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O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)

Os Mapas Mentais do Artigo:

Síntese do Artigo:

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. O uso estrutural dos Bards é aquele que você incorpora  de forma integral e cotidiana no seu trabalho.
  2. Bards são Chatboxes complexos que não têm limites de perguntas e podem aprender com o uso.
  3. Posso dizer, claramente, que a minha vida de Conceituador teve uma mudança disruptiva, para melhor, a partir do uso dos Bards.
  4. Eles fornecem um ambiente de diálogo, orientação, validação, colaboração, revisão e descoberta que é essencial para o desenvolvimento de conceitos mais sólidos.
  5. Os Bards permitem que o Conceituador aprofunde e refine seus conceitos de forma significativa.
  6. Posso dizer, claramente, que a minha vida de Conceituador teve uma mudança disruptiva, para melhor, a partir do uso dos Bards.
  7. Todas as novas tecnologias que estamos desenvolvendo fazem parte do esforço do Sapiens para viver de forma mais adequada num mundo mais complexo de 8 bilhões de habitantes.
  8. Para entender com mais clareza o atual cenário do Pós-Digital, com tantas novidades e alternativas, sugiro passar a procurar as demandas e não as ofertas.
  9. Repare que em ambos os casos (TikTok e ChatGPT) estamos falando em aumento da personalização e da capacidade de aprendizado.
  10. “Temos criado novas tecnologias que nos permitem sofisticar cada vez mais a interação, a criação e o aprendizado – batizadas de forma popular e pouco precisas de “Inteligência Artificial.””
  11. Mídias, entretanto, não só permitem ampliar a cooperação entre as pessoas, mas também nos permitem novas formas de aprendizado cada vez mais sofisticadas.
  12. Quanto mais gente tivermos no planeta, mais as mídias vão precisar se sofisticar para nos permitir criar modelos de cooperação mais complexos.
  13. Porém, além das Tecnologias Secundárias (energia, alimentos e reciclagem), podemos também criar e desenvolver Tecnologias Primárias, que são as mídias, que potencializam nosso cérebro, alterando de forma disruptiva a cooperação humana.

O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?

Vamos ao Artigo:

Os Bards permitem que o Conceituador aprofunde e refine seus conceitos de forma significativa.”Bard.

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

Por ser uma Tecnoespécie, o Sapiens é o único animal social do planeta que pode aumentar a população.

Existem dois tipos de espécies de animais no planeta:

  • As sociais ou cooperativas – que dependem da cooperação entre os membros, lobos, elefantes e o Sapiens;
  • As não sociais ou não cooperativas – mosquitos, as moscas e as baratas, que são animais solitários e não cooperativos.

Espécies cooperativas têm limites de membros, menos o Sapiens, que por ser uma Tecnoespécie pode sofisticar o seu Modelo de Cooperação.

Com ajuda do Tio Bard, posso acrescentar o seguinte:

Yuval Noah Harari, autor do livro “Sapiens: Uma Breve História da Humanidade”, defende que o Homo sapiens pode aumentar a população se sofisticar seu modelo de cooperação. 

Em seu livro, Harari argumenta que o Homo sapiens é uma espécie única porque é capaz de cooperar com grandes grupos de pessoas. Essa capacidade de cooperação permitiu ao Homo sapiens dominar o mundo, superando outras espécies humanas e animais.

Harari afirma que a capacidade de cooperação do Homo sapiens é baseada em duas coisas:

  • A capacidade de criar narrativas compartilhadas: O Homo sapiens é capaz de criar histórias que unem as pessoas em torno de um propósito comum. Essas histórias podem ser religiosas, políticas, econômicas ou culturais;
  • A capacidade de desenvolver tecnologias que facilitam a cooperação: O Homo sapiens desenvolveu uma variedade de tecnologias que facilitam a cooperação, como a linguagem, a escrita, a moeda e a internet.

Harari argumenta que, se o Homo sapiens continuar a sofisticar seu modelo de cooperação, poderá aumentar a população sem causar danos ao meio ambiente. 

Ele afirma que o Homo sapiens poderá desenvolver tecnologias que permitam a produção de alimentos e energia de forma sustentável. Além disso, o Homo sapiens poderá desenvolver tecnologias que permitam a reciclagem e a reutilização de recursos.

