada vez mais complexas.
Frases de Divulgação do Artigo:
Os Mapas Mentais do Artigo:
Vamos ao Artigo:
“A vida é uma comédia para os que pensam e uma tragédia para os que sentem.” – Horace Walpole.
Aqui, estamos na reta final da semana Bimodal 11.5.4.
Inovamos nas Metodologias Bimodais em diversos aspectos nesta semana:
Melhoramos o jogo entre Leitura-Marcação-Bimodalização do livro;
Salvamos as marcações do livro em arquivos diferentes;
Pudemos, com isso, dar mais destaques aos novos aprendizados;
Simplificamos a produção de Mapas Mentais;
Temos agora dois artigos para fechar a semana;
Incluindo as frases de destaque que eu criei.
Tivemos, portanto, vários insights com a Bimodalização do livro “Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente” de Daniel Goleman.
No artigo passado, falamos das novidades Top, agora falemos de outras novidades, das críticas, dos reforços e das frases mais bacanas que tivemos na Bimodalização do Goleman.
Quais foram as novidades?
A criação dos Conceitos Individualismo Tóxico e Saudável, evitando o uso como ele diz no livro “Individualismo Exacerbado”;
O Ikigai – um Modo de Vida Mais Singularizado e Mais Empreendedor – vai se tornando uma das principais referências para o nosso Projeto de Sabedoria 2.0. Goleman (ele não fala de Ikigai), mas diversas de suas propostas tangenciam com o projeto de vida secular japonês;
Criamos os Conceitos de Crítica Mais Saudável e Mais Tóxica, procurando sugerir que as críticas que forem feitas evitem atacar a pessoa e se limitem aos processos, não critique na frente dos outros, prefira o presencial e não o online, sempre apontando alternativas melhores para o que considera equivocado;
Na forma de receber as críticas, destaco a importância de colocar nossa identidade nos processos e não nos resultados, querer mais aprender do que aparecer e não responder de pronto Críticas Tóxicas (levar a questão para o Caderninho da Crise) e, só então, apoiado pela Mente Secundária, decidir como responder;
Pela primeira vez, aprofundamos o conceito “caráter”, definindo-o como a forma de tomada de decisões, criando dois novos conceitos: Caráter Intrapessoal (decisões que só afetam a nós mesmos) e Interpessoal (as que afetam os demais). Quem tem uma Taxa de Sabedoria mais alta, toma decisões melhores e vai aperfeiçoando seu caráter com o tempo;
Goleman me inspirou a detalhar mais a relação entre disrupção e abstração e saiu as seguintes frases: Pessoas mais disruptivas são aquelas, assim, que conseguem se distanciar mais da sua Mente Primária! Quanto mais abstração, mais disrupção;
A conversa sobre pais ineptos, me fez levantar algumas questões, que acho relevante para definir se alguém realmente deveria ter filhos, evitando criar problemas para os filhos e para a própria sociedade. É uma conversa endógena que cada um deve fazer consigo mesmo;
A distinção de Livros de Sala e de Cozinha, um mais aberto e com mais concessões conceitual, voltado para um público mais leigo e outro mais preocupado com a precisão dos conceitos, voltado para um público mais especializado;
O reforço do papel dos Profissionais da Inovação Pessoal Corporal (atuais médicos, fisioterapeutas, personal trainers) com uma especialização específica do detalhamento das áreas do cérebro, principalmente para intervenções cirúrgicas. Evitando que entremos em muitos detalhes da área do cérebro para quem quer desenvolver Projetos de Sabedoria;
O conceito de Cientista Social 2.0, que já opera com o novo Motor da História 2.0 (relação entre demografia, mídias e Macromodelos de Sobrevivência), o que inclui a visão do Espiral Civilizacional Progressivo nas suas três fases (Crise, Renascença e Consolidação);
O destaque da raiva como a emoção mais negativa entre todas com piores efeitos na nossa saúde física e emocional;
O resgate de que no passado os primeiros Sapiens, que viviam em sociedades menos complexas e mais diretamente na natureza, precisavam de emoções mais imediatas, se utilizando mais a Mente Primária. Fato é que: Quanto mais complexa é uma sociedade, mais precisamos fazer uso da nossa Mente Secundária!
