O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)
Link encurtado: https://encurtador.com.br/lHLZ6
Os Mapas Mentais do Artigo:
Síntese do Artigo:
Resumo feito pelo Tio Bard:
Sucesso e felicidade são conceitos subjetivos que variam de pessoa para pessoa.
Uma visão de sucesso e felicidade alinhada com os próprios valores e aspirações é mais eficaz para aumentar a felicidade.
Uma visão de sucesso e felicidade baseada na melhoria contínua das próprias vocações é mais descentralizada, original e sustentável.
Frases de Divulgação do Artigo:
- Nossa visão de sucesso tem que estar alinhada com nossos “cachorrinhos internos” de tal forma que eles balancem o rabinho e não fiquem mordendo a perna.
- Para que possamos aumentar a Taxa de Felicidade, é preciso procurar uma personal visão de sucesso que seja aplaudida pelos Eus Internos e não pelos Outros Externos.
- Se a pessoa, por acaso, ganhar um prêmio pelo livro que escreveu, isso é consequência de um processo na procura da excelência e não o objetivo.
- Numa visão de sucesso e felicidade mais descentralizada, a pessoa não escreve um livro para ganhar prêmio, mas para desenvolver cada vez mais a sua capacidade de escrita.
- Vivemos hoje a passagem de uma Felicidade Mais Centralizada para uma mais Descentralizada.
- O principal problema criado em sociedades mais centralizadas é o desalinhamento entre sucesso e felicidade.
- E é natural, dentro da centralização que estamos saindo, de que a visão de sucesso e felicidade que praticamos seja muito mais exógena do que endógena.
- Vivemos hoje a passagem de uma Era Civilizacional mais centralizada para uma mais descentralizada.
- Sociedades mais centralizadas estimulam mais a massificação do que a personalização.
- Sociedades com um ambiente de intermediação mais centralizado tenderão a ter uma visão de sucesso e felicidade mais exógena do que endógena.
- Toda sociedade terá sempre uma elite intermediadora, que procurará definir e disseminar uma visão mainstream de sucesso e felicidade.
- Quando falamos de sucesso e felicidade precisamos entender que tais conceitos são fortemente manipulados.
O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?
Vamos ao Artigo:
“A felicidade não é uma coisa, é uma maneira de viver.” – John Kabat-Zinn.
(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)
Resumo feito pelo Tio Bard, baseado em texto que escrevi no nosso novo livro “A Primeira Encruzilhada Existencial: se responsabilize pelos seus traumas!“:
As sociedades humanas tendem a definir uma visão mainstream de sucesso e felicidade, que é mais exógena (focada em fatores externos) do que endógena (focada em fatores internos).
Essa visão mainstream é frequentemente massificada, ou seja, aplicada a todos os indivíduos, independentemente de suas características e aspirações pessoais.
No entanto, o sucesso e a felicidade são conceitos subjetivos, que variam de pessoa para pessoa. Uma pessoa pode se sentir bem-sucedida e feliz ao realizar seus objetivos pessoais, mesmo que esses objetivos não sejam compartilhados pela maioria da sociedade.
Portanto, é importante que cada indivíduo busque uma visão de sucesso e felicidade que seja alinhada com seus próprios valores e aspirações. Isso significa identificar suas próprias vocações, ou seja, aquilo que lhe traz prazer e realização. Uma vez que tenha identificado suas vocações, a pessoa deve se esforçar para desenvolvê-las cada vez mais.
Uma visão de sucesso e felicidade descentralizada, baseada na melhoria contínua das próprias vocações, tem várias vantagens. Em primeiro lugar, evita que a pessoa terceirize sua felicidade, ou seja, que dependa de fatores externos para se sentir bem. Em segundo lugar, permite que a pessoa se sinta bem-sucedida e feliz ao longo de toda a vida, pois a melhoria contínua é um processo contínuo.
Por fim, uma visão de sucesso e felicidade descentralizada é mais original, pois reflete a individualidade de cada pessoa.
É isso, que dizes?
“Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.” – Leo Almeida.
“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.
“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.
Comecei esta semana uma avaliação para definir os nosso grupos dos Bimodais Exógenos (aquelas que pessoas que recebem material da escola, mas não estão dentro dela).
Criei um formulário para entender como você está aproveitando o que produzo todos os dias, que pode ser acessado e respondido aqui: https://encurtador.com.br/egiLQ
Tenho duas sugestões para que você possa apoiar e participar do nosso projeto:
a) entrar para a escola neste final de ano, pagando apenas R$ 200,00, ficando até o final do ano. Terá com isso: áudios de 18 minutos todos os dias, acesso ao novo livro “Sapiens 2.0: como viver em um mundo muito mais descentralizado, dinâmico e inovador?”, participação em duas lives, basta depositar no pix / cnepomu@gmail.com
b) caso esteja sem tempo para entrar para a escola, mas gosta muito do nosso projeto, peço que colabore com um PIX para manter o nosso projeto vivo, pode depositar qualquer valor no seguinte cnepomu@gmail.com
Agradeço o preenchimento do formulário, o retorno a esta mensagem, a adesão à escola ou a colaboração via PIX para o nosso projeto.
Forte abraço,
Nepô.
Pessoal, com prazer informo que meu novo livro foi este mês para as livrarias. Já está à venda na Amazon:
https://a.co/d/3r3rGJ0