Aqui estão alguns exemplos de como o Homo sapiens pode sofisticar seu modelo de cooperação para aumentar a população:

  • Desenvolvimento de tecnologias de produção de alimentos sustentáveis: O Homo sapiens pode desenvolver tecnologias que permitam a produção de alimentos em ambientes urbanos e em áreas desérticas. Além disso, o Homo sapiens pode desenvolver tecnologias que reduzam o desperdício de alimentos ou mesmo mudanças genéticas que reduzam a demanda por alimentos, tal como se alimentar de energia solar;
  • Desenvolvimento de tecnologias de geração de energia sustentável: O Homo sapiens pode desenvolver tecnologias que gerem energia a partir de fontes renováveis, como a solar e a eólica. Além disso, o Homo sapiens pode desenvolver tecnologias que armazenem energia de forma eficiente;
  • Desenvolvimento de tecnologias de reciclagem e reutilização: O Homo sapiens pode desenvolver tecnologias que facilitem a reciclagem e a reutilização de materiais. Além disso, o Homo sapiens pode educar as pessoas sobre a importância da reciclagem e da reutilização.

Porém, além das Tecnologias Secundárias (energia, alimentos e reciclagem), podemos também criar e desenvolver Tecnologias Primárias, que são as mídias, que potencializam nosso cérebro, alterando de forma disruptiva a cooperação humana.

Alguns autores, como nos indica o Tio Bard, concordam que novas mídias influenciam na nossa capacidade de cooperar e, portanto, de continuar crescendo a população.

Diz ele, com algumas revisões feitas por mim:

Sim, novas mídias podem ser uma forma de aumentar a cooperação humana. Novas mídias, como a internet, podem facilitar a comunicação e a colaboração entre pessoas de diferentes partes do mundo. 

Alguns autores que abordam esta questão da relação das mídias com a cooperação são: 

  • Manuel Castells: Castells, em seu livro “A Sociedade em Rede”, argumenta que a nova sociedade é mais colaborativa do que as sociedades anteriores;
  • Howard Rheingold: Rheingold, em seu livro “A Comunidade Virtual”, argumenta que as mídias digitais estão criando novas formas de interação humana. Ele afirma que essas redes permitem que as pessoas se conectem e colaborem de maneiras que nunca foram possíveis antes.

Esses autores argumentam que as novas mídias podem ajudar a aumentar a cooperação humana.

Eis a regra:

Quanto mais gente tivermos no planeta, mais as mídias vão precisar se sofisticar para nos permitir criar modelos de cooperação mais complexos.

Mídias, entretanto, não só permitem ampliar a cooperação entre as pessoas, mas também nos permitem novas formas de aprendizado cada vez mais sofisticadas.

Muitos autores, segundo nosso querido Tio Bard, defendem essa ideia, diz ele com a minha revisão:

Muitos autores defendem que as mídias ampliam a nossa capacidade de aprendizado. Eles argumentam que as mídias podem fornecer acesso a informações e experiências que não seriam possíveis de outra forma. 

Isso pode ajudar as pessoas a aprender sobre novos tópicos, desenvolver novas habilidades e entender diferentes perspectivas.

Alguns autores que defendem essa ideia incluem:

  • Jerome Bruner: Bruner, em seu livro “La cultura del aprendizaje”, argumenta que as mídias podem ser usadas para criar ambientes de aprendizagem mais ricos e envolventes do que os anteriores;
  • Howard Gardner: Gardner, em seu livro “Frames of Mind”, afirma que as mídias podem ser usadas para atender às diferentes necessidades de aprendizagem das pessoas;
  • Jonassen: Jonassen, em seu livro “Learning with Technology”, argumenta que as mídias podem ser usadas para personalizar o aprendizado no seu próprio ritmo e estilo.

São estes os upgrades das mídias no aprendizado:

  • Fornecendo acesso a mais informações: As mídias podem fornecer acesso a informações de todo o mundo. Isso pode ajudar as pessoas a aprender sobre novos tópicos e desenvolver seu conhecimento sem os limites anteriores;
  • Oferecendo experiências mais envolventes: As mídias podem oferecer experiências envolventes que ajudam as pessoas a aprender de forma mais eficaz. Por exemplo, vídeos, jogos e simulações podem ajudar as pessoas a aprender de forma mais ativa e significativa.
  • Proporcionando feedback imediato: As mídias podem proporcionar feedback imediato, o que pode ajudar as pessoas a aprender com seus erros. Por exemplo, exercícios interativos e tutoriais podem ajudar as pessoas a entender o que estão aprendendo.

