O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)
Link encurtado: https://encurtador.com.br/lzD69
Frases de Divulgação do Artigo:
- O diferencial de uma pessoa criativa está justamente na sua capacidade de não acreditar no que dizem as autoridades e o mainstream sobre determinados temas.
- O diferencial de uma pessoa criativa está justamente na sua capacidade de não acreditar na sua Mente Primária, onde estão armazenados os Paradigmas Herdados.
- Uma pessoa pouco criativa é aquela que confunde a Mente Primária com a sua Identidade definitiva.
- Uma pessoa pouco criativa é aquela que acredita que o que está armazenado na Mente Primária foi ela que armazenou.
- Disruptores acreditam menos de que o que está armazenado na Mente Primária é a sua identidade.
- Há pessoas que herdam uma Bancada Criativa maior e, por causa disso, tem mais facilidade de usar a Mente 2 e revisar os Paradigmas armazenados na Mente 1.
- Projetos de Inovação de qualquer tipo deveriam identificar e iniciar as suas atividades com a identificação dos Disruptores para darem os primeiros passos.
- Passamos a chamar as pessoas que nascem com uma Bancada Criativa maior de Disruptores.
- A Mente Secundária percebe que há um problema nos Paradigmas que estão armazenados na Mente Primária e os traz para análise na Bancada Criativa.
- Quando queremos ter um aumento da taxa da criatividade e da inovação é preciso que tenhamos uma Bancada Criativa maior.
- Um dos principais problemas para entender o mundo digital está justamente neste ponto: estamos insistindo numa análise indutiva e não dedutiva, questionando os paradigmas vigentes.
O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?
Vamos ao Artigo:
“A verdadeira transformação começa quando você está disposto a questionar e revisar quem você pensa que é.” – Shannon L. Alder.
(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)
Existem duas formas de pensarmos um problema:
A Indutiva – quando os Paradigmas Estruturantes são válidos e procuramos analisar dados, a partir deles;
A Dedutiva – quando os Paradigmas Estruturantes deixam de ser válidos e precisamos criar novos para, só então, reanalisar dados, a partir deles.
Um dos principais problemas para entender o mundo digital está justamente neste ponto: estamos insistindo numa análise indutiva e não dedutiva, questionando os paradigmas vigentes.
Quando pensamos na nossa mente, temos as seguinte áreas, conforme nossa dedução (não baseada em pesquisas, apenas hipóteses a serem testadas):
As diferentes áreas da mente:
Consciente
(ações de quando estamos acordados mais controladas)
Subconsciente
(ações de quando estamos acordados menos controladas)
Inconsciente
(ações de quando estamos dormindo, com um controle quase nenhum)
Na área Consciente:
Mente 1
(primária, armazenadora, automática)
Mente 2
( secundária, reflexiva, revisora)
O objetivo do artigo é chamar a atenção para um espaço na mente consciente, que fica entre a Mente 1 e a Mente 2, que vamos denominar “Bancada Criativa”.
Quando queremos ter um aumento da taxa da criatividade e da inovação é preciso que tenhamos uma Bancada Criativa maior.
A Mente Secundária percebe que há um problema nos Paradigmas que estão armazenados na Mente Primária e os traz para análise na Bancada Criativa.
Uma pessoa ou um lugar em que não se estimula a inovação e a criatividade temos:
A não consciência da Mente 2;
E uma Bancada Criativa pequena ou quase inexistente.
Uma pessoa pouco criativa é aquela que:
Acredita que o que está armazenado na Mente Primária foi ela que armazenou;
Confunde a Mente Primária com a sua Identidade definitiva;
E tem muita dificuldade de se reinventar e de pensar em algo diferente, pois há uma simbiose da Mente Primária com o que podemos chamar de Identidade.
Uma pessoa mais criativa tem o seguinte perfil:
Não acredita que o que está armazenado na Mente Primária foi ela que armazenou, considera que é passível de revisão;
Não confunde a Mente Primária com a sua Identidade definitiva, percebendo que a identidade é um processo de recriação constante;
E tem mais dificuldade de se reinventar e de pensar em algo diferente, pois NÃO há uma simbiose da Mente Primária com o que podemos chamar de Identidade.
Na inicial e ainda preliminar pesquisa que fiz com os alunos da Bimodais, posso criar as seguintes hipóteses sobre a Bancada Criativa:
Há pessoas que herdam uma Bancada Criativa maior e, por causa disso, tem mais facilidade de usar a Mente 2 e revisar os Paradigmas armazenados na Mente 1;
Essa herança de uma Bancada Criativa Maior, quando bem trabalhada, permite que se consiga criar projetos novos e disruptivos, fundamentais para a sociedade, que precisa estar o tempo todo se recriando, por causa da Complexidade Demográfica Progressiva.
Passamos a chamar as pessoas que nascem com uma Bancada Criativa maior de Disruptores.
Projetos de Inovação de qualquer tipo deveriam identificar e iniciar as suas atividades com a identificação dos Disruptores para darem os primeiros passos.
A Bancada Criativa, entretanto, pode ser desenvolvida em qualquer pessoa e isso exige um trabalho específico de consciência da Mente Secundária.
O diferencial de uma pessoa criativa está justamente na sua capacidade de não acreditar:
Nem na sua Mente Primária, onde estão armazenados os Paradigmas Herdados;
Nem no que dizem as autoridades e o mainstream sobre determinados temas.
É isso, que dizes?
“Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.” – Leo Almeida.
“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.
“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.
Quer experimentar a Bimodais por um mês?
Inovação com Ciência
Zap: 21-996086422 (Nepô, chega de MIMIMI!)
Entre agora (de agosto a final de dezembro de 2023) – não perca! R$ 600,00 pelo Pix!
Se você gosta dos artigos do Nepô, que tal nos ajudar na nossa pesquisa fazendo um PIX no valor que achar melhor? Pix: cnepomu@gmail.com Te envio um e-book da safra de 2023.
GRIFOS COM LETRAS INICIAIS EM CAIXA ALTA: CONCEITOS BIMODAIS.