Quais são os reforços na nossa narrativa?
Mais um que fala em Bimentalidade;
Mais um que cita Mihaly e a conversa de fluxo;
O reforço de que a Psicologia 1.0 está em crise, pois não consegue entender o contexto geral, percebe e sente, mas não explica o onde estamos e para onde vamos e qual é o papel dos Psicólogos 2.0 (Profissionais de Inovação Pessoal) nisso tudo;
A proposta de mudar radicalmente a educação, mais voltada para o desenvolvimento das aptidões com forte ênfase no aumento da Taxa de Sabedoria para que possamos lidar melhor com nossas emoções;
Mais um que fala no uso de um caderninho para que possamos acionar a Mente Secundária para pensar como pensamos e pensar o que sentimos;
O reforço do viés genético como algo relevante como referência para acharmos nosso Tapete de Aladim, não como uma amarra, mas um ponto de partida.
O que tivemos que criticar no Goleman?
Ele ainda opera na Ciência Social 1.0 e as críticas que faz aos problemas emocionais não levam em conta a Crise Civilizacional que estamos saindo e não enxerga a Renascença que estamos entrando;
Ele usa o termo Individualismo exacerbado como um dos motivos da atual crise, questionamos isso, pois não temos algo exacerbado, mais tóxico, o individualismo pode ser, assim, Individualismo Tóxico e Saudável;
Sugerimos ao invés de desenvolvimento da Inteligência Emocional ou Quoeficiente Emocional, de desenvolvimento de Sabedoria;
Questionamos, mais uma vez, a falsa dicotomia emoção versus razão;
Optamos por não aceitar a dicotomia pessoas otimistas e pessimistas e optamos por pessoas mais reativas e mais proativas;
No detalhamento dos temperamentos/perfis genéticos, a incapacidade geral e dele também de separar incrementais de disruptivos. O disruptivo tem uma inteligência específica: uma capacidade abstrativa maior.
Quais são as cinco frases Top da semana?
“Os que estão à mercê dos impulsos — os que não têm autocontrole — sofrem de uma deficiência moral.” – Goleman.
“A vida é uma comédia para os que pensam e uma tragédia para os que sentem.” – Horace Walpole.
“Em suma, com muita freqüência enfrentamos dilemas pós-modernos com um repertório talhado para as urgências do Pleistoceno.” – Goleman.
“O problema não está na emocionalidade, mas na adequação da emoção e sua manifestação.” – Aristóteles.
“Qualquer um pode zangar-se – isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa – não é fácil.” – Aristóteles.
Frases relevantes restantes que produzi ao longo da semana:
É falsa a dicotomia razão versus emoção!
Não existe uma mente zerada de emoções!
Crítica Saudáveis:
Numa Crítica Mais Saudável não colocamos a pessoa criticada em um beco sem saída;
Meu pai sugeria que antes de criticar é sempre bom elogiar, para, só então, começar a rever um determinado problema;
Papo de Caráter:
Caráter é, a meu ver, os critérios que usamos na vida para tomar decisões.
Pense bem antes de ter filhos:
O problema é que todo mundo acha que quer ter filhos, mas não se pergunta se quer realmente dedicar tempo para cuidar e prepará-los para a vida.
Rumo à Educação 2.0 para o Sapiens 2.0!
As crianças estão sendo educadas para viver num mundo que está se acabando!
Facilitismo já!
O filé dos desafios deve ir para a Mente Secundária e o osso a ser automatizado para a Primária.
Coloque a sua mente mais criativa sempre no filé e procure formas, também criativas, de automatizar ou terceirizar o osso.
Rumo à Ciência Social 2.0!
Não é possível entender o “onde estamos e para onde vamos?” sem que possamos entender a atual Revolução da Sobrevivência 2.0 no Pós-Digital!
Goleman é defensor de um Sapiens que controla melhor suas emoções (isso é ótimo), mas, como aquela figura dos cegos e do elefante, ele apalpa o rabo, mas não consegue ver o bicho por inteiro.
Não use a expressão “Individualismo Exacerbado”!
O Sapiens 1.0 foi massacrado pelo incentivo a um Individualismo Tóxico, massificado, voltado para coisas e preocupado com a visão de fora para dentro e não de dentro para fora!
Complemento final com as últimas marcações no livro do Goleman:
Falta de sabedoria:
“Nas palavras do diretor de pesquisa de uma empresa de seleção de executivos, “os CEOs são contratados por seu intelecto e habilidade empresarial — e são despedidos por falta de inteligência emocional”.”
O impulso é uma pré-emoção:
“O impulso é o veículo da emoção; a semente de todo impulso é um sentimento explodindo para expressar-se em ação.” // “A capacidade de controlar os impulsos é a base da força de vontade e do caráter.”
A ideia de que os impulsos são uma pré-emoção é interessante.
Se analisarmos, por exemplo, as sugestões dos grupos de mútuo ajuda (no estilo Alcoólicos Anônimos), quando eles sugerem:
“Se afaste de pessoas, lugares e situações que os estimule a beber.”
Eles percebem que é preciso evitar o impulso, pois depois que ele chega a pessoa perde o controle sobre as emoções.
Miopia:
“Uma visão da natureza humana que ignore o poder das emoções é lamentavelmente míope.”
Quem não reflete, sofre mais:
“A vida é uma comédia para os que pensam e uma tragédia para os que sentem.” – Horace Walpole.
Piada:
“Como se chama um chato daqui a anos?” Resposta: “Chefe.”
Novo rumo para a educação:
“A maior contribuição que a educação pode dar ao desenvolvimento de uma criança é ajudá-la a escolher uma profissão onde possa melhor utilizar os seus talentos, onde ela será feliz e competente. Perdemos isso inteiramente de vista.” – Howard Gardner.
E ainda:
“Uma das soluções é uma abordagem da parte das escolas em termos da educação do aluno como um todo, ou seja, juntando mente e coração na sala de aula.”
As nossas falhas em aptidões emocionais podem ser remediadas: em grande parte, cada um desses campos representa um conjunto de hábitos e respostas que, com o devido esforço, pode ser aprimorado.
Reforço do Caderninho
“Conhece-te a ti mesmo” – Sócrates. // “Reconhecer um estado de espírito negativo é querer livrar-se dele.”
O primeiro passo de qualquer mudança, é:
Identificar os Paradigmas (que incluiu as emoções) para torná-los conscientes;
E separar aqueles que estão mais atrapalhando do que ajudando e mudá-los e os que estão mais ajudando do que atrapalhando e devem permanecer.
Base da Sabedoria:
“A arte de manter a tranqüilidade é um dom fundamental da vida.”
Fugindo da raiva:
“A raiva nunca é sem motivo, embora raramente seja um bom motivo.” – Benjamin Franklin.
Liderança:
“Liderar não é dominar, mas, sim, a arte de convencer as pessoas a trabalharem com vistas a um objetivo comum.”
Exemplo de Crítica Tóxica:
“Na verdade, uma das formas mais comuns de crítica destrutiva no local de trabalho, diz um consultor empresarial, é uma declaração generalizada do tipo “Você está fodendo tudo”.”
Mais sobre Crítica Tóxica:
“É desmoralizante simplesmente ouvir que estamos fazendo “alguma coisa errada”, sem saber que coisas são essas para que possamos corrigi-las.” // “A crítica pode abrir portas para outras alternativas de que a pessoa não se dera conta ou simplesmente sensibilizar para deficiências que exigem atenção — mas deve incluir sugestões sobre como cuidar desses problemas.”
Aprendendo com o sofrimento:
“Quem ensinou tudo isso ao senhor, Doutor? A resposta veio prontamente: — O sofrimento.” Albert Camus (no livro “A Peste”)
Ilusão de Invulnerabilidade:
“Ficamos tão fragilizados emocionalmente quando doentes porque nosso bem-estar mental repousa, em parte, na ilusão de que somos invulneráveis.”
Nosso sistema imunológico tem vida e é impactado pela taxa de sabedoria:
“O sistema imunológico é o “cérebro do corpo”.” // “emoções nocivas são tão danosas para nossa saúde física quanto fumar desbragadamente e como o equilíbrio emocional preserva a nossa saúde e bem-estar.”
Raiva: emoção mais tóxica
“Raiva parece ser a espécie de emoção que mais mal faz ao coração.
Essa constatação é parte de uma rede maior de indícios, que surgem de dezenas de estudos que demonstram como é nocivo, para o funcionamento do coração, o sentimento da raiva.”
Sabedoria e autocontrole:
“O princípio fundamental do caráter é a autodisciplina; a vida virtuosa, como têm observado os filósofos desde Aristóteles, se baseia no autocontrole.”
Mente Primária nos puxa para o passado e a secundária para o futuro:
“A mente emocional reage ao presente como reagiu no passado.”
Herança genética e temperamento:
“Nossa herança genética nos dota de uma série de referenciais que determinam nosso temperamento.”
Emoção e ação imediata:
“Todas as emoções são, em essência, impulsos, legados pela evolução, para uma ação imediata, para planejamentos instantâneos que visam lidar com a vida. A própria raiz da palavra emoção é do latim movere —“mover”— acrescida do prefixo “e-”, que denota “afastar-se”, o que indica que em qualquer emoção está implícita uma propensão para um agir imediato. Essa relação entre emoção e ação imediata fica bem clara quando observamos animais ou crianças; é somente em adultos “civilizados” que tantas vezes detectamos a grande anomalia no reino animal: as emoções — impulsos arraigados para agir — divorciadas de uma reação óbvia.”
Mente Secundária
“Nessa consciência auto-reflexiva, a mente observa e investiga o que está sendo vivenciado, incluindo as emoções.” // “ A autoconsciência não é uma atenção que se deixa levar pelas emoções, reagindo com exagero e amplificando a percepção. Ao contrário, é um modo neutro, que mantém a auto-reflexividade mesmo em meio a emoções turbulentas.” // “A capacidade de manter o autocontrole, de suportar o turbilhão emocional que o acaso nos impõe e de não se tornar um “escravo da paixão” tem sido considerada, desde Platão, como uma virtude.”
Proatividade versus Reatividade
“Os otimistas vêem um fracasso como devido a algo que pode ser mudado, para que possam vencer da próxima vez, enquanto os pessimistas assumem a culpa pelo fracasso, atribuindo-o a alguma imutável característica pessoal.” // “Otimismo e esperança — da mesma forma que o sentimento de impotência e desespero — podem ser aprendidos.”
Leia-se reatividade versus proatividade.
Papo de Fluxo
“O estado que descrevem é chamado de “fluxo” por Mihaly Csikszentmihalyi, psicólogo da Universidade de Chicago que coletou essas histórias de máximo desempenho em duas décadas de pesquisa.” // “A capacidade de entrar em fluxo é inteligência emocional no ponto mais alto; o fluxo representa, talvez, a última palavra na canalização das emoções a serviço do desempenho e aprendizado.” // “As pessoas parecem concentrar-se melhor quando o que lhes é exigido é pouco, e elas podem dar mais. Se o que lhes é exigido é muito pouco, elas se entediam. Se tiverem de lidar com coisas para elas excessivas, ficam ansiosas. O fluxo ocorre naquela zona delicada entre o tédio e a ansiedade.” // “Se a tarefa é simples demais, entedia; se desafiadora demais, resulta mais em ansiedade que em fluxo.”
É isso, que dizes?
“Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.” – Leo Almeida.
“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.
“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.
Bem vindo à Bimodais – estudamos a nova Ciência da Inovação, que se divide em Inovação Civilizacional, Grupal e Pessoal.
Estamos mais focados em 2024 na Inovação Pessoal.
Estamos entrando na Décima Primeira Imersão (de maio a junho de 2024.)
Valor: R$ 200,00, no pix.
Bora?
Quer doar e ganhar quatro aulas de aula gravada?
Por aqui:
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Mais dúvidas?
Me pergunta….
Abraços,
Nepô.
Com prazer informo que meu novo livro foi este mês para as livrarias. Já está à venda na Amazon: https://a.co/d/3r3rGJ0