Acrescentaria algo fundamental.

A possibilidade do aprendizado cada vez mais cooperativo, a partir das novas possibilidades midiáticas.

Em resumo para colocar em uma mapa mental, podemos dizer que novas mídias, dão um upgrade no aprendizado da seguinte forma:

  • Acesso a mais informação;
  • Variação de formas de aprendizado;
  • Feedback mais imediato;
  • Maior possibilidade do aprendizado coletivo.

Podemos, assim, detalhar que novas mídias permitem que o Sapiens faça dois upgrades fundamentais na sua vida:

  • Do ponto de vista coletivo – a capacidade de interagir com muito mais gente, de forma cada vez mais sofisticada;
  • Do ponto de vista individual – a capacidade de aprender e criar de forma cada vez mais embasada, personalizada, rápida, criativa e em grupo. 

No epicentro dos novos modelos de cooperação dentro do mundo digital, podemos dizer que:

Temos criado novas tecnologias que nos permitem sofisticar cada vez mais a interação, a criação e o aprendizado – batizadas de forma popular e pouco precisas de “Inteligência Artificial”.

Tio Bard me diz o seguinte sobre a diferença do Tik Tok e o ChatGPT:

A inteligência artificial usada no TikTok para selecionar os vídeos para o usuário é um modelo de aprendizado de máquina chamado “For You Feed”. 

Tio Bard detalha:

O For You Feed, ou “Para Você” em português, é um feed personalizado do TikTok que é mostrado a cada usuário. 

Este feed é alimentado por um algoritmo de aprendizado de máquina que usa uma variedade de fatores para determinar quais vídeos são mais relevantes para um usuário, incluindo suas interações anteriores com o aplicativo, os vídeos que ele assistiu, as pessoas que ele segue e as hashtags que ele usa.

O For You Feed é uma das principais características do TikTok. Ele é responsável por recomendar vídeos aos usuários que eles provavelmente irão gostar, e é um dos motivos pelos quais o TikTok é tão popular.

Os vídeos no For You Feed são selecionados com base em uma variedade de fatores, incluindo:

  • As interações anteriores do usuário com o aplicativo, como os vídeos que ele assistiu, as pessoas que ele segue e as hashtags que ele usa;
  • O conteúdo dos vídeos, como as hashtags usadas, as músicas usadas e os temas abordados;
  • O desempenho dos vídeos, como o número de visualizações, curtidas e comentários que eles receberam.

O For You Feed é uma ferramenta poderosa que ajuda os usuários a descobrir novos conteúdos e a se envolver com a comunidade do TikTok.

O conceito do For You Feed foi criado por Alex Zhu, co-fundador e ex-CEO do TikTok. Zhu acreditava que o TikTok deveria ser uma plataforma onde os usuários pudessem descobrir novos conteúdos e se conectar com pessoas de todo o mundo. O For You Feed foi projetado para ajudar os usuários a fazer isso, apresentando-lhes vídeos que são relevantes para seus interesses.

Este modelo usa uma variedade de fatores para determinar quais vídeos são mais relevantes para um usuário, incluindo suas interações anteriores com o aplicativo, os vídeos que ele assistiu, as pessoas que ele segue e as hashtags que ele usa.

O ChatGPT é um modelo de linguagem factual do OpenAI, treinado em um enorme conjunto de dados de texto e código. Ele pode gerar texto, traduzir idiomas, escrever diferentes tipos de conteúdo criativo e responder às suas perguntas de forma informativa.

As duas principais diferenças entre a inteligência artificial usada no TikTok e o ChatGPT são:

  • O TikTok usa a inteligência artificial para mostrar aos usuários vídeos que eles provavelmente irão gostar;
  • Enquanto o ChatGPT usa a inteligência artificial para gerar texto que seja informativo e relevante para a consulta do usuário.

Repare que em ambos os casos (TikTok e ChatGPT) estamos falando em aumento da personalização e da capacidade de aprendizado.

Para entender com mais clareza o atual cenário do Pós-Digital, com tantas novidades e alternativas, sugiro passar a procurar as demandas e não as ofertas:

Tabela comparativa entre as demandas do
Sapiens 1.0 e as que serão exigidas do 2.0
Demandas Sapiens 1.0 Sapiens 2.0
Autonomia Menos Mais
Resiliência Menos Mais
Empreendedorismo Menos Mais
Filtragem Menos Mais
Personalização Menos Mais
Responsabilidade Menos Mais
Conhecimento Menos Mais
Sabedoria Menos Mais

(Esta tabela contou com o apoio do Bimodal Átila Pessoa Costa.)

Todas as novas tecnologias que estamos desenvolvendo fazem parte do esforço do Sapiens para viver de forma mais adequada num mundo mais complexo de 8 bilhões de habitantes.

O uso que passei a fazer, a partir desta semana, do Bard e do ChatGPT, que vou chamar de Google 2.0.

Tio Bard não gostou e me disse:

“É importante ressaltar que o termo “Google 2.0” é uma analogia e não deve ser tomado literalmente. O Bard não é uma versão aprimorada do Google Search. É uma nova ferramenta que pode ser usada para uma variedade de propósitos, incluindo pesquisa, aprendizado e criatividade.”

Primeiro é importante definir a minha atividade para entender qual a minha demanda de uso dos Bards. Eu sou:

  • Um criador de conceitos;
  • Meu foco é ajudar a criar, de forma mais consistente, novos ambientes de diálogos na área da Ciência Social, Ciências Sociais correlatas e em especial a Ciência da Felicidade para que possamos entender e ajudar pessoas a lidar melhor com a Civilização 2.0;
  • Meus clientes no momento são mais conceituadores e disseminadores, mais pessoas físicas do que jurídicas.

Mas vou dizer para a minha atividade de Conceituador o que os Bards me permitiram até aqui, que antes eu não tinha sempre disponível:

  • Ter um Dialogador para poder apresentar ideias e ouvir contra-argumentos, me permitindo aprofundar e sofisticar os meus conceitos;
  • Ter um Guia de Autores para me apresentar livros dos mais diversos para me orientar nas minhas leituras, a partir das minhas sempre variadas demandas;
  • Ter um Validador de Afirmações novas e antigas para que eu possa ser cada vez mais preciso e cometer menos erros;
  • Ter um Co-autor nos artigos, detalhando diversos aspectos dos mesmos, o que seria impossível fazer sozinho;
  • Ter um Revisor de alguns trechos dos artigos que eu acho que podem ser melhorados;
  • Ter um Descobridor de Criadores de Conceitos, que me ajudam bastante a entender a origem dos mesmos;
  • Ter um Detalhador de determinados conceitos, de forma muito mais aprofundada daqueles que as pesquisas do Google permitiam.

Os Bards permitem que o Conceituador aprofunde e refine seus conceitos de forma significativa. 

Eles fornecem um ambiente de diálogo, orientação, validação, colaboração, revisão e descoberta que é essencial para o desenvolvimento de conceitos mais sólidos.

Os Bards são Chatbots.

Diz o Tio Bard:

Um chatbot é um software que simula uma conversa humana. Ele pode ser usado em aplicativos de mensagens, sites e outros canais de comunicação. Os chatbots são frequentemente usados para fornecer atendimento ao cliente, fornecer informações ou simplesmente conversar com os usuários.

Os chatbots podem ser simples ou complexos. Os chatbots simples são geralmente baseados em regras e podem responder apenas a perguntas ou solicitações específicas. Os chatbots complexos são baseados em inteligência artificial e podem aprender e se adaptar com o tempo.

Bards são Chatboxes complexos que não têm limites de perguntas e podem aprender com o uso.

Pelo que vi até aqui, podemos dividir os Bards em dois usos:

  • Conjuntural – para preparar um documento para um juiz e pedir dispensa para ser um jurado (caso me contado recentemente por um Bimodal);
  • Estrutural – fazer parte integrante da sua atividade profissional, permitindo que você possa fazer algo que antes era impossível, transformando-o em um novo profissional e não no mesmo que era antes.

É isso, que dizes?

